A era Vargas: o rádio e a 2ª Guerra Mundial (pp ) PROF. RODRIGO CALSANI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“A ERA VARGAS” GETÚLIO VARGAS: O PRESIDENTE QUE MAIS TEMPO FICOU NO PODER.
Advertisements

ERA VARGAS.
ERA VARGAS ( ).
Revolução de 1930 Clique para adicionar texto 25/03/2017.
ERA VARGAS (1930 – 1945).
CONTEXTO EUROPEU - Regimes Totalitários ( Alemanha e Itália)
Indicou Rompeu Oposição Eleição 1930 Aliança Liberal (oposição)
Era Vargas A Revolução de 1930 * Fim da política do café com leite
ERA VARGAS ( ).
Prof. Osiel Lima História do Brasil
Fevereiro de Estava a 2º Grande Guerra Mundial prestes a terminar… Portugal carregava já 11 anos da Ditadura do Estado Novo, liderada por Salazar…
Tenentismo Características
A Era Vargas Período dividido em Três fases
ERA VARGAS (1930 – 1945) PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
Era Vargas – Estado Novo
A ERA VARGAS 1930 – 1945).
A ERA VARGAS (1930 – 1945) PROF. RICARDO SCHMITZ.
GOVERNO PROVISÓRIO – 1930 a 1934 Suspensão da Constituição de 1891, dissolução do poder Legislativo e nomeação de interventores para governar os estados.
O Estado Novo não era fascista mas pode ser considerado “fascistóide”.
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
Era Vargas.
Era Vargas HB.12.
Com o Estado Novo, os integralistas pensaram, erroneamente, que iriam ser os beneficiários do novo regime. Em dezembro de1937, por decreto presidencial,
Era Vargas Prof. Osvaldo.
Influências Crise de 1929 Tenentismo Insatisfação da classe média urbana Movimentos trabalhistas (principalmente o comunismo). Características Pelo acordo.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Washington Luís.
REVOLUÇÃO DE 1930 A ERA VARGAS.
A experiência democrática no Brasil ( )
Era Vargas Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,
5ºano.  O clima de Revolução:  No final da década de 1920, a sociedade brasileira passava por grandes mudanças.  Todos estavam descontentes e uma revolução.
Tenentismo, 18 do Forte de Copacabana e Coluna Prestes Nomes: Agatha Schaefer, Amanda Dockhorn e Ana Carolina Viçosa Turma: 993 Professora: Rafaela Rech.
O Estado Novo ( ). “ Nos períodos de crise como os que atravessamos, a democracia de partidos, em lugar de oferecer segura oportunidade de crescimento.
Getúlio Vargas. Introdução  A queda do preço do café no mercado externo e EUA.
BRASIL REPÚBLICA (1889 – ) Prof. Iair ERA VARGAS (1930 – 1945)
ENEM 2016 Prof. Pizzolatto. Em 1881, a Câmara dos Deputados aprovou uma reforma na lei eleitoral brasileira, a fim de introduzir o voto direto. A grande.
A era Vargas: Revolução de 1930 (pp ) PROF. RODRIGO CALSANI.
“A industrialização, o crescimento das cidades e os conflitos” (pp.63-72) PROF. RODRIGO CALSANI.
CONCEITOS E FUNÇÕES: MARKETING. O QUE É? Marketing Originalmente da palavra ‘’market’’, traduzido da língua inglesa, mercado, Marketing, pode ser encarado.
Prof CHUPA ESSA MANGA !!!.
JULIANA KEMP – RGM: JULIO CESAR – RGM:
Era vargas
A ERA VARGAS ( ) O “pai dos pobres” ou a “mãe dos ricos”?
Universidade no Brasil
A crise da Primeira República e a Revolução de 30
“O Estado Novo representou a última fase da Era Vargas e o momento de mais forte centralismo político e intervencionismo estatal daquele.
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EDUCACIONAL
“O Estado Novo representou a última fase da Era Vargas e o momento de mais forte centralismo político e intervencionismo estatal daquele.
UM ENIGMA CHAMADO BRASIL
Getúlio Vargas.
Direitos trabalhistas
Schafer, Novos Materiais e Canto Coral
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
Era Vargas
Era Vargas.
Filosofia – Ens. Fundamental Prof.º Renan
ERA VARGAS O BRASIL EM TRANSIÇÃO.
Mutações na Sociedade e Costumes
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
A era Vargas: Pontos positivos e Negativos GOVERNO PROVISÓRIO ( ) Revolução de 1932,Código eleitoral de 1933, Nomeou tenentes e Valorizou o café.
HUMILDADE – UM NOVO JEITO DE SER
Era Vargas
ERA VARGAS: ESTADO NOVO
Era Vargas O Governo Provisório
1929 – QUEDA DA BOLSA DE NY Denominada crack (crise de superprodução)
TRABALHO DE HISTÓTIA. O TENENTISMO NO BRASIL Índice  O que foi?  O que defendiam?  Revoltas  Coluna Prestes  Marcha da Coluna Prestes  Enfraquecimento.
Era Vargas.
A ESCOLA DE FRANKFURT INTRODUÇÃO
MINHA ESCOLA IDEAL Professora: Larissa Almeida.
ERA VARGAS.
Transcrição da apresentação:

A era Vargas: o rádio e a 2ª Guerra Mundial (pp ) PROF. RODRIGO CALSANI

A construção da identidade nacional “Novo homem” – sentimento de brasilidade por meio da educação e cultura; “Novo homem” – sentimento de brasilidade por meio da educação e cultura; um brasileiro orgulhoso de sua identidade; um brasileiro orgulhoso de sua identidade; um país integrado à modernidade; um país integrado à modernidade; reformas educacionais: frequência obrigatória, diploma, ensino profissionalizante, educação para adultos, sistema universitário nacional (Ministério da Educação – Gustavo Capanema). reformas educacionais: frequência obrigatória, diploma, ensino profissionalizante, educação para adultos, sistema universitário nacional (Ministério da Educação – Gustavo Capanema).

Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP Objetivo: difundir a ideologia do Estado Novo; Objetivo: difundir a ideologia do Estado Novo; coordenar, orientar, centralizar, censurar...as propagandas, as produções artísticas, os programas de rádio; coordenar, orientar, centralizar, censurar...as propagandas, as produções artísticas, os programas de rádio; organizar manifestações cívicas (Semana da Pátria, bandeira, imagem de Vargas); organizar manifestações cívicas (Semana da Pátria, bandeira, imagem de Vargas); propaganda governamental: jornais, cinema, cartilhas e o rádio. propaganda governamental: jornais, cinema, cartilhas e o rádio.

O rádio O rádio no Brasil (1922); O rádio no Brasil (1922); Rádio Nacional: novelas, programas para família, canções sobre trabalho, “A Hora (Voz) do Brasil” (1938); Rádio Nacional: novelas, programas para família, canções sobre trabalho, “A Hora (Voz) do Brasil” (1938); instrumento estratégico para enaltecer o Estado Novo; instrumento estratégico para enaltecer o Estado Novo; teatro de revista. teatro de revista.

O Brasil na 2ª Guerra Mundial A Guerra e o fim da Era Vargas; A Guerra e o fim da Era Vargas; o “jogo duplo”; o “jogo duplo”; em 1942: ao lado dos Aliados; em 1942: ao lado dos Aliados; os imigrantes italianos, alemães e japoneses controlados; os imigrantes italianos, alemães e japoneses controlados; escassez de produtos; escassez de produtos; produção de bens e mercadorias; produção de bens e mercadorias; FEB: “A cobra vai fumar”; FEB: “A cobra vai fumar”;

O fim do Estado Novo A ditadura de Vargas lutou ao lado dos Aliados...contra governos totalitários; A ditadura de Vargas lutou ao lado dos Aliados...contra governos totalitários; crescimento da oposição à Vargas (UNE, PCB); crescimento da oposição à Vargas (UNE, PCB); Luís Carlos Prestes foi libertado; Luís Carlos Prestes foi libertado; exército insatisfeito; exército insatisfeito; Getúlio Vargas renunciou em 29/10/1945. Getúlio Vargas renunciou em 29/10/1945.

Obrigado!