Unidade 5 Expressão gráfica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA ARTE.
Advertisements

O MÉTODO EUROPEU © 2013 antónio de campos.
Desenvolvimento histórico
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
BARROCO s.
Prof.: Franciney Miranda
Design e Criação de Personagens
Desenho Projetivo Perspectivas
Renascimento cultural
O Desenho do Rosto Rosto de Frente
A Caricatura Um Exemplo…
CORPO HUMANO.
O RETRATO.
Cânone do Rosto.
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
DESENHO TÉCNICO Projeção Ortogonal.
PROFESSORA :Rosângela Alves
Art Nouveau.
ESTUDO DAS PROPORÇÕES DO ROSTO
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Desenho da Cabeça Humana
REPRESENTAÇAO DOS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS
AUTORRETRATO um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista faz de si mesmo. Muito usado na pintura, na literatura ou na escultura, o autorretrato.
Mtm 4B – Aula 10 Estatística.
DESENHO DE OBSERVAÇÃO.
A Banda Desenhada.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
Rosto Cânone de Representação.
"Compor é organizar com sentido de unidade e ordem os diferentes fatores de um conjunto para conseguir o maior efeito de atração, beleza e emoção." © Copyright.
Reconhecimento de Padrões Métodos Sintático e Estrutural Disciplina: Tópicos em Inteligência Artificial Prof. Josué Castro.
Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física VISÃO BINOCULAR.
Fundamentos de Aritmética
Renascimento Principalmente o teocentrismo (Deus no centro de tudo)
PAISAGEM de Vicente Mecozzi
CUBISMO.
O QUE É BELEZA?.
Desenho Mecânico I Projeção Ortogonal (1° e 3° Diedros)
Fotografia e mercado de trabalho
CUBISMO.
Computação Gráfica – Transformações Projetivas
Teorema Fundamental da Aritmética
A Santa Ceia Leonardo Da Vinci.
Ciências da Natureza e suas
Alunos: Afonso Henrique e Karla Gabriela Turma: 3608-b
TÍTULO DO TRABALHO (O MESMO DO RESUMO)
Representação do Relevo
Cartografia A cartografia é um conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de.
A Santa Ceia – Leonardo Da Vinci
Vamos realizar uma breve visita nos Movimentos Culturais , pesquisado neste 1º semestre letivo Aproveitem esta viagem! Turma do 2º Ano E. Médio.
A Santa Ceia Leonardo Da Vinci.
A Santa Ceia Leonardo Da Vinci.
“O medo se deve somente àquelas coisas que podem causar algum tipo de dano; As outras não, pois não fazem nenhum mal.” A divina comédia Dante Alighieri.
A estruturação da personalidade
Representação gráfica dos dados estatísticos
ELEMENTOS DO TEATRO. NOS BASTIDORES UMA PEÇA TEATRAL NÃO É FEITA APENAS PELOS ATORES QUE APARECEM NO PALCO, OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PARTICIPAM DE UMA PEÇA.
AUTORRETRATO Retrato feito por um indivíduo de si mesmo (sob forma de desenho, pintura, gravura ou descrição escrita ou oral).
Bioestatística Professora Fernanda Maura SÉRIES ESTATÍSTICAS
O QUE É BELEZA?.
Movimentos de Vanguarda do século XX
A Santa Ceia Leonardo Da Vinci.
CASO 00 Antes Depois Resumo: Referências: Tamanho da Foto
BANHO DO RN É normal o recém-nascido chorar muito durante os primeiros banhos. Também é normal você ficar com medo de machucar o bebê. Como sempre, a segurança.
Desenho Aplicado à Automação e Controle
Trabalho realizado por: Alerandro Santos Amanda Suenny Brenda Silveira Carlos Henrique Chirystian Kauã Jamylle Salles Raimnda Alessandra.
Linguagens, Códigos e suas ARTES VISUAIS – Conceitos de arte
LINGUÍSTICA APLICADA 28 July Tanto a linguagem verbal como a visual permitem construir representações de mundo (função de representação), atribuir.
Transcrição da apresentação:

Unidade 5 Expressão gráfica e desenho Desenho do rosto

O rosto humano na Arte

O rosto humano na Arte O nosso rosto é, sem dúvida, a parte do corpo que melhor conhecemos. É através do rosto que nos identificamos uns aos outros. É também através dele que exprimimos as nossas emoções de alegria ou tristeza, de ânimo ou medo. O rosto humano consegue exprimir uma “infinidade” de expressões.

O rosto humano na Arte Ao longo da História, foram muitos os artistas que representaram o rosto através do retrato. São exemplo disso Leonardo da Vinci, Vermeer, Van Gogh, Picasso e muitos outros. Leonardo da Vinci.

O rosto humano na Arte Johannes Vermeer. Vincent van Gogh.

O rosto humano na Arte Pablo Picasso. Lucian Freud.

O rosto humano na Arte Antes da fotografia, a pintura de retrato foi usada quase sempre pelas classes abastadas como forma de mostrar prestígio. Desde o século XVI que a pintura de retrato teve uma forte projeção na Europa. Rafael.

O rosto humano na Arte Leonardo da Vinci. Rembrandt.

O rosto humano na Arte Frans Hals. Frans Hals.

O rosto humano na Arte Com a invenção da fotografia, a pintura e o desenho de retratos caiu em desuso. No entanto, saber desenhar ou pintar um retrato continua a ser uma tarefa apreciada por muitos, devido ao virtuosismo necessário por parte do artista. Abraham Lincoln.

O rosto humano na Arte Salvador Dalí. Marilyn Monroe.

O rosto humano na Arte Durante o século XX, a pintura de retrato sofreu uma grande mudança. Deixou-se de pintar de forma realista: isso passou a ser feito pela fotografia. Na pintura, os artistas deram azo à imaginação. As pinturas de Van Gogh, Picasso, Francis Bacon ou Lucian Freud são exemplo disso.

O rosto humano na Arte O expressionismo de Van Gogh.

O rosto humano na Arte O cubismo inventado por Pablo Picasso.

O rosto humano na Arte Os retratos grotescos de Francis Bacon.

O rosto humano na Arte O surrealismo e expressionismo de Lucian Freud.

Estudo do rosto humano

Estudo do rosto humano A cabeça humana tem, na maioria dos casos, uma proporção de 2:3. Ou seja, duas partes de largura por três de altura. Observa a imagem.

Estudo do rosto humano Se olhares atentamente para o rosto, irás reparar que existem três elementos principais: os olhos, o nariz e a boca.

Estudo do rosto humano Estes três elementos da fisionomia vão estruturar a composição do rosto, de acordo com regras de proporção ao nível da cabeça. É fundamental o correto posicionamento dos olhos, do nariz e da boca para que o rosto fique corretamente equilibrado.

Desenho do rosto

Desenho do rosto O desenho do rosto obedece a um critério muito específico para que todas as partes fiquem corretamente posicionadas e proporcionais entre si. Observa as seguintes imagens e segue os passos.

Desenho do rosto Passo 1: Desenha um retângulo com a proporção 2:3 e traça uma linha vertical e horizontal exatamente a meio do retângulo.

Desenho do rosto Passo 2: A linha média na horizontal marca a posição dos olhos. Divide esta linha em cinco partes e duas delas servem para marcar a posição dos olhos.

Desenho do rosto Passo 3: Entre a linha dos olhos e o queixo, divide a meio esta distância com uma nova linha e desenha a parte inferior do nariz.

Desenho do rosto Passo 4: Entre a linha inferior do nariz e o queixo, traça uma nova linha que servirá para assinalar a parte inferior dos lábios e desenha-os.

Desenho do rosto Passo 5: Acima da linha dos olhos ficam as sobrancelhas. Alinhadas pelas sobrancelhas e pela linha do nariz ficam as orelhas.

Desenho do rosto Passo 6: Nesta etapa final, desenha os pormenores finais tais como o pescoço e o cabelo.

O rosto e as suas transformações Caricatura e máscara

O rosto e as suas transformações A caricatura A caricatura está relacionada com o exagero das formas que caracterizam uma pessoa. Quando uma pessoa tem algum aspeto mais pronunciado no seu rosto, isso acaba por ser determinante no desenho de caricatura dessa pessoa.

O rosto e as suas transformações A caricatura Se o nariz é maior que o normal, a caricatura vai exagerar o tamanho do nariz como forma de dar ênfase a esse aspeto físico. Se forem os olhos, exagera-se o tamanho dos olhos e assim sucessivamente. © Luís Gustavo Barbosa.

O rosto e as suas transformações A caricatura © André Carrilho. © Daniel Teixeira.

O rosto e as suas transformações A máscara Ao longo das várias épocas, a forma de representação do rosto ou a maneira de retratar uma pessoa teve múltiplas abordagens. Trata-se sobretudo de recriação, já que a ideia de máscara está intimamente ligada à transformação, à ocultação da identidade e ao ressurgimento de uma nova forma. Salvador Dalí.