II UNIDADE.  Os verbos são ferramentas importantes para a construção de sentido nos textos, expressando as ações, os estados, os fatos e os fenômenos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Verbos – Prova Bimestral
Advertisements

Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
O VERBO.
O verbo O verbo.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Prof. Júnior Oliveira.
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Verbo Língua Portuguesa.
Expressões 10 Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia.
Escola Estadual Maria José
E.E.M FRANCISCO ASSIS VIEIRA LÍNGUA PORTUGUESA PROF(A): DANIELA MOREIRA.
Verbo no infinitivo pessoal e impessoal.  É aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso.  Exemplos: para eu amar, para tu.
Formas nominais dos verbos “Os verbos possuem 3 formas nominais.”
Conjugação Verbal: tempos derivados do presente do indicativo AULAS 25 e 26 (pág. 16)
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 14. Verbos AULA DIGITAL.
1 CLASSES GRAMATICAIS 4 Verbo e conjugação verbal.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 20. Termos Determinantes do Verbo Complementos Verbais AULA.
As palavras ou expressões que estabelecem relação de modificação do sentido de outras dentro de uma frase são chamadas de modificadores.
Sujeito oculto e Sujeito indeterminado. Sujeito oculto e sujeito indeterminado É muito comum as pessoas confundirem sujeito oculto com sujeito indeterminado,
Tarefa de Recuperação 2. a) Em que modo está o verbo usado no aviso? Indicativo, Subjuntivo ou Imperativo? Por quê? O verbo está no Modo Imperativo, pois.
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
MEU CADERNO DE VERBOS. A SÉRIE MEU CADERNO DE VERBOS É UM SUPORTE PARA O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA ESCRITA.
Verbos. Infinitivo: trata-se do nome do verbo, ou seja, o verbo sem nenhuma conjugação. Gerúndio: indica a continuidade da ação, ou seja, uma ação que.
Verbos. Conceito de verbo Verbos são palavras que exprimem: a)ação: dançar, cantar, falar... b)estado: ser, estar... c)mudança de estado: tornar-se, virar...
Classes de palavras: o verbo
Profª Giovana Uggioni Silveira
UNIVERSIDADE CÉSAR VALLEJO
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Verbo Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: Ação (correr); Estado.
Verbos Escola Municipal Etalívio Pereira Martins.
Classes de Palavras Classes abertas (constituídas por um número ilimitado de palavras): Nomes Verbos Classes fechadas (constituídas por um número limitado.
Professora: Raysa Ferreira
OS TEMPOS COMPOSTOS Os tempos compostos resultam da conjugação de um verbo auxiliar, normalmente o verbo TER e, raramente, o verbo Haver, com o particípio.
Verbo È a classe de palavras que se flexiona em pessoa, numero, tempo, modo e voz. Pode indicar entre outros processos. Ação(correr) Estado(ficar) Fenômeno(chover)
Oração Sem Sujeito: é formada apenas pelo predicado e articula-se a partir de um verbo impessoal. Observe a estrutura destas orações:    É possível constatar.
A VOZ PASSIVA ANALÍTICA
língua portuguesa 3º ano - ensino médio
Classes de palavras: o verbo
#portuguêsélindo #portnaveia
Verbos.
Prof.: Benedito Salazar Sousa
Verbo Complexo verbal Porto Editora.
PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Ou um estado.
REVISÃO VERBOS.
Termos essenciais da oração.
ATIVIDADES SUPLEMENTARES
VERBO O verbo é, sem dúvida, o tipo de palavra mais importante do idioma, porque é ele que dá sustentação à estrutura dos enunciados, funcionando como.
VERBOS Verbos – são palavras variáveis que exprimem acções, estados ou processos, representados no tempo.
Verbos Classificação.
HÁ… ou… À?.
Verbo principal e verbo auxiliar
Verbos.
DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO
Ciclo Narrativo Estudo.
Ou um estado.
Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu.
Verbos irregulares em espanhol
Prof. Rafael Santos Setembro de 2018
Acentuação Gráfica Monossílabas Oxítonas ditongos abertos Paroxítonas Proparoxítonas Hiato A, E, O (S) EM, ENS DITONGO S + + Terminada s: L, I, N, U, X.
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
Acentuação Gráfica Monossílabas Oxítonas ditongos abertos Paroxítonas Proparoxítonas Hiato A, E, O (S) EM, ENS DITONGO S + + Terminada s: L, I, N, U, X.
Professor: Tarso Zagato
Unidade 4 VERBOS.
16/08/19 Professora Fernanda .
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Estrutura das Palavras
Transcrição da apresentação:

II UNIDADE

 Os verbos são ferramentas importantes para a construção de sentido nos textos, expressando as ações, os estados, os fatos e os fenômenos da natureza presentes no cotidiano das pessoas. Além disso, as flexões de modo, tempo e pessoa indicam as circunstâncias em que acontece a ação verbal, garantem as noções de presente, pretérito e futuro na Língua Portuguesa e estabelecem as pessoas do discurso.

 1. Tempos compostos  Os tempos verbais podem se construir da forma simples ou da forma composta. A forma simples se dá quando a flexão verbal, é totalmente expressa por uma só palavra, como em “saíste”, “anda” e “estivera”. Em contrapartida, a forma composta se dá quando o tempo verbal é construído por dois ou mais verbos.

 “houvera encontrado”  “tem feito”  Observe as formas verbais em destaque nas frases a seguir:  1. “Em abril, pesquisadores das universidades federais de Pernambuco(UFPE) e do Espírito Santo (UFES) divulgaram, na revista científica, a descoberta de uma nova espécie deporco- espinho.

 2. “Intensamente devastada durante a colonização, a faixa nordestina da Mata Atlântica ainda tem apresentado surpresas.”  A forma verbal “divulgaram”, na frase 1, encontra-se no pretérito perfeito simples do modo indicativo. Nesse caso, expressa-se um fato ocorrido e concluído no passado por meio de um único verbo flexionado em pessoa, tempo e modo.

 Em contrapartida, a forma verbal”tem apresentado”, na frase 2, encontra-se no pretérito perfeito composto do modo indicativo e expressa algo que se repete, que é contínuo, que “vem ocorrendo”. Nesse caso, o pretérito composto foi formado por um verbo auxiliar no presente do indicativo (tem) seguido por um verbo principal no particípio (apresentado)

 Depois da análise anterior, fica mais fácil perceber que os tempos compostos são variações de alguns tempos verbais simples e que são utilizados, muitas vezes, para expressar sentidos diferenciados dos tempos simples aos quais correspondem.

 Dormira mal naquela noite,por isso precisou descansar após o almoço.  Tinha dormido mal naquela noite, por isso precisou descansar após o almoço.

 No cotidiano, pode-se notar que os falantes da Língua Portuguesa preferem a forma composta em suas comunicações orais e até mesmo nas escritas. O pretérito mais-que-perfeito simples do indicativo é utilizado, mais comumente, em textos escritos que exigem maior formalidade.

 Na voz ativa (voz verbal em que o sujeito exerce a ação verbal), os tempos compostos são formados, em geral, pelos verbos auxiliares “ter” ou “haver” seguidos do particípio do verbo principal que se deseja conjugar. Observe:  Tenho feito muitos exercícios.  Haviam sonhado uma vida diferente.

 Tempos do modo indicativo e subjuntivo que admitem a forma composta  Vejamos a tabela no Livro 3, página 21.

 O futuro do presente composto e o futuro do pretérito composto do modo indicativo podem ter outros significados, dependendo da frase em que encontram. Veja os exemplos a seguir:  Já terei perdido as esperanças quando você resolver conversar.  (Frase dita por uma pessoa que quer se reconciliar com outra.)

 Teríamos aproveitado mais a festa, não fosse a sua atitude. Da próxima vez, reavalie suas ações.  ( Fala de uma pessoa a outra após acontecimentos desagradáveis em um evento.)  O uso do futuro do pretérito composto remete a uma avaliação do locutor e sugere proposta de mudança de ação do interlocutor.  Vejamos a tabela na página 22

 A seguir, os verbos regulares “estudar”, “vender” e “partir” (respectivamente, da primeira, segunda e terceira conjugações) são conjugados em suas formas compostas.  Vejam os a tabela na página 22 e 23

 As formas nominais dos verbos são o infinitivo, o gerúndio e o particípio. As formas nominais compostas, como veremos a seguir, são infinitivo impessoal, o infinitivo pessoa e o gerúndio.

 Infinitivo impessoal composto (pretérito impessoal)  O infinitivo impessoal composto é formado do infinitivo impessoal dos verbos “ter” ou “haver” com o particípio do verbo principal. Observe:  Ter estudado, ter vendido, ter partido.

 O infinitivo pessoal composto é formado do infinitivo pessoal dos verbos “ter” ou “haver” com o particípio do verbo principal. Veja alguns exemplos:  Teres estudado (infinitivo flexionado na 2ª pessoa do singular)  Termos vendido ( infinitivo flexionado na 1ª pessoa do plural)  Haverem partido (infinitivo flexionado na 3ª pessoa do plural)

 O gerúndio composto é formado do gerúndio dos verbos “ter” ou haver” com particípio do verbo principal. Veja os exemplos a seguir:  Havendo estudado, tendo vendido, tendo partido.