Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Bernoulli – Pluralidade Cultural
2
Temas transversais – PCN’s
Ética Pluralidade Cultural Meio Ambiente Orientação Sexual Saúde Trabalho e Consumo
3
Cultura Senso comum Visão Científica
4
As Origens da Cultura O homem como predador Capacidade de adaptação
5
As Origens da Cultura Transmissão do conhecimento
6
As Origens da Cultura “ A capacidade de intervenção do homem na natureza aumentou e pouco a pouco foi diminuindo sua dependência aos limites impostos pelo instinto biológico.”
7
Definição de Cultura “Toda criação humana, material ou imaterial. Onde não há criação ou intervenção humana, temos somente a natureza, e não cultura.”
8
Cultura e Subcultura Cultura - é o conjunto de intervenções humanas na natureza, o todo.
9
Cultura e Subcultura Subcultura - são grupos com uma certa homogeneidade: língua, religião, instrumentos, alimentação.
10
Característica da Cultura
1 – Transmitida pela herança social. 2 – Compreende a totalidade das ações humanas.
11
Característica da Cultura
3 – é exclusiva das sociedades humanas.
12
Cultura e Estética Revela os conceitos de beleza e sua expressão, que são apreciados em determinada cultura.
13
Cultura e linguagem Representa um dos aspectos de uma subcultura – é um aspecto visível das diferenças culturais.
14
Cultura e religião A religião influencia na percepção que uma cultura possui sobre a vida, seu significado e seu conceito.
15
Cultura e hábitos alimentares
A necessidade biológica é a mesma em todas as culturas, mas a captação preparação e consumos são marcas culturais específicas.
16
Cultura de Massas Massa – conjunto indefinido de pessoas: tratamento homogêneo para pessoas heterogêneas. Fruto das sociedades industriais
17
Características da Cultura de massa
1 – não é feita por aqueles que a consomem.
18
Características da Cultura de massa
2 – fruto da indústria cultural
19
Características da Cultura de massa
3 – Promover deturpação e degeneração da cultura popular.
20
Condições de surgimento
A) Condições para consumo B) Estado conivente
21
Cultura popular Contexto: Idade Média Ideologia: contra a Elite
Espaço: Ambiente, ruas e praças.
22
Cultura e Folclore Origem: Folk – lore: apropriação social, no presente, de uma manifestação social do passado:
23
Elementos culturais Traço cultural: elemento simples, unitário, que pode distinguir uma determinada cultura.
24
Elementos culturais Complexo Cultural – É a combinação dos traços culturais.
25
Cultura - subcultura Cultura – mundo
Subcultura – hábitos comuns - país Grupos Culturais - traços a) Masculino/feminino b) Pobre/rico c) (etc...)
26
Padrão cultural Importância direcionada a traços específicos
27
Etnocentrismo e Relativismo Cultural
Superioridade cultural Intenção: civilizar o mundo – impor sua cultura
28
Relativismo Cultural O comportamento humano deve ser visto com respeito em relação ao contexto social do indivíduo.
29
Contracultura É a manifestação cultural de indivíduos que não aceitam os valores culturais vigentes.
30
Andy Warrol
31
Transmissão Cultural Meios informais de Transmissão: intercâmbio familiar – grupos , amigos...imprensa, rádio, teatro, cinema Meios formais de transmissão: Varia com a sociedade
32
Identidade Cultural e Globalização
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.