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PublicouSebastião Peixoto Belém Alterado mais de 7 anos atrás
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UFPE – CAA Século XIX Prof. Robson Santos robssantoss@yahoo.com.br http://robssantos.blogspot.com HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
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Século XIX Contexto Histórico Efeitos da Revolução Industrial Revolução dos transportes: navio a vapor, rodovias e ferrovias Novas fontes de energia: petróleo e eletricidade Êxodo rural Imperialismo colonialista: Inglaterra, França, Bélgica, Itália e Alemanha Poder dos burgueses x proletariado
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Século XIX Contexto Histórico Socialismo de Marx e Engels Unificação da Alemanha e da Itália Independência das colônias espanholas e portuguesa (Brasil)
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Século XIX Ideologias predominantes: Positivismo (Comte): síntese das ciências Idealismo (Fichte, Schelling, Hegel): conteúdo e experiência Inspirado em Kant: Materialismo (Feuerbach): críticos do idealismo Inspirado em Marx e Engels:
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Século XIX Positivismo Análise do objeto, do fenômeno Cientificismo Concepção determinista Augusto Comte (1798-1857)
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Século XIX Positivismo Sociologia (física social) Psicologia experimental (Weber, Fechner, Helmholtz, Wundt) Educação: Herbert Spencer, John Stuart Mill
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Século XIX Idealismo Filosofia do devir Ênfase na dialética (concepção histórica) Razão, idéia predomina sobre a realidade Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831)
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Século XIX Idealismo Educação: meio de espiritualização do homem – função do Estado Fichte (1762-1814): consciência de si, liberdade do sujeito, responsabilidade do Estado
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Século XIX Socialismo Utópico: meios paternalistas para emancipação da classe trabalhista Saint SimonFourier Proudhon Owen
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Século XIX Socialismo Científico: crítica às diversas tendências, teoria histórico-dialética Marx Engels
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Século XIX Socialismo Inspirados em Engels (história e dialética), invertem as concepções deste: luta de classes, aspecto material, os fatos, aspectos sociais (infra-estrutura) Fenômenos sociais: processos Consciência: decorre da vida material
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Século XIX Socialismo Valorização do pensar e do fazer Crítica social (desalienação) Fenômenos sociais: processos Igualdade de direitos e deveres
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Século XIX Escolas Fourier: educação integral Owen: educação para filhos dos operários Francisco Ferrer Guardia: educação libertária
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Século XIX Principais pedagogos Joan Henrique Pestalozzi (1746-1827) Educação elementar e profissional Escola popular Influência de Rousseau: bondade humana Instituto: liberdade religiosa, família, espírito-coração-mão
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Século XIX Principais pedagogos Friedrich Froebel (1782-1852) Educação da 1ª infância (jardim de Infância) Atividade lúdica: jogos e brincadeiras Ênfases: ocupações, canto, poesia, educação moral e religiosa
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Século XIX Principais pedagogos Johann Herbart (1776-1841) Rigorosidade metódica Psicologia experimental na educação
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Século XIX Principais pedagogos Educação moral e instrução Idéia de consciência e inconsciência Método: governo, instrução e disciplina Instrução: função de despertar o interesse da criança 5 Passos: preparação / apresentação / assimilação / generalização / aplicação
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Século XIX Educação no mundo Alemanha: Escola aberta a todos Escola elementar (Pestalozzi) Escola secundária (humanista e erudita) Universidade de Berlim (1810) Escolas profissionais
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Século XIX Educação no mundo França e Inglaterra: Escola elementar (ordens religiosas) Escolas leigas, gratuitas Alunos-monitores (Inglaterra) Ministério da Educação
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Século XIX Educação no mundo EUA: Escolas gratuitas 1ª universidade estatal (Virgínia) Ensino profissional (indústria, agricultura e comércio) Escolas normais (formação de mestres
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