A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por."— Transcrição da apresentação:

1 Karl Marx

2 Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por história e política; em 1843, se mudou para Paris, onde aderiu à militância comunista; foi expulso de Paris em 1845, se mudando para a Bélgica, de onde eventualmente foi deportado; se estabeleceu em Londres em 1849, onde viveu durante 15 anos na miséria, sendo ajudado por Friedrich Engels e durante esse período; em 1864, com a formação da Associação Internacional dos Trabalhadores, acabou seu isolamento político.

3 Contexto histórico Vivenciou a Segunda Revolução Industrial, o desenvolvimento do capitalismo na Prússia e a formação de um proletariado; na França, teve contato com o socialismo utópico, que depois serviu de base para sua teoria sociológica; vivenciou as revoluções de 1848, e, em 1871, seus ideais influenciaram a Comuna de Paris, que fez com que, por três meses, a França fosse comandada por um governo operário; na Inglaterra, teve contato com os movimentos operários ingleses;

4 Pensamento de Marx NormativoAnalítico Vê a realidade como ela é e usa as Ciencias Sociais para isso. Constrói de uma utopia a qual seria necessário ação para haver transformação da realidade.

5 “O que move a história é a luta entre as classes”

6

7 Para sobreviver, o homem é obrigado a trabalhar. O trabalho é o intermediário entre o homem e a natureza: ele rege as relações sociais. Distribuição de tarefas CAPITALISMO Divisão sexual Divisão da agricultura Divisão entre campo e cidade

8 Divisão de trabalho, propriedade privada e desigualdade social Nem sempre os homens que possuem os meios para realizar o trabalho trabalham, nem sempre os que trabalharam possuem os meios Há homens que trabalham para outros homens Desigualdade Social

9 Alienação O homem não tem consciência das relações materiais de dominação as quais está envolvido.

10 REVOLUÇÃO Seria necessário, por meio da revolução, destruir todos resquícios da sociedade capitalista e dar origem a uma nova sociedade: a comunista.

11 Obras Nesse livro, Marx incita o proletário a se organizar e lutar contra a opressão, e ao tomar conhecimento do contexto social e histórico onde está inserido, especifica seu objetivo de luta. À classe oprimida ele escreveu: "Sua luta contra a burguesia começa com sua própria existência“.

12 O Capital Essa obra de Marx é um conjunto de livros (sendo o primeiro de 1867) como crítica ao capitalismo. Muitos consideram-na o marco do pensamento socialista marxista.

13 Mais Valia Esse conceito econômico foi explicado em “O Capital”.

14 A educação é perpetua a exploração de uma classe sobre a outra: dissemina a ideologia dominante.

15 A educação, entretanto, pode ser a fonte de emancipação do ser humano: o liberta da exploração e das amarras do capital.

16 “As crianças com escola de meio período e trabalho no outro período aprendem tanto ou mais que as crianças que ficam na escola o dia todo”. Para Marx, só assim seria possível romper com a separação do trabalho intelectual e manual.

17 Na visão de Marx, as mãos sujas de graxa e o suor do rosto, principalmente para a burguesia, poderiam ser tão educativos quanto livros. O trabalho manual e o intelectual deveriam ser exercitados por todos.

18 Educação Familiar Na família burguesa ocorre a exploração dos filhos pelos pais. A forma de inverter o conteúdo de educação classicista burguesa seria, então, substituí-la por uma educação de caráter social.

19 Previsões para o Futuro “Ensino tecnológico, teórico e prático nas escolas dos trabalhadores” Usa-se esse termo já que no comunismo não haveria mais burgueses. O ensino, portanto, seria público e igual para todos.


Carregar ppt "Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google