FÍSICA ÓPTICA AULA 2 – SISTEMAS ÓPTICOS / SOMBRA E PENUMBRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
Advertisements

Óptica.
Óptica Geométrica Estuda a propagação da luz sem preocupar-se
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução
ÓPTICA Desde os tempos remotos a natureza da luz intrigou os cientistas. Isaac Newton apresentou a teoria corpuscular da luz onde se afirma que a luz é.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
Fontes de luz: corpos que emitem luz. Podem ser:
Óptica Introdução à Óptica.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Reflete a luz de outras fontes
De acordo com as dimensões, uma fonte de luz pode ser:
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução:
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
Óptica Princípios Ópticos.
FENÔMENOS ÓPTICOS E ESPELHO PLANO
Óptica Geométrica.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Introdução Fontes de luz: todos os corpos que emitem luz e podem ser visualizados ou fotografados; Corpos luminosos; Corpos iluminados; Física no cotidiano:
Sombra - Fonte Pontual.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
FÍSICA Introdução à Óptica Geométrica Prof: Ademir Amaral.
Professor: Diones Charles
Óptica.
PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
É representado por um segmento de reta orientado.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
AULA 3 – CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO/ ESPELHOS PLANOS
F UNDAMENTOS DA Ó PTICA G EOMÉTRICA Prof. Denys Sales 2013.
CAPÍTULO 12.1 CADERNO 3 - CAPÍTULO 12.1 Professor: ISRAEL AVEIRO Comportamento e Natureza da Luz.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 7. Refração.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Óptica Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas.
III. Luz 1.1 Luz visível e luz não visível. Chamamos luz visível àquela a que os nossos olhos são sensíveis. A luz visível e os tipos de luz não visível.
PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA. PROPAGAÇÃO RETILÍNEA; REVERSIBILIDADE INDEPENDÊNCIA.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série Refração.
 É uma linha orientada que representa graficamente o caminho percorrido pela luz.
A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela perceptível. O seu.
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
Unidade 5 / CAPÍTULO 24 Introdução ao estudo da Óptica e Natureza da Luz Professor: ISRAEL AVEIRO
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Laboratório.
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Apostila 1 3ª. Série – Ensino Médio
LUZ E COR Prof.ª Dr.ª Adriana Maria Meneghetti
Óptica Geométrica Óptica é a parte da Física que estuda a luz o comportamento da luz A luz é uma onda eletromagnética - Difração. A luz é partícula - Efeito.
Introdução à Óptica Geométrica
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Óptica Geométrica Óptica é a parte da Física que estuda a luz o comportamento da luz Luz é uma forma de energia radiante, capaz de sensibilizar visualmente.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
FENÔMENOS ÓPTICOS Página 127.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Óptica Geométrica FundamentOs.
FÍSICA ÓPTICA AULA 5 -REFRAÇÃO DA LUZ
Curso de Óptica Geométrica
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica. O que é a luz Século V a.C.: pequenas partículas emitidas pelo olho que atingem o objeto e o iluminam. Século.
Princípios Fundamentais
LUZ.
Espelhos.
Grupos de 4 a 5 pessoas. Fazer no caderno um resumo das histórias e uma opinião sobre a obra. Produzir um vídeo A PARTIR de um dos contos, com (4  t.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
REFRAÇÃO DA LUZ.
Princípios da Óptica Geométrica
ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais.
REFRAÇÃO.
PROFESSOR RODRIGO PENNA
ÓPTICA GEOMÉTRICA AULAS 31 e 32 - APOSTILA 03 PROF. JOEL TEODORO.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Transcrição da apresentação:

FÍSICA ÓPTICA AULA 2 – SISTEMAS ÓPTICOS / SOMBRA E PENUMBRA

RECORDANDO...  Reflexão da Luz: Os raios de luz são devolvidos para o meio em que se originaram.  Refração da Luz: Os raios de luz passam de um meio para o outro.  Absorção da Luz: Os raios de luz são absorvidos pelo meio. Reflexão da Luz Refração da LuzAbsorção da Luz

SISTEMAS ÓPTICOS  Sistema Óptico: São superfícies associadas que são capazes de alterar a direção da luz incidente, interagindo com a luz, e onde podem ocorrer os fenômenos ópticos (Reflexão, Refração e Absorção).

SISTEMAS ÓPTICOS Ponto objeto  O ponto objeto é definido como o cruzamento dos raios de luz que incidem em relação à um sistema óptico.  Este ponto pode ser:  Real: Cruzamento dos raios luminosos em frente ao sistema.  Virtual: Cruzamento dos prolongamentos dos raios luminosos.  Impróprio: Raios não se cruzam.

SISTEMAS ÓPTICOS Ponto objeto POV (Ponto Objeto Virtual) POR (Ponto Objeto Real) PO ∞ (Ponto Objeto Impróprio)

SISTEMAS ÓPTICOS Ponto imagem  O ponto imagem é definido como o ponto em que ocorre o cruzamento dos raios de luz que emergem de um sistema óptico.  Este ponto Pode ser:  Real: Cruzamento dos raios luminosos em frente ao sistema.  Virtual: Cruzamento dos prolongamentos dos raios luminosos.  Impróprio: Raios não se cruzam.

SISTEMAS ÓPTICOS Ponto imagem PIR (Ponto Imagem Virtual) PIR (Ponto Objeto Real) PI ∞ (Ponto Imagem Impróprio)

SISTEMAS ÓPTICOS Associação de sistemas ópticos  Os sistemas ópticos são considerados associados quando a luz do primeiro incide no segundo e assim sucessivamente. P P1P1 P2P2 S1 S2

SISTEMAS ÓPTICOS  Em relação à S1 P: Ponto objeto Real P 2 : Ponto Imagem Real P 1 : Nda.  Em relação à S2: P: Nda. P 2 : Ponto Objeto Virtual. P 1 : Ponto Imagem Virtual. Associação de sistemas ópticos

VAMOS FALAR DAS SOMBRAS!!

SOMBRA E PENUMBRA  Fonte de luz pontual: Tem a dimensão menor do que a do objeto que esta sendo iluminada.  Fonte de luz extensa: Tem a dimensão igual ou maior do que a do objeto que está sendo iluminada ou pode ser duas fontes pontuais.

SOMBRA E PENUMBRA  Região de sombra: Quando uma fonte pontual ilumina um objeto a região que não é iluminada é chamada de sombra.

SOMBRA E PENUMBRA  Região de penumbra: Quando os raios luminosos provenientes de uma fonte extensa (Ou duas fontes pontuais) incidem em um anteparo existe a região que é parcialmente iluminada pela fonte, chamada de região de penumbra.

SOMBRA E PENUMBRA Eclipses Eclipse Solar: Ocorre quando a lua (Objeto a ser iluminado), está entre a Terra (Superfície que recebe a iluminação) e o Sol (Fonte extensa). Dessa forma ocorre na Terra uma região de sombra e outra de penumbra. Na região de penumbra vê-se o eclipse parcial do sol. Na região de sombra vê-se o eclipse total do sol.

SOMBRA E PENUMBRA Eclipses Eclipse Lunar: Ocorre quando a Terra está entre o Sol e a Lua. Dessa forma a lua é totalmente envolvida pela sombras da Terra.

SOMBRA E PENUMBRA  A formação dos eclipses solar e lunar estão associadas ao principio de propagação retilínea da luz.  O Principio de propagação retilínea da luz diz que nos meios transparentes, homogêneos e isotrópicos a luz se propaga em linha reta.  A velocidade da luz no Vácuo é de 3,0 x 10 8 m/s.

Exercícios  1) Classifique os pontos com relação ao sistema óptico a seguir: S1 P2P2 P3P3 P1P1 S2 S3

Exercícios Resposta 1  Com relação a S1: P 1 : Ponto Objeto real. P 2 : Ponto imagem real. P 3 : Nda.  Com relação a S3: P 1 : Nda P 2 : Nda P 3 : Ponto Imagem Virtual Ponto Objeto Impróprio  Com relação a S2: P 1 : Nda. P 2: Ponto Objeto Virtual. P 3: Nda. Ponto imagem Impróprio

Exercícios 2) (PUC-SP) (Adaptada) A) Explique como ocorre o eclipse total da Lua. B) Que propriedade da luz permite que esse fenômeno ocorra?

Exercícios Respostas 2  A) O eclipse total da lua ocorre quando esta se encontra totalmente na região de sombra ocasionada pela terra.  B) Principio da propagação retilínea da luz.

Bons Estudos!!!