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CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

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Apresentação em tema: "CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

2 ESCOLA Instituição social com a competência para realizar a educação formal dos alunos

3 PROJETO PEDAGÓGICO Retrato da realidade da escola

4 “De certa maneira, é possível afirmar que o desenvolvimento da cidadania básica de um povo depende de processos educativos adequados dentre os quais o mais reconhecido é a universalização do ensino fundamental”. ( Pedro Demo)

5 A construção de um Projeto Pedagógico participativo exige clareza, politização sobre a função da escola pública e a função social que ela necessita cumprir.

6 O Projeto pedagógico deve se constituir no interior da escola.
Não são fixos. Se relacionam e se complementam a medida que as ações vão sendo executadas

7 TRÊS MOMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO
- leitura da realidade social e elaboração de concepções norteadoras, diagnóstico da escola Este diagnóstico deve ser construído com toda a comunidade escolar.

8 A escola precisa desnudar-se para o conjunto de pessoas que compõem a comunidade escolar.
Este documento deve trabalhar com as características da macro e microrregião: onde se localiza a escola, destacando os aspectos históricos, políticos,econômicos e sociais.

9 É necessário que se faça um mapeamento das relações sociais ( número e alunos, professores, clientela assistida, estrutura organizacional e atividades da organização). Mapeiam-se também as relações espaciais –recursos, locais e serviços da instituição.

10 Relações temporais – ritmo de vida da instituição, horário, rotinas.
Admissão e dispensa de funcionários, jornada, qualificação.

11 Fazer um levantamento: origens, cotidiano, instrução dos pais, profissão, moradia, trabalho, expectativas em relação à educação e o modo de vida

12 É necessário estar atento as dificuldades a serem enfrentadas.
Trabalhar coletivamente. Pesquisar Priorizar dados. Estabelecer metas

13 Metas Duas são imprescindíveis:
1- redução de taxa de repetência através de um excelente trabalho pedagógico. 2 – Garantia de qualidade do processo educativo realizado na escola através dos prifissionais da educação

14 EIXOS BÁSICOS DO PROJETO
Após o diagnóstico deve-se reorganizar a nova experiência educativa apontando os eixos norteadores

15 Reorganização do processo de trabalho.
Reorganização dos tempos escolares Formação continuada dos profissionais da escola. Planejamento curricular

16 REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO
A escola pública deve se tornar democrática e moderna. Modelos hierarquizados não servem para a escola. Trabalho deve ser coletivo-participativo Boa comunicação ( para isso precisa de horário e disponibilidade dos profissionais)

17 A boa escola possibilita a todos participar da construção coletiva de seu processo educativo.

18 REORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES
“A experiência educativa precisa tornar-se tempo de vivência cultural” (Arroyo).

19 A escola precisa quebrar a rigidez dos tempos escolares.
A escola precisa atender o aluno, o principal interessado. A escola precisa atender ao novo educador

20 Deve-se pensar na escola como espaço e tempo de vivência cultural, contato com várias formas e manifestação da vida social. Os espaços e tempos escolares devem permitir que educadores e educandos realizem um trabalho coletivo para debates, pesquisa, construção e socialização de saberes para tomada de decisões.

21 FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Dentro da organização do tempo escolar é necessário que se deixe tempo para estudos dos professores, possibilitando a formação continuada O profissional da educação deve ter novos valores, nova identidade, novos saberes e nova identidade.

22 É preciso permitir aos professores trabalhar, a escola, trabalhar a partir da realidade vivida pelos alunos e suas famílias.

23 Planejamento curricular
Planejamento curricular não se resume em sintetizar roteiros e eventos que irá realizar. O planejamento precisa partir das concepções da sociedade, elaborada coeletivamente na escola pelos educadores.

24 Educador é aquele que ultrapassa a transmissão de conhecimento.
Permite que o aluno compreenda e organize suas idéias e experiências vividas, desenvolvendo a partir daí a capacidade de criticar a realidade em que vive.

25 O planejamento escolar deve se iniciar pelo objetivos de cada nível curricular (série/ciclo).
Os objetivos vão nortear a organização doe conteúdos, o ordenamento e a avaliação das atividades escolares

26 Torna-se relevante que “os docentes tenham clareza de que precisam estar atentos à prática social do aluno, deles próprios e da sociedade brasileira” (Rodrigues). A partir desta reflexão o professor poderá elaborar o planejamento com o conhecimento, redimensionando a metodologia, para que a educação chegue a todos

27 A partir do planejamento do ensino feito , os professores devem elaborar seus planos de ensino contendo as propostas de trabalho uma área, disciplina ou eixo temático. Este plano deve ser o instrumento orientador da ação cotidiana no processo de ensino-aprendizagem

28 O que não se pode admitir é a improvisação pedagógica.
Nessa perspectiva o professor participa do planejamento da escola. Resignifica os elementos curriculares do ensinar e aprender. Vai além de ensinar conteúdos disciplinares

29 Perpassa práticas educativas e as relações vivenciadas no espaço escolar.
É co-responsável pelo processo de aprendizagem e avaliação da escola.

30 Nesta perspectiva o trabalho pedagógico resulta de uma construção coletiva, onde há constante confronto dessa elaboração com a realidade, num processo dialético de análise e síntese, e avaliação permanente das soluções propostas, tendo clareza dos limites dessas soluções

31 TRAJETÓRIA DE AUTONOMIA E COMPROMISSO SOCIAL
A prática social realizada no âmbito da educação escolar é instigante. É tarefa desafiadora quebrar paradigmas. As experiências de gestão participativa, de reconstrução curricular, que revelam a possibilidade da escola pública para o encaminhamento de seus alunos como cidadãos realmente críticos.


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