Professora: Milena Vitelo Pereira de Mattos. São recursos disponíveis para o Google, que auxiliam no acesso às informações contidas na internet de forma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas de pesquisa no Google
Advertisements

O Professor Bibliotecário
Dicas para pesquisas no Google
Eustáquio Júnior Utilização de mecanismos de busca
INFORMÁTICA BÁSICA.
Técnicas de pesquisa avançada na Internet
Introdução a Informática Aula 02
1. Aprenda o básico sobre o Google
Estratégias de busca Agosto Como criar sua estratégia  Definir um título, quase um resumo  Levantar as palavras- chave por conjuntos (colunas)
MAPAS CONCEITUAIS Profª Juliana Schivani
Desenvolvimento de Aplicações Web com Java - Servlets e JSP Autor: Juliano Marcos Martins.
Professora: Milena Vitelo Pereira de Mattos. Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. É uma.
Introdução à Informática com Software Livre 12:58.
Relatórios.  O Relatório é um componente ActiveX chamado ActiveReport, que permite a visualização e impressão de valores instantâneos de variáveis do.
Professor: Anderson Cidade Junior Pesquise em páginas que estejam de acordo com o seu país de origem Não existe diferença entre maiúsculas e minúsculas.
Professora: Milena Vitelo Pereira de Mattos. NAVEGAR São programas (browser) que servem para NAVEGAR na internet. Nos navegadores digitamos o endereço.
Título: Dinâmicas de Grupo N o da tela: 1 Designer Instrucional: Elizângela de Jesus OliveiraData: 01_/ _04_/ _2015___ Informações para a equipe produção.
Supervisão e Redes Industriais Tutorial E3 Elipse Capítulo 14 ARMAZENAMENTO DE DADOS Felipe Domeni, Gabriel Martin, Leandro Gomes Rafael Benoliel, Tiago.
Este é um guia para facilitar a diagramação do seu pôster.
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
Gestor de referências bibliográficas
MATEMÁTICA.
FERRAMENTAS DE BUSCA.
Casamento de Padrão Aproximado e Compressão de Huffaman
Estratégias de busca Março 2017.
Elaboração: Claudia Bittencourt Berlim – CRB 14/964
ESTATÍSTICA (parte 3) Gráficos manuais e no Excel
ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS
Recursos de informação Na UAb
ESCOLA ESTADUAL DR MIGUEL MARCONDES ARMANDO.
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
Programa de Pós-graduação em Educação
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
PHP Linguagens e Técnicas de Programação
BIBLIOTECA VIRTUAL Artigos e e-books Google Acadêmico
Jorge ramos 7ºb | nº12 André Carvalho 7ºb | nº2
Introdução Barra de Menus Barra de Ferramentas Padrão
PEF2405 – Fundações – 2016/2 Projeto
Tecnologias da Informação e Comunicação
Internet na educação básica
Prof. Wellington Franco
Filtros de busca, CONSULTAS, LINGUAGENS E PROPRIEDADES.
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Access 2010 Microsoft. Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita.
CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA
UpToDate é uma fonte de informação na área da saúde, baseada em evidências médicas revisadas, dedicada à síntese de conhecimentos para utilização de.
Você sabe fazer infográfico?
Bem-vindo ao PowerPoint
Aplicativos para Internet Aula 13
Aplicativos para Internet Aula 12
Dicas de montagem de apresentação
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA VENDAS
SISTEMA DE BIBLIOTECAS
Bem-vindo ao PowerPoint Cinco dicas para simplificar o trabalho.
ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO BANCO DE DADOS DO GOOGLE
CRIAR UM BLOG Prof. André Aparecido da Silva
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
FLUXOGRAMA Você sabe fazer infográfico? Sim Não Sim Não Não Sim
A utilização do Google Apresentação como ferramenta pedagógica
TÍTULO ILUSTRAÇÕES, GRÁFICOS, FOTOGRAFIAS, ETC. 1. INTRODUÇÃO
Artigo científico Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
RESULTADOS E DISCUSSÃO AGRADECIMENTO (Opcional) REFERÊNCIAS (Opcional)
BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos
A prática da busca bibliográfica
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Template para elaboração do pôster
Aula 2 Professores: Conteúdo: Dante Corbucci Filho
Transcrição da apresentação:

Professora: Milena Vitelo Pereira de Mattos

São recursos disponíveis para o Google, que auxiliam no acesso às informações contidas na internet de forma dinâmica, otimizando nossas buscas. Podemos obter algumas dicas para pesquisa na web navegando no google e nos informando de novidades nesta área.

Numa pesquisa, geralmente digitamos o termo a ser pesquisado e clicamos no [ENTER]. Esta ação faz com que o Google execute automaticamente o evento do botão "Pesquisa Google“. O que sugere uma variedade de links que são direcionados às páginas que podemos visitar. O "Estou com sorte“ redireciona sua pesquisa automaticamente à página mais acessada sobre aquele tema escolhido. Exemplo: Digitando a palavra educação, o Google direciona automaticamente à Wikipedia.

O operador “aspas” otimiza a pesquisa, realizando a varredura na web apenas do conteúdo deixado “entre aspas”. Exemplo: “Educação Ambiental”, o Google irá mostrar somente páginas na internet que contenham exatamente esta sequência de palavras. Digitando o mesmo assunto sem aspas, Educação Ambiental, o Google irá direcioná-lo a várias páginas que contenham os termos educação e ambiental separadamente. E o Google geralmente deixa em negrito os termos pesquisados.

Usando o coringa (asterisco) em sua pesquisa, ele funciona como um coringa. Pode ser usado no meio de uma frase. A técnica é definitivamente útil quando não lembramos um termo que faz parte de um poema, de uma música, de um ditado popular. Exemplos: “quando o sol bater na * do meu quarto”. “água mole pedra dura * bate até que fura”. “alma minha * que te partiste”. “vale mais um * na mão do que dois voando”.

O operador | (barra vertical ou "pipe") funciona como um operador lógico "OU“ ou OR. Aliás, a barra pode ser substituída por essa palavra. O resultado é o mesmo. Este operador faz com que o Google devolva resultados relacionados a um termo de pesquisa ou outro, nunca ambos. Exemplo: Tahiti | Hawaii – Brasil | Argentina – Grêmio | Inter – Branco | Preto. O operador retorna resultados sobre apenas um termo ou outro, nunca indicando páginas com os dois termos, agregados simultaneamente.

Para procurar algo dentro de um site específico basta inserir na linha de busca o termo “site:”, seguido do endereço desejado. Exemplo: site:veja.abril.com.br site:isl-rs.com.br site:pucrs.com.br site:fazenda.org.br O sistema vai procurar todas as referências possíveis e existentes dentro do mesmo domínio, ou seja, dentro do mesmo site.

O operador “define:” funciona como uma espécie de dicionário. Exemplo: define: humano define: método define: hardware define: software O sistema procura os significados dos termos indicados pelo usuário em diversas páginas da web e apresenta um em destaque.

Exemplo: fitetype:ppt origem do universo fitetype:xls gráficos demográficos fitetype:doc revolução industrial Se o internauta procura um arquivo com uma extensão específica, basta dizer isto ao Google indicando o termo “filetype”: pdf direito autoral”. Funciona bem com extensões xls, doc, ppt, pdf.

Exemplo: guerras nascimentos doenças O operador intervalos numéricos, funciona como um intervalo de tempo entre períodos específicos. Ele indica que entre um período e outro, quais foram os acontecimentos sobre um determinado assunto. É um operador que apresenta erros, mas algumas vezes, funciona muito bem!

eficiente.htm#fotoNav=4 Acesso em 02 de julho de 2016.