A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever."— Transcrição da apresentação:

1 Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever

2 Lucília Helena Do Carmo Garcez  Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Sergipe(1971), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília(1980) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1996). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, ensino, produção de texto, interação, dialogia.

3 Mitos sobre o ato de escrever  um dom que poucas pessoas possuem;  um ato espontâneo que não exige empenho;  uma questão que se resolve com algumas “dicas”;  um ato isolado, desligado da leitura;  algo desnecessário no mundo moderno;  um ato autônomo, desvinculado das práticas sociais.

4 Escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida A escrita é uma construção social tanto na história humana como na história de cada indivíduo. Embora alguns possam ter mais facilidade, o grau de familiaridade com a escrita é determinado pelo(a):  modo como aprendemos a ler;  importância que o texto escrito tem para nós e para o nosso grupo social;  intensidade do nosso convívio com o texto escrito;  freqüência com que escrevemos.

5 Escrever é um ato que exige muito empenho e trabalho Trata-se de uma das atividades mais complexas realizadas pelo ser humano. Requer agilidade mental para:  articular, coordenar e harmonizar diversos aspectos envolvidos na escrita;  acessar conhecimentos de natureza diversa sobre o assunto, o tipo textual adequado, a situação em que o texto é produzido, o(s) possível(is) leitor(es), a língua e suas possibilidades etc.

6 Escrever exige estudo sério Não se aprende a escrever apenas com dicas. Estas podem ser úteis, mas a habilidade de escrever bem é:  o resultado de um percurso constituído de muita prática, muita reflexão e muita leitura;  uma ação em que o sujeito se envolve de forma total, com sua bagagem de conhecimentos e experiência sobre o mundo e sobre a linguagem. Portanto é indispensável tal envolvimento.

7 Escrever é uma prática articulada ao hábito da leitura É pela leitura que assimilamos as estruturas próprias da língua escrita e dos diferentes tipos de texto. A leitura é um propulsor do desenvolvimento de habilidades cognitivas, pois:  envolve procedimentos intelectuais;  exige operações mentais;  favorece o acesso à informação;  promove a análise e a reflexão da realidade.

8 Escrever é necessário no mundo moderno O complexo mundo contemporâneo requer documentos escritos como forma de legitimação de atos e fatos. Tudo é mediado pela escrita, por isso exige-se essa habilidade:  para exercício da cidadania;  em qualquer processo seletivo;  como meio de ascensão social.

9 Escrever é um ato vinculado a práticas sociais A escrita tem um sentido e uma função. Através dela podemos atuar no mundo, nos relacionar com os outros e nos constituir como sujeitos conscientes de nossos direitos e deveres. A produção de textos é, pois, uma forma de:  reorganizar o pensamento e o universo interior da pessoa;  interagir com o outro;  reconhecer, adaptar ou modificar a realidade.


Carregar ppt "Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google