REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL. 25 de Abril de 1974 REVOLUÇÃO QUE PÔS FIM AO ESTADO NOVO E UMA DITADURA QUE DUROU QUASE MEIO SÉCULO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UM SÉCULO DE POLÍTICA À PORTUGUESA
Advertisements

História e Geografia de Portugal
António Spínola.
25 de Abril de 1974.
O 25 de Abril de 1974 Vamos apresentar as causas que levaram ao 25 de Abril de 1974 e mais alguma informação sobre a “Revolução dos Cravos”.
O 25 de Abril.
OTELO SARAIVA DE CARVALHO
PRINCIPAIS RAZÕES DO DESCONTENTAMENTO DOS MILITARES E DO POVO → A guerra colonial continuava sem solução. → Muitos militares morriam ou ficavam feridos,
Área de Integração Democracia e cidadania
Aula n.º 33 A Oposição ao Estado Novo A Guerra Colonial 25 de Abril Independência das Colónias A Constituição de 1976.
Realizado por: Hilário, Vasco e Ricardo. Durante o Estado Novo ouvir rádio podia ser crime. Principalmente se fosse alguma emissora da Europa de Leste,
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
A conquista da liberdade
História e Geografia de Portugal
História e geografia de Portugal
O 25 de Abril de 1974 História e Geografia de Portugal 2006/2007.
Revolução dos cravos 25 abril (1974)
O ESTADO NOVO.
Formadores: Fernando Guita & Rita Camões
A revolução do 25 de Abril de 1974 A revolução do 25 de Abril de 1974: Os motivos  A conjugação de diversos fatores como a debilidade da oposição política,
1 Curso Técnico Administrativo. Antes do 25 de Abril O país vivia mergulhado na tristeza e no medo; Não havia democracia, não se realizavam eleições livres.
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
O ESTADO NOVO.
ABRIL 1974.
Elementos do grupo: Jamir Lopes Tânia de Pina Elimar Soares Maria Ondina Wagner do Rosário.
PORTUGAL ANTES DE 25 DE ABRIL O Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal, não havia liberdade, as pessoas não podiam dizer o que pensavam nem exprimir.
25 de Abril Revolução dos Cravos O Antes, o Momento e o Depois.
A REVOLUÇAO DOS CRAVOS O 25 de abril.
O 25 DE ABRIL. Quando o Marcello Caetano substituiu Salazar, o povo de Portugal pensou que a situação em que se encontrava o pais iria melhorar, mas esse.
MOVIMENTOS SEPARATISTAS A INCONFIDÊNCIA MINEIRA Antecedentes Declínio da produção aurífera na segunda metade do século XVIII Política fiscal da Coroa.
O Estado Novo ( ). “ Nos períodos de crise como os que atravessamos, a democracia de partidos, em lugar de oferecer segura oportunidade de crescimento.
A Revolução de 25 de Abril de Introdução Neste trabalho irei apresentar o que foi a Revolução do 25 de Abril de 1974 assim como os motivos que levaram.
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930 Alvaro de Vita, SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, ED. ATICA, CAP.11
Movimentos Populares.   Em 1964 no Brasil João Goulart é deposto e uma ditadura militar é instaurada, inspirada na Doutrina de Segurança Nacional (iniciada.
Do ESTADO NOVO AO 25 DE ABRIL
Nacionalismo no Estado Novo
PENSAMENTO POLÍTICO NO BRASIL
25 de Abril de 1974 Diogo Martins Nº7 6ºJ.
Governo Costa e Silva O governo Arthur da Costa e Silva (Arena), que durou de 1967 a 1969, se caracterizou pelo avanço do processo de institucionalização.
A Era Vargas.
Trabalho de Geografia-Apartheid
A Revolução Russa Prof. – Márcio Gurgel.
Realizado por: Luís Monteiro e Mário André
A Ditadura Salazarista
A Guerra Civil de Espanha
25 de abril História.
Os Extremismos Na Europa
Democratizar Descolonizar Desenvolver
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas da Guia
Os Extremismos Na Europa
Filosofia – Ens. Fundamental Prof.º Renan
História e Geografia de Portugal
A PRIMEIRA REPÚBLICA.
Curdos Conflitos. Povo curdo  O povo curdo é um grupo étnico formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas e aspira à sua independência política.
1 - Diferentes projetos republicanos:
O 25 de Abril e o regime democrático
1 - República da Espada (1889 – 1894):
SISTEMAS POLÍTICOS NÃO DEMOCRÁTICOS
IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ) – O REGIME AUTORITÁRIO: DITADURA E REPRESSÃO AULA 19.
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
1 - Diferentes projetos republicanos:
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
A implantação da Democracia em Portugal
Os princípios ideológicos do fascismo e do nazismo
As dificuldades da PRIMEIRA REPÚBLICA
Transcrição da apresentação:

REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL

25 de Abril de 1974 REVOLUÇÃO QUE PÔS FIM AO ESTADO NOVO E UMA DITADURA QUE DUROU QUASE MEIO SÉCULO

EM QUE CONSISTIA O ESTADO NOVO? A censura e a falta de liberdade A guerra colonial Existência de um partido único, com a proibição de aparecimento de novos partidos políticos. Existência de um partido único, com a proibição de aparecimento de novos partidos políticos. As condições de vida difícil que levaram à emigração de muitos Portugueses Existência de uma polícia estatal a PIDE (polícia de vigilância e defesa do Estado) Existência de uma polícia estatal a PIDE (polícia de vigilância e defesa do Estado)

A Guerra colonial A expressão pública de opiniões contra o regime e contra a guerra era severamente reprimida pelos aparelhos censório e policial: lápis azul Os partidos e movimentos políticos se encontravam proibidos As prisões políticas cheias Os líderes oposicionistas exilados Os sindicatos fortemente controlados Interdita a greve A vida cultural apertadamente vigiada

EIS O DIA DA REVOLUÇÃO EIS O DIA DA REVOLUÇÃO Na madrugada de 25 de Abril num posto de comando clandestino em Lisboa, há um aparelho de rádio sintonizado na estação da Rádio Renascença. Á sua volta alguns oficiais das Forças Armadas (MFA) esperam ansiosos ouvir a senha que confirmará o decorrer da irremediável revolução já planeada. Será iniciada sob a forma de uma canção: Grândola, Vila Morena, do cantor José Afonso. O povo vem para a rua vem para a rua para expressar a sua alegria e juntar-se ás forças armadas. Inicia-se o cerco ao Quartel do Carmo, chefiado por Salgueiro Maia, entre milhares de pessoas que apoiavam os militares revoltosos. Dentro do Quartel estão refugiados Marcelo Caetano e mais dois ministros do seu Gabinete. Spínola, mandatado pelo MFA entra no Quartel do Carmo para negociar a rendição do Governo. O Quartel do Carmo hasteia a bandeira branca. O General Spínola é designado Presidente da República. Libertação dos presos políticos de Caxias e Peniche.

O POVO CONSEGUIU A SUA LIBERDADE

No dia 25 de Abril de 1975 realizaram-se as primeiras eleições livres, para a Assembleia Constituinte, que foram ganhas pelo PS. Durante a década entre 1976 e 1986 Portugal registaram-se progressos importantes na implementação da Democracia e do Desenvolvimento

Trabalho Realizado por Matilde Rocha 6ºJ Nº 20