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Teorias Sociais no século XIX

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Apresentação em tema: "Teorias Sociais no século XIX"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias Sociais no século XIX

2 Definição As teorias socialistas podem ser definidas por um conjunto de ideias que criticam o modelo capitalista industrial. Essas críticas concentram-se, principalmente, na propriedade privada dos meios de produção e na desigualdade da distribuição das riquezas. Algumas ideias socialistas tem uma visão reformista (moderada) sobre a situação e outras críticas socialistas tem uma visão mais revolucionária (radical).

3 Socialismo Utópico Ideologia reformista;
Alguns pensadores socialistas tinham uma visão tão romantizada sobre a sociedade, que suas ideias foram consideradas uma utopia (sonho); Esses pensadores não promoveram análises “científicas” sobre o processo capitalista e julgavam que o “bom caráter” da sociedade em geral, seria suficiente para promover uma sociedade mais igualitaria. Em outras palavras, os socialistas utópicos, como ficaram conhecidos, acreditavam que a burguesia abdicaria de parte dos seus bens para a construção de uma sociedade mais justa.

4 Socialistas Utópicos Saint-Simon (1760-1825)
Crítica ao “tripé de dominação”: clero, nobreza e militares”. Não crítica a camada de proprietários; Não aponta para o fim da propriedade privada; Defende um governo de “sábios” (influência da “ República” de Platão).

5 Socialistas Utópicos Charles Fourier (1772-1837)
Criação de fazendas comunitárias isoladas do mundo capitalista (Falanstérios); Crítica às divisões em classes sociais; Os Falanstérios agroindustriais não obtém êxito.

6 Socialistas Utópicos Robert Owen (1771-1858)
IDEAL : comunidade com total igualdade entre os seus membros; Criação de uma fábrica com as seguintes melhorias assistencialistas: 10 horas de jornada de trabalho; Fundo de pensão; Creches, centros de recreação; Apesar de seus esforços, suas tentativas de estabelecer núcleos cooperativos na Inglaterra não foram bem sucedidas.

7 Socialismo Científico (Marxismo)
Ideologia revolucionária; Crítica estrutural ao capitalismo (procuraram compreender a dinâmica do capitalismo – origem, desenvolvimento e contradições – para dessa forma, superá-lo); Análise “científica” dos mecanismos de funcionamento do capitalismo; Para os socialistas científicos, também conhecidos como marxistas, a única forma de se atingir uma sociedade mais igualitária seria através da revolução proletária.

8 Socialistas Científicos
Karl Marx ( ) Friedrich Engels ( )

9 Conceitos Marxistas Materialismo Histórico: parte do pressuposto de que todos os grandes movimentos políticos, sociais e intelectuais da história têm sido determinados pela maneira como os homens organizam e distribuem a produção de bens necessários à sua sobrevivência. Em outras palavras, o modo de produção da vida material condiciona o conjunto dos processos da vida social, política e cultural, enfim, o sistema de valores, a ideologia.

10 Conceitos Marxistas Materialismo Dialético: tem como base a ideia de que o mundo não pode ser considerado um complexo de fenômenos acabados, mas de processos em que as relações e os reflexos delas estão em constante movimento. Isso quer dizer que cada sistema econômico em particular está baseado em padrões definidos de produção e de troca que se expandem até alcançar um ponto de máxima eficiência. A partir desse momento, manifestam-se e se desenvolvem contradições internas que trazem consigo os elementos da sua destruição e os fundamentos de um sistema novo que substituirá o antigo, ao mesmo tempo, em que lhe absorve as características mais valiosas.

11 Conceitos Marxistas Luta de Classes: era o motor da história. Para Marx e Engels enquanto houvesse diferença social, haveria a luta de classes, isto é, o enfrentamento entre setores sociais antagônicos. No caso do capitalismo industrial, este enfrentamento coloca em oposição a Burguesia e o Proletariado.

12 Conceitos Marxistas Mais-Valia: para Marx e Engels a divisão social do trabalho na sociedade capitalista levou uma pequena parcela de pessoas a se apropriar dos meios de produção. A um outro grupo, os proletários, restou apenas a propriedade do corpo e da força de trabalho. Os detentores dos meios de produção compram a força de trabalho dos proletários e impõem condições de trabalho com o objetivo de gerar lucros. Marx e Engels acreditavam que uma das formas de exploração capitalista mais eficiente é a mais-valia, que seria a diferença expressa entre o valor do que o trabalhador produz e o que ele recebe em forma de salário. Segundo eles, o trabalhador nunca recebe o valor total do fruto do seu trabalho.

13 Acompanhe o exemplo Uma fábrica de bolsas contrata um operário para trabalhar 8 horas por dia. Ele recebe um salário de R$ 24,00 ao dia, o que equivale a R$ 3,00 por hora e a R$ 720,00 por mês. Esse operario fabrica 200 bolsas por mês e o empresário vende cada uma por R$ 150,00. Para cada bolsa, vamos admitir que sejam gastos R$ 100,00 em matéria-prima, energia elétrica e outros insumos. Ainda sobraria R$ 50,00 de lucro por bolsa vendida, ou seja, a cada 200 bolsas produzidas e vendidas, o operário ganha R$ 720,00 e o empresário R$ ,00. Digamos que esse operário consiga produzir, em média, 6 bolsas por dia. Ele recebe R$ 24,00 e o capitalista recebe R$ R$ 300,00. Nesse caso a mais-valia corresponderia a R$ 276,00 por dia.

14 Conceitos Marxistas Revolução Socialista e Comunismo: para Marx e Engels, a superação do capitalismo e a construção de uma sociedade sem classes só seriam possíveis por meio de uma revolução socialista, conduzida pelos trabalhadores. O estágio seguinte da humanidade seria o comunismo, uma sociedade sem classes, sem propriedade privada dos meios de produção e sem Estado, na qual cada pessoa trabalharia de acordo com suas capacidades e receberia um salário proporcional às suas necessidades.

15 Anarquismo A palavra anarquismo, de origem grega, não significa desordem e sim “sem governo”. Por essa razão, os teóricos anarquistas discutiram a possibilidade de consolidar uma sociedade na qual os seres humanos se afirmariam por meio de uma ação própria em um contexto sociopolítico de liberdade, sem a opressão da Igreja e dos governos. Eles rejeitavam qualquer autoridade porque viam nela a fonte básica dos males humanos. Também não admitiam o Estado e sua organização burocrática, considerando-os responsáveis pela consolidação da ordem política, econômica e social da burguesia.

16 Anarquismo Para o movimento anarquista, o ser humano deve viver sem Estado, a partir de uma gestão comunitária, ou seja, por meio da cooperação. Em livre associação, os indivíduos seriam capazes de produzir e distribuir a riqueza produzida de acordo com suas necessidades. O movimento conviveu com um sério paradoxo: mesmo contrários a qualquer forma de autoritarismo e ao uso da força, os anarquistas admitiam esse método para a derrubada da autoridade e a instauração da condição ideal, ou seja, a sociedade anarquista.

17 Pensadores Anarquistas
Pierre-Joseph Proudhon ( ): “ A propriedade é um roubo”; Destruição do Estado; Autogoverno dos trabalhadores; Mikhail Bakunin ( ): Radicalização da teoria anarquista; Anarquismo terroristas; Ataque aos chefes de estado e representantes do poder; “ O mundo será um lugar melhor quando o último burguês morrer enforcado nas tripas do último padre e afogado no sangue do último militar”. Pensadores mais recentes: Erico Malatesta e Leon Tolstoi.

18 Anarcossindicalismo Foi a tentativa de organizar coletivamente o movimento anarquista. Teve importância no movimento operário mundial, incluindo o Brasil. Essas ideias chegaram ao Brasil no início do século XX através dos imigrantes italianos. Os seguidores dessa corrente defendiam a destruição da ordem liberal burguesa e a construção de uma sociedade de indivíduos livres. Os anarcossindicalistas acreditavam que a transformação da sociedade só seria possível com a ação direta dos trabalhadores, por meio de uma greve geral dirigida pelos sindicatos.


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