A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filtros de busca, CONSULTAS, LINGUAGENS E PROPRIEDADES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filtros de busca, CONSULTAS, LINGUAGENS E PROPRIEDADES."— Transcrição da apresentação:

1 Filtros de busca, CONSULTAS, LINGUAGENS E PROPRIEDADES.
ANA JÚLIA p. Eloisa Sosnowski Barbara arato

2 Filtros de busca Filtros de busca
Os sistemas de busca da Internet resolvem quase todo tipo de dúvida, da mais simples até a mais especializada Mas, para conseguir os melhores resultados, é preciso entender um pouco como os sistemas de busca funcionam

3 Tipos de buscadores Há duas formas de encontrarmos informações no sistema de busca: por palavra-chave e por diretório. Busca por palavras-chaves É a forma mais comum de pesquisa atualmente. Digitam-se as palavras-chave para o assunto procurado e o sistema de busca tenta encontrar resultados relevantes. Busca por diretório Nesse modo de busca, procuramos a informação em um diretório, também conhecido como catálogo. O modelo de diretório foi o mais comum nos primeiros anos da Internet. Sua principal característica é a organização dos conteúdos por assunto.

4 Tipos de filtros Filtro por nível — O usuário pode fazer pesquisas em todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.

5 Filtros por série Filtro por série — Para refinar ainda mais sua busca, o usuário pode selecionar qualquer uma das séries do Ensino Fundamental (1.º ao 9.º ano) ou do Ensino Médio (1.º ao 3.º ano).

6 Filtro por área Esse filtro é importante, pois evita sérias distorções, se a palavra pesquisada for medusa, o sistema de busca poderá apresentar tanto informações sobre a Medusa, personagem da mitologia grega, quanto sobre a água-viva, animal que habita os oceanos. Esse é um caso de palavra que apresenta dois sentidos. Se o usuário selecionar a disciplina Biologia, receberá apenas os resultados relativos à água-viva. Se optar pela área de História, terá acesso aos resultados que tratam do personagem mitológico.

7 CONSULTAS As consultas auxiliam a exibir, adicionar, alterar ou excluir dados de seu banco de dados.  Motivos para usar a consulta: Localizar dados específicos rapidamente filtrando por critérios específicos (condições) Calcular ou resumir dados Automatizar tarefas de gerenciamento de dados, como revisar os dados mais atualizados de forma recorrente.

8 Criar uma consulta seleção
Uma consulta seleção ajuda você a obter somente os dados necessários em um modo Folha de Dados. A tabela Produto na parte superior da imagem tem várias colunas, mas, com uma consulta seleção, você poderá obter uma exibição ordenada que se concentre somente nas colunas necessárias.

9

10 Criar uma consulta parâmetro
Se você desejar executar com frequência variações de uma consulta específica, considere a possibilidade de usar uma consulta parâmetro. Ao ser executada, uma consulta parâmetro solicita valores de campos e usa os valores fornecidos para criar critérios para a consulta.

11 Criar uma consulta de totais
A linha Total em uma folha de dados é muito útil, mas, para perguntas mais complexas, use uma consulta de totais. Uma consulta de totais é uma consulta seleção que permite agrupar e resumir dados, como quando se deseja ver as vendas totais por produto. Em uma consulta de totais, você pode usar a função Soma (uma função de agregação) para ver as vendas totais por produto.

12 Linguagens Na recuperação de dados: Vocabulário do tipo artificial utilizando sintaxe e vocabulário restrito. Na recuperação de informação: É utilizada a linguagem natural, apesar de existir algumas exceções. A diferença entre as duas é o resultado que teremos, já que na recuperação da informação buscamos por documentos relevantes em oposição a itens exatamente adequados. Uma consequência disso é que na recuperação de dados a probabilidade de erro na busca é maior, já que um erro na adequação não retorna o resultado desejado.

13 Problemas de linguagem
Lapsos ou erros de digitação — Caso a palavra seja digitada diferente da grafia oficial. Variantes linguísticas — No Brasil, é comum encontrarmos, palavras diferentes para representar o mesmo conceito dependendo da região geográfica. O nosso sistema de busca reconhece variações regionais, como ocorre, por exemplo, com aipim, mandioca e macaxeira ou com beija-flor, binga, chupa- mel, colibri e cuitelo. O usuário pode usar qualquer uma das variantes que receberá os mesmos resultados.

14 Temas relacionados — Quando o usuário faz uma busca, sugerimos novas pesquisas sobre temas relacionados. Para sódio, por exemplo, apresentamos os temas cálcio, ferro, magnésio, potássio, cloro, cobre, etc. Áreas do conhecimento — É possível prosseguir com a pesquisa filtrando o resultado por meio das áreas do conhecimento relacionadas. Por exemplo, no caso do sódio, pode-se filtrar a busca selecionando-se as áreas Biologia, Ciências, Física, Geografia ou Química.

15 PROPRIEDADES As propriedades geralmente utilizadas são as que vemos nos campos de busca para denominar o que buscamos utilizar(mas que nem sempre corresponde ao que está escrito), por exemplo: As seguintes propriedades se referem ao cabeçalho da mensagem (e se opõem ao conteúdo no corpo da mensagem): De Para Cc Para ou Cc De, Para, Cc ou Bcc

16 As propriedades De e Para podem conter um ou mais endereços de , e, algumas vezes, também exibir um nome. No exemplo “John Doe” é um endereço de . Quando você digita o valor da pesquisa, o buscador irá pesquisar tanto no nome quanto no endereço de . Por exemplo, se seu filtro é: De | for | O buscador irá verificar se o nome “John Doe” é o mesmo que (o que é falso) e também se o endereço de é o mesmo que (o que é verdadeiro).

17 referências http://www.aprendebrasil.com.br/pesquisa/swf/manual.pdf
rio.br/pergamum/tesesabertas/ _06_cap_05.pdf salvas#w_propriedades


Carregar ppt "Filtros de busca, CONSULTAS, LINGUAGENS E PROPRIEDADES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google