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ARTE BARROCA.

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Apresentação em tema: "ARTE BARROCA."— Transcrição da apresentação:

1 ARTE BARROCA

2 O BARROCO NA PENÍNSULA ITÁLICA
A arte barroca originou-se na península Itálica, mas não tardou a irradiar-se pelo restante da Europa e chegar ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Seu desenvolvimento, porém, não se deu de maneira homogênea: houve grandes diferenças entre os artistas e entre as obras produzidas em cada região. A arte barroca do início do século XVII na península Itálica, por exemplo, é muito diferente da que se desenvolveu na Holanda nesse mesmo século. Ainda assim, alguns princípios gerais podem ser apontados como característicos dessa concepção artística. Princípios gerais do movimento Barroco: Rompe-se o equilíbrio entre sentimentos e razão e entre arte e ciência que os artistas renascentistas procuravam estabelecer de forma muito consciente. Emoção predomina sobre o racionalismo. O juízo final( ) afresco de Michelangelo para a capela Sistina, Vaticano.

3 Se ele soubesse que essa palavra já foi usada com sentido negativo
Se ele soubesse que essa palavra já foi usada com sentido negativo...no século XVIII chamaram de estilo exagerado e extravagante, no XIX chamaram de final “decadente” do Renascimento. Só no século XX que resolveram falar que o Barroco era apenas, diferente! Professor!! Da onde veio esse nome: Barroco... Fala professor! Aí! Como falar de forma simples e clara!! Acredita-se que seja derivada do termo português barroco ou do espanhol berrueco, que significa “pérola de formato irregular”.

4 Acompanhe a explicação no quadro!
A Reforma Protestante, movimento de contestação à doutrina da Igreja Católica, teve como principal líder o alemão Martinho Lutero. Apesar de ter sido um movimento religioso, provocou mudanças em outros setores da cultura européia. Favoreceu, por exemplo, a formação dos estados nacionais, ao propor que cada nação se libertasse do poder do papa. A Igreja Católica, porém, logo se organizou contra a Reforma. Na verdade, desde o início do século XV havia dentro dela um movimento que visava fortalecer a vida espiritual, mas apenas no século XVI essa reação viria a constituir a Contra-Reforma. Com a ação das grandes ordens religiosas, como a Companhia de Jesus, a Igreja Católica retomou sua força e construiu novas e grandes igrejas. A arte voltava a ser vista como um meio de ampliar a influencia católica. Professor! O senhor pode falar sobre a Reforma e a Contra-Reforma? É que ouvi dizer que tem a ver com o Barroco... Claro que posso! Acompanhe a explicação no quadro!

5 Escultura

6 Havia nas esculturas renascentistas um equilíbrio entre os aspectos intelectuais e emocionais. Já nas obras barrocas, esse equilíbrio desaparece, dando lugar à exaltação dos sentimentos. As formas procuram expressar o movimento e recobrem-se de efeitos decorativos. Predominam as linhas curvas, os drapeados das vestes e o uso do dourado. Os gestos e o rosto das personagens revelam fortes emoções e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento. Observem a fisionomia de Santa Tereza nesta escultura. Ela traz uma carga dramática e revela as emoções da personagem. Os drapeados ou franzidos, encontrados nas veste da personagem, ajudam a gerar um efeito de movimento.

7 Pintura

8 As características da pintura barroca podem ser resumidas em alguns pontos principais. O primeiro deles é a disposição em diagonal. Além disso, as cenas representadas envolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro, o que intensifica a expressão de sentimentos. Quanto ao tema, a pintura barroca voltou-se para a religiosidade, a vida da nobreza e também a vida do povo simples. 1 - A linha amarela esta posicionada em diagonal. A mesa presente na figura e a disposição das personagens seguem a posição da linha; ou seja: uma diagonal. 2 - O círculo marca a área mais iluminada da figura, a que merece destaque; já o quadrado marca a área mais escura, a de menor importância.

9 Arquitetura

10 Como a Igreja Católica queria proclamar a importância da fé, criou obras que impressionam pelo esplendor. A arquitetura expressou, ainda, o desejo dos governantes de demonstrar poder por meio de seus palácios. Assim, os arquitetos do Barroco deixam de lado a simplicidade e a racionalidade do Renascimento e investem na grandiosidade das igrejas e dos palácios e nos efeitos decorativos. Nessa época firmou-se também a idéia de que o espaço em torno da obra arquitetônica era importante para a beleza da construção. Daí a preocupação com os projetos da praça das igrejas, como a da basílica de São Pedro, no Vaticano. Também nesse período criaram-se projetos paisagísticos de grandes jardins de palácios como os de Versalhes, na França.

11 Algumas obras e artistas

12 Tintoretto(1518-1594): a intensidade da luz e da cor.
Pintou temas religiosos, mitológicos e retratos. Entre as características mais marcantes estão: o corpo das figuras é mais expressivo do que o rosto, e a luz e a cor têm grande intensidade. Caravaggio(c ): a beleza não é privilégio da aristocracia. Ele não se interessou pela beleza clássica que tanto encantou o Renascimento. Seus modelos eram os vendedores, os músicos ambulantes, enfim, pessoas do povo. Para ele a beleza não estava na aristocrácia. Uma das suas principais características é o modo revolucionário como ele usa a luz. Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente para dirigir a atenção do observador. Andréa Pozzo( ): os tetos das igrejas abrem-se para o céu. Produziu pinturas nos tetos das igrejas. Essa pintura, de efeito sobretudo decorativo, realizou audaciosas composições de perspectiva. A obra impressiona pelo número de figuras e pela ilusão – criada pela perspectiva - de que as paredes e as colunas das igrejas continuam no teto, e de que este se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade.

13 Bibliografia: Proenca, Graca. História da Arte; Atica.
BAUMGART, FRITZ / HOLLER, MARCOS Breve Historia Da Arte  (2007)MARTINS EDITORA. JANSON, H. W.. MARTINS EDITORA ;Historia Geral Da Arte - O Mundo Antigo e a Idade Media. Produzido por: Reinaldo Silva; Professor de artes.


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