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O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
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O ORGANISMO E A ATIVIDADE
O homem não possui um mundo fixo. A relação do homem com o seu ambiente caracteriza-se pela abertura para o mundo. O processo de tornar-se homem efetua-se na correlação com o ambiente. O ambiente é, ao mesmo tempo, natural e humano.
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O ORGANISMO E A ATIVIDADE
As maneiras de tornar-se ser humano são tão numerosas quanto as culturas humanas. O homem constrói sua própria natureza, o homem se produz a si mesmo. A auto-produção do homem é sempre e necessariamente um empreendimento social. A ordem social é um produto humano.
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O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
AS ORIGENS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO Toda atividade humana está sujeita ao hábito. Mesmo o indivíduo, em uma ilha deserta, torna habitual sua atividade. Como se originam as instituições? A institucionalização ocorre sempre que há uma tipificação recíproca de ações habituais por tipos de atores. - As tipificações das ações habituais que constituem as instituições são sempre partilhadas.
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A instituição pressupõe que ações do tipo X serão executadas por atores do tipo X.
As instituições têm sempre uma história. As instituições, pelo simples fato de existirem, controlam a conduta humana. O caráter controlador é inerente à institucionalização. Portanto, as instituições implicam a historicidade e o controle. É impossível entender adequadamente uma instituição sem entender o processo histórico em que foi produzida.
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O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
AS ORIGENS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO Dizer que um segmento da atividade humana foi institucionalizado é dizer que este segmento foi submetido ao controle social. O mundo institucional é experimentado como realidade objetiva. Contudo, a objetividade do mundo institucional é uma objetividade produzida e construída pelo homem.
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O processo de interiorização diz respeito ao processo de socialização primária e secundária.
Quanto mais a conduta é institucionalizada, mais ela se torna predizível e controlada. Toda instituição tem um corpo de conhecimento transmitido como receita e, sendo este conhecimento socialmente objetivado como um corpo de verdades universalmente válidas sobre a realidade, qualquer desvio radical da ordem institucional toma caráter de afastamento da realidade.
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O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
PAPÉIS As instituições incorporam-se à experiência do indivíduo por meio de papéis. Os papéis representam a ordem institucional. Alguns papéis representam simbolicamente esta ordem em sua totalidade.
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EXTENSÃO E MODOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
Qual a extensão da institucionalização na totalidade das ações sociais em uma dada coletividade? Se muitas, ou a maioria das estruturas importantes de uma coletividade são geralmente compartilhadas, a esfera da institucionalização será ampla. É possível conceber uma sociedade na qual a institucionalização seja total? Uma sociedade primitiva se aproximaria mais deste modelo do que a civilizada. A institucionalização não é contudo um processo irreversível.
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O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
Quanto maior a segmentação institucional é maior a possibilidade de subuniversos de significação social. A reificação é a apreensão dos fenômenos/atividades humanas como se fossem algo diferente de produtos humanos. Através da reificação, o mundo das instituições parece fundir com o mundo da natureza. Os papéis podem ser reificados da mesma maneira que as instituições. O indivíduo nega qualquer responsabilidade
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A reificação dos papéis estreita a distância subjetiva que o indivíduo pode estabelecer entre si e o papel que desempenha. Ex.: “não tenho escolha neste assunto ... tenho que agir desta maneira, por causa da minha posição ...” (marido, pai, general, presidente, bandido, etc.) » Como se fosse uma coisa determinada, pré-fixada, só que o papel é um produto humano! Não-fixo! A própria identidade pode ser reificada. Há uma identificação total do indivíduo com as tipificações que lhe são socialmente atribuídas.
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PSICOLOGIA INSTITUCIONAL DE BLEGER
b) O conceito de psico-higiene. Trabalho psicológico, nas situações comuns da vida das pessoas, a partir de tarefas diárias e ordinárias, promovendo a saúde e o bem-estar. c) Psicologia Institucional. Uma forma de intervenção psicológica com significação social.
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