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Trabalho realizado por: Alerandro Santos Amanda Suenny Brenda Silveira Carlos Henrique Chirystian Kauã Jamylle Salles Raimnda Alessandra
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A arte Barroca desenvolveu-se no século XVII, num período de mudanças na Europa. Os princípios da arte barroca surgiram no século XVI com o movimento da Reforma Protestante, que teve início na Alemanha e depois se espalhou para os demais países. A Arte utilizada como meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência. Contra Reforma. Michelangelo foi o precursor de um estilo que ficou conhecido por Barroco. (O Juízo Final – Teto da Capela Sistina, Vaticano) Arte de caráter religioso, vista e utilizada como meio de ampliar a influência católica – Movimento da Contra Reforma;
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''El Transparente'', pelo arquiteto Narciso Tomé Picture' 'Apoteose de Santo Inácio'', por Andrea Pozzo
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Características da pintura barroca Composição assimétrica que se revela num estilo grandioso e monumental; Acentuado contraste de claro-escuro, intensificando a profundidade; Dramatismo e movimento na representação das personagens; A luz como meio de guiar o olhar do observador para o acontecimento principal da obra; Efeitos ilusionistas.
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Podemos citar como exemplos de artistas barrocos : Caravaggio Rubens Rembrandt Velázque Vermeer El Grego
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A morte da virgem(160-06) Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Virgem Maria e os Apóstolos. Caravaggio levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta colhida morta do rio Tibre para pintar a Morte da Virgem. Esta foi uma das duas mais importantes características das suas pinturas: retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma.
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Crucificação de S.Pedro (1600-01) A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que deu aos seus quadros ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro e agrupar a cena em primeiro plano com focos intensos de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. Este uso de sombras e luz é um dos aspectos mais marcantes nos seus quadros. Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou receberam um nome Crucificação de S. Pedro específico: tenebrismo.
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Dramatismo; Contraste claro/escuro; Cores quentes; Movimento. A Descida da Cruz
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Gosto pelo comum; Realismo; Contraste de cor e luz; Cores quentes; Gosto pelas tabernas, adegas. O vendedor de Água de Sevilha
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Rembrandt, A Ronda da Noite
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Realismo; Representação fiel dos objetos; Expressão do movimento e do patético; Grande preocupação com o tratamento da luz e cor.
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Vermeer, A Cozinha Pintura de Interiores (Característica própria da pintura holandesa); Cenas Íntimas; Soberba técnica de desenho (realismo); Perspectiva; Soberbo domínio de luz; Harmonia Cromática.
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