A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade META Docência do Ensino Superior (Pós-graduação)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade META Docência do Ensino Superior (Pós-graduação)"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade META Docência do Ensino Superior (Pós-graduação)
Educação e Cultura Prof. Rafael Dantas Macapá

2 Educação & sociedade - cultura
Rios (2001), procura estabelecer a relação recíproca entre educação, cultura e sociedade e a atenção na perspectiva política da prática educativa. Para se falar e pensar em educação como fenômeno histórico e social, é preciso refletir o conceito de cultura, pois a educação para Rios (2001) é a transmissão de cultura. Não há sociedade sem cultura, e quando se fala em cultura fala-se nesta relação social.

3 Educação & sociedade - cultura
A cultura em primeira instância pode ser considerada como o mundo transformado pelos homens (implicação recíproca do homem com relação ao mundo, a natureza porque ele faz parte dela) através do trabalho (como realização básica das necessidades humanas). O mundo é constituído por uma dupla dimensão: a natureza (aspectos biológicos, químicos, fisiológicos e físicos); e a cultura (mundo transformado pelo homem, como organiza sua vida social, sendo a garantia de sua sobrevivência) Para Di Giorgi (1990) a cultura resulta na interferência dos homens no mundo que os permeia e o qual faz parte dela. É o ato que leva o homo sapiens a ser humano.

4 Educação & sociedade - cultura
Em sociedades como a nossa (Capitalista) existem instituições cuja a função laboral é a transmissão de culturas, que se dá no plano escolar, através da escola. Rios (2001) concorda que a educação na sociedade capitalista, que vem justapor as crenças da e valores da classe dominante. A escola transmite ideologias e conhecimentos transmitidos. Rios (2001), faz uma análise conjuntural da educação brasileira, em que nas escolas deste País a grande maioria da população esta excluída do processo educativo formal, e a maioria que frequenta a escola não tem pleno vigor na apropriação do ensino passado, ou seja, não consegue instrumentalizá-lo.

5 Educação & sociedade - cultura
A relação escola-sociedade deve ser analisada de forma crítica para que se percebam os encalços e determinantes da prática educativa, pois segundo Casali (1984) a escola seria o melhor remédio contra todos os males da sociedade. A escola é parte da sociedade. E a escola tem uma relação dialética (manutenção ou transformação da realidade social). A ação do homem em sociedade é uma ação que tem caráter político, relação de poder indissoluvelmente.

6 Educação & sociedade - cultura
A escola/universidades/centros de ensinos sempre irão cumprir a missão política, pois é através dela - da escola – que o cidadão irá se preparar para a vida da pólis, para a vida política em sociedade, para compreensão da totalidade social em que esta inserido. Rios (2001) afirma que a escola da sociedade capitalista não tem cumprido a finalidade da educação que almejamos, uma escola democrática, que socializa o saber construído, muito pelo contrário, ela tem servido para manutenção da classe dominante, veiculando sua ideologia de classe. Logo, se a escola/universidades/centros de ensinos não tem sido operante e suficiente capaz, é necessário refletir para que se encontrem caminhos para sua transformação.


Carregar ppt "Faculdade META Docência do Ensino Superior (Pós-graduação)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google