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Karl Marx – “Sociedade, Educação e Emancipação”

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Apresentação em tema: "Karl Marx – “Sociedade, Educação e Emancipação”"— Transcrição da apresentação:

1 Karl Marx – “Sociedade, Educação e Emancipação”
Sociologia da Educação I-A Cilon, Guilherme e Lucas

2 Karl Marx ( ) : revolucionário, cientista social que foi marcado por suas ideias humanitárias. Desenvolveu ideias que buscaram promover uma distribuição justa e equilibrada de renda. Suas ideias influenciaram a revolução socialista movida por metade da população mundial da época Nasceu dia 5 de Maio de 1818 em Trier, Renânia, província da Prússia. - Estudou na universidade de Bonn, onde teve participação das lutas políticas estudantis, e logo se transferiu para a universidade de Berlim. Estudou direito, mas teve maiores inclinações para história e filosofia. - Em 1843, casou-se com Jenny Von Westphalen e mudou-se para Paris onde aderiu a militância comunista atraindo a amizade de seu parceiro Friederich Engels. Em 1845 foi expulso de Paris, mudando-se assim para Bruxelas onde, tempos depois, foi deportado. - Engajou-se na política operária, despertando a ira de políticos e imprensa. Foi acusado de rebelião armada, mas foi absolvido. Foi expulso da Prússia e da França, mudando-se para Londes em Após o isolamento político terminar no ano de 1864, formou a fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores , a qual foi nomeado líder. Somente após a Comuna em Paris tornou-se conhecido internacionalmente. - Marx ainda voltou à atividade política, mas algum tempo depois retirou-se para se dedicar integralmente à continuação de O capital. Karl Marx morreu no dia 14 de março de 1883 em Londres.

3 Obras Em 1843 teve contato com Engels com o qual publicou “A sagrada família” e a “Ideologia Alemã”. “O manifesto Comunista” publicado em Fevereiro de 1848 foi um dos tratados políticos de maior influência mundial. Comissionado pela liga dos comunistas e escrito por Marx e Engels. A obra expressa o programa e propósitos da liga. Ao mudar-se definitivamente para Londres, pós movimento revolucionário de 1848 na Alemanha, publicou em 1852 “O 18 Brumário De Luís Bonaparte”, obra que faz uma análise de todo o golpe de estado de Napoleão III. Já em 1859, publicou ”Contribuição à crítica da economia política”, e oito anos após este, foi a vez de publicar o primeiro volume de ”O capital”, sua obra mais importante, cujo tema é economia, com abordagem sobre o sistema capitalista. Neste livro, aponta estudos sobre o acúmulo de capital e mostra que a classe dos capitalistas fica cada vez mais rica à custa dos operários, que cada vez mais empobrecem. Seus segundo e terceiro volumes de “O Capital” foram somente em 1885 e 1894, respectivamente, publicados por Engels.

4 Frases conhecidas: - “A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes.” – lei da história - “Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas.” - “As ideias dominantes numa época nunca passaram das ideias da classe dominante.” – consciência social - “O trabalhador só se sente a vontade no seu tempo de folga, porque o seu trabalho não é voluntário, é imposto, é trabalho forçado.” (Expropriação de bens e de bens e saberes) - “Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem… A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.” - “Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes.”

5 Contexto Sociopolítico:
Doutrinas socialistas e anarquistas tomavam conta da atmosfera universitária que Marx frequentava. Os chamados socialistas utópicos eram os principais pensadores que ativavam as esperanças transformadoras dos estudantes como Robert Owen, Charles Fourier, Pierre-Joseph Proudhon. Marx viveu intensamente duas épocas de revolução. A primeira: Revolta antimonárquica de 1848 na Itália, França, Alemanha e Ástria. A segunda: comuna de Paris, que em pouco mais de três meses em 1871, levou os operários ao poder influenciados pelas ideias do próprio Marx. Essa última revolução foi reprimida por milhares de mortes, prisões e deportações. Tempo marcado pela segunda fase da revolução industrial (aço, petróleo, eletricidade), estruturação do capitalismo moderno e formação de uma população marginalizada que não partilhavam dos benefícios do progresso industrial e tem sua força de trabalho explorada em condições subumanas Sociedade capitalista vigente, em virtude do progresso da segunda fase da Revolução Industrial, gerando uma estratificação de classes sociais. Uma classe dominadora, burguesa, e outra classe como sendo a operária explorada que vendia sua força de trabalho por salário (proletariado). Divisão do Trabalho e Alienação do Trabalho. Modo de produção capitalista.

6 Sociedade, educação e emancipação
- Marx enxergava a Educação sob dois diferentes pontos de vista: - Primeiro: a educação como um instrumento de perpetuação de exploração de uma classe social sobre outra. Também um instrumento de disseminação de uma ideologia dominante estabelecido pelo mundo burguês da época. - Segundo: a educação como um instrumento de emancipação do ser humano, um instrumento de libertação do jugo do capital. Ao se perpetuar uma forma de produção, se desenvolve uma nova estrutura social, que é perpetuada pelo instrumento da educação. Quando a nova estrutura social é mantida, a sociedade começa a aceitar a conjuntura social como é sem questioná-la.

7 A educação como poderia vir a ser:
A educação como era: A escola era um meio de opressão: legislação trabalhista, anterior ao ano de 1844, permitia que crianças trabalhassem nas fábricas desde que estivessem estudando nas escolas. Entretanto, as escolas eram extremamente precárias. Depois do ano de 1844, a legislação verificava que crianças que tinham completado o primário e estivessem estudando nas escolas, poderiam trabalhar nas fábricas. Escolas regidas por uma sociedade burguesa. Logo a educação era instrumento de perpetuação de ideologias burguesas. A educação como poderia vir a ser: Crianças em escolas por meio período e trabalhando por meio período. Marx tinha a visão de que a criança que une o saber intelectual com o saber manual poderia romper com a divisão do trabalho estabelecida pelas fábricas capitalistas. Preocupação da educação: romper com a alienação do trabalho, provocada pela divisão do trabalho na fábrica capitalista. Nenhum conteúdo educacional mudaria a visão de mundo dos filhos dos operários se a educação não lhes dessem meios para superar sua condição de trabalhador parcial.

8 A educação Utópica: - Marx dizia que os conteúdos educacionais deveriam contemplar três dimensões - Educação Mental: educação elementar para trabalho intelectual - Educação Física: educação do corpo como ginásios esportivos e militares - Educação Tecnológica: educação em instrumentos e manejo de máquinas concomitantes ao trabalho - Com a conquista ao poder dos operários comunistas, Marx via esse tipo de ensino. O ensino seria público e igual para todos. Isso fazia parte de sua utopia de seu projeto para o futuro. Não era a favor de um ensino público oferecido pelo Estado, pois o estado ofereceria o seu ensino, a sua forma de perpetuação de ideologias. - Emancipação do ser humano: educar de forma a superar a divisão do trabalho que o alienava sob o capitalismo. Socializar os meios de produção não tendo homens alienados ao trabalho e restritos a certos trabalhos, viabilizando o controle coletivo dos bens.


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