A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Europa no Século XIX (1800 -1899): Liberalismo X Socialismo Capítulo 39 - 40: Introdução Prof. Alan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Europa no Século XIX (1800 -1899): Liberalismo X Socialismo Capítulo 39 - 40: Introdução Prof. Alan."— Transcrição da apresentação:

1 A Europa no Século XIX (1800 -1899): Liberalismo X Socialismo Capítulo 39 - 40: Introdução Prof. Alan

2

3

4

5 Características Gerais: O século XIX será fruto da Revolução Industrial ( Primeira e Segunda). Aumento significativo da população (crescimento demográfico). Deslocamento contínuo de trabalhadores para as grandes cidades.

6

7 Burguesia Industrial: -Dona dos meios de produção ! -Exploração ao máximo dos operários. PROJETO LIBERAL ! Operários (Proletários) -Submissos à rotina das Fábricas. -Super explorados: 14 horas de trabalho, trabalho infantil, etc. Inicialmente se organizavam numa espécie de Sindicatos (Trade Unions)

8 Entre os trabalhadores europeus do século XIX havia muitas crianças. Para os patrões era vantajoso empregar crianças:elas costumavam ser mais submissas do que os adultos, recebiam salários ainda mais baixos e podiam se movimentar por espaços estreitos. As crianças se arrastavam por debaixo do tear para recolher os restos de lã que caíam da máquina. Os retalhos eram catados e retornavam às máquinas de fiar para que não houvesse desperdício de matéria-prima. As crianças que faziam isso corriam o risco de serem esmagadas pelas máquinas.

9 Primeira Oposição ao Liberalismo (burguesia industrial): o Socialismo Utópico. “ Não sabem qual é a causa dos problemas dos trabalhadores industriais, mas de alguma forma querem solucionar o conflito entre operários e patrões”

10 Saint-Simon (1760-1825): de origem aristocrática -Propôs a criação de uma sociedade formada apenas por: 1- Sábios 2- Proprietários 3- Não proprietários Classes parasitas que não deveriam existir: militares, nobreza e a Igreja.

11 Charles Fourier (1772-1837) -Pregava o retorno à Natureza e a criação dos falanstérios (comunidades agroindustriais autônomas), as quais teriam como base o trabalho coletivo e justa divisão da riqueza.

12 Robert Owen (1771-1858) - Na condição de proprietário de fábricas, comoveu-se com a situação dos operários e criou em New Lanark (Escócia) uma comunidade de trabalhadores industriais: espécie de bairro operário com recursos sociais (assistência ao trabalhador) -Vários empresários ingleses boicotaram suas iniciativas o que fez com que Owen partisse para os EUA e reproduzir o mesmo bairro operário, agora em New Harmony. -Apesar dessa iniciativa positiva seu trabalho tem a duração de sua própria vida.

13 Socialismo Científico= Socialismo Marxista “ Tem consciência de que o trabalhador é explorado, entende o porquê dessa exploração e garante uma solução prática ”

14

15

16

17 Como surgiu a exploração?

18

19 Ou seja.... O marxismo, na tentativa de explicar a desigualdade contra os trabalhadores no século XIX chegou à conclusão de que a exploração humana não se limita ao próprio século XIX. O avanço da burguesia industrial só foi possível graças a um passado exploratório contínuo na história humana. Portanto, descobriu-se a origem da desigualdade e da exploração !

20 4 conceitos Marxistas: 1- Materialismo Histórico: forma de examinar a História a partir de seus aspectos materiais. Assim, determinado grupo social tem maior ou menor destaque, dependendo da posição que ocupa dentro de uma estrutura econômica ao longo do tempo.

21 Materialismo Histórico Base Socioeconômica ( Infraestrutura) Política, Religião, Cultura, etc (Superestrutura) -Sociedade agrícola -Sociedade mercantil -Sociedade industrial Móvel ! Imóvel ! -Elite: donos de terra -Elite: grandes comerciantes -Elite: burguesia industrial (donos das fábricas)

22 2-Luta de Classes Toda transformação econômica exige alguma exploração, acentuando as diferenças entre a classe dominante e a dominada. Na Idade Antiga: Cidadãos X Escravos Na Idade Média: Senhor X Servo Na Idade Moderna : Nobreza X Burguesia Na Idade Contemporânea: Burguesia X Operários

23 3: Mais-Valia Mecanismo de dominação burguesa. Corresponde à diferença entre o valor da riqueza produzida pelo operário e o valor remunerado de sua força de trabalho (salário). Essa diferença de valores garante a riqueza da burguesia.

24

25 4- Revolução Socialista As tensões sociais geradas pela mais-valia acabariam resultando na revolução socialista. Essa revolução desembocaria na destruição do capitalismo e na implantação de um novo sistema social e econômico: o Socialismo. -Destruição da Propriedade Privada -O Estado controlaria os meios de produção e administraria a riqueza. -Fim do Estado: De cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo sua necessidade. Fase 1: Socialista Fase 2: Comunista

26

27 "O objetivo primordial e necessário de toda a existência deve ser a felicidade, mas a felicidade não pode ser obtida individualmente; é inútil esperar-se pela felicidade isolada; todos devem compartilhar dela ou então a maioria nunca será capaz de gozá-la.“ Robert Owen 1- Após a leitura do trecho acima, interprete-o com base em seus conhecimentos sobre Robert Owen. Em seguida, caracteriza o que fora o socialismo utópico. “Os proletários nada têm a perder com ela, a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos.” (Karl Marx e Friedrich Engels) 3- Neste trecho do Manifesto Comunista escrito há 150 anos, estão expressos um dos fundamentos do socialismo científico. Identifique e caracterize esse fundamento. “ O trabalho não é a satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer outras necessidades.” ( Karl Marx) 2- Após a leitura do pensamento de Karl Marx, interprete-o. Em seguida explique o que significa para o socialismo científico os seguintes conceitos: materialismo histórico, luta de classes e mais-valia.


Carregar ppt "A Europa no Século XIX (1800 -1899): Liberalismo X Socialismo Capítulo 39 - 40: Introdução Prof. Alan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google