A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM ENIGMA CHAMADO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM ENIGMA CHAMADO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 UM ENIGMA CHAMADO BRASIL

2 Mito nacional O “mito nacional” é a forma moderna para a produção de um sentimento de “solidariedade coletiva”; é “sentido” moral e espiritual para os indivíduos e grupos sociais que compõem uma sociedade particular. Sem isso não existe nação no sentido moderno, nem sentimento de compartilhamento de uma mesma história e de um mesmo destino. (SOUZA, 2009)

3 O mito surge de um “arsenal simbólico”
Em um conjunto de histórias; de imagens; da cultura popular; da língua; da literatura; que traduza uma singularidade.

4 A bandeira brasileira não exprime a política nem a história
A bandeira brasileira não exprime a política nem a história. É um símbolo da natureza: floresta, ouro, céu, estrela e ordem. É o Brasil-jardim, o Brasil-paraíso terrestre. O mesmo fenômeno pode ser observado no Hino Nacional, que canta mares mais verdes, céus mais azuis, bosques como as flores e nossa vida de ‘mais amores’. (CHAUÍ, Marilena. Folha de São Paulo, 26/03/2000.) O texto apresenta uma das características da identidade brasileira, mas também imprime uma crítica que diz respeito: a) a falta de uma referência mais autêntica. b) ao mito da diversidade da fauna. c) ao mito do país-paraíso. d) ao arsenal simbólico como pacto da nação. e) o mito da transfiguração.

5 A emergência de uma identidade cultural nacional
Surge junto com a proclamação da república a necessidade da constituição de uma identidade; No início usavam a diversidade da fauna para reafirmar suas características; O racismo cientifico era uma das justificativa para provar porque o brasil não dava certo; A virada culturalista de Gilberto Freyre marca uma nova visão sobre a nação de miscigenados.

6 Eta povo pra lutar, vai gostar de trabalhar Nunca vi tão disposto, nunca está de cara feia Sempre traz escancarado Um franco sorriso no rosto Se rola uma "intera" É o primeiro a pôr a mão no bolso Se um vizinho ao lado está passando Por má situação Ele faz um mutirão e ajeita a situação Eta povo pra lutar – Zeca pagodinho O verso retrata: a) a verdadeira identidade do pobre. b) a identidade de todo brasileiro. c) a cordialidade, alegria e a força de vontade. d) a cordialidade e a caridade naturais do brasileiro. e) a força de vontade natural do brasileiro.

7 Identidade brasileira:
Se fortalece em meados da década de 1930 com o advento do estado novo [mesmo período de ascensão da teoria de Freyre]; Vargas fortalece o Estado como propagador de uma ideologia que busca uma singularidade; Inclusive sua política buscava acordos, dialogando com as classes alta e baixa.

8 Um forte sincretismo religioso, fruto do catolicismo somando a outras matrizes culturais locais; Reafirmação de aspectos como a cordialidade; um povo guerreiro, batalhador; sempre alegre, que transborda sensualidade;

9 REFERÊNCIA: BOMENY, Helena et al. Que país é esse. In: Tempos modernos, tempos de sociologia. 3 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2016. SOUZA, Jessé. A construção do mito da brasilidade. In: A ralé Brasileira: Quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.


Carregar ppt "UM ENIGMA CHAMADO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google