A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ACADÊMICAS: Anna Carolina Silva Franklin Azevedo Adriano Campos Tavares Cláudia Maria Fernandes Correa Conceição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ACADÊMICAS: Anna Carolina Silva Franklin Azevedo Adriano Campos Tavares Cláudia Maria Fernandes Correa Conceição."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ACADÊMICAS: Anna Carolina Silva Franklin Azevedo Adriano Campos Tavares Cláudia Maria Fernandes Correa Conceição Aparecida Marinato Montes Romilci Aparecida Teodoro Pereira Curso: Pedagogia – 4º Período Professora: Anicézia Ramanhol Bette

2 Podemos fazer a diferença...

3 Irandé Antunes A professora Irandé Antunes possui graduação em Línguas Neolatinas pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a tese “O ensino da língua materna como integração de conhecimentos linguísticos”, e Doutorado pela Universidade de Lisboa (UL) com a tese intitulada “Aspectos da coesão lexical na organização do texto escrito de comentário”, obtido em 1993. Atualmente, Irandé é professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará, especialista em Língua Portuguesa, junto à Secretaria do Estado do Ceará e ao Ministério da Educação e Cultura (MEC). Exerce ampla atividade de divulgação técnico- científica, principalmente para professores de Língua Portuguesa, em cursos, palestras, seminários, congressos e debates sobre os temas: língua, texto e discurso, gêneros textuais, produção escrita, leitura e formação de professores.

4 Refletindo sobre a prática da aula de português 1. Sinais de mudança  Persistência no ensino tradicional;  Consequências: insucesso escolar, falta de sentido no estudo da língua e dificuldade de agir e se posicionar perante o mundo;  Causas externas e fatores internos influenciam, sendo que os últimos condicionam a qualidade e relevância dos resultados.  Ações positivas: percebe-se um esforço para que ocorram mudanças.

5 1.2 Um querer legitimado  PCN: reflexão sobre os mais variados usos da língua;  SAEB: os descritores estão de acordo com o ensino que priorizam habilidades e competências;  PNLD: os livros tiraram do centro a análise puramente metalinguística que estava atrelada ao ensino tradicional.

6 1.3 Num olhar de relance  Críticas sobre a prática pedagógica

7 1.3.1 O trabalho com a oralidade  Omissão da fala: ela está ligada ao mundo extraescolar;  Visão equivocada: violação privilegiada das regras gramaticais;  Predomínio: registro coloquial;  Gêneros orais:

8 3.2 O trabalho com a escrita  Ignora o sujeito aprendiz;  Escrita mecânica e periférica;  Prática de uma escrita artificial e inexpressiva;  Escrita apenas para exercitar;  Exercícios que priorizam aspectos não relevantes da língua;  Escrita improvisada, sem planejamento e sem revisão.

9 1.3.3 O trabalho com a leitura  Atividades centradas em habilidades mecânicas de decodificação;  Leitura sem interesse, sem função e desvinculada dos usos sociais;  Atividades apenas centradas no treino;  Leitura superficial;  Falta de coerência entre o que se lê na escola e o que está fora dela;  Escola “sem tempo para a leitura”;

10 1.3.4 O trabalho com a gramática  Gramática descontextualizada;  Fragmentação;  Falta de ligação com a competência comunicativa dos falantes;  Valorização de regras gramaticais;  Nomenclatura e classificação;  Gramática inflexível e petrificada;  Gramática prescritiva: marcar apenas o certo e o errado;  Não encontra apoio em textos reais.

11

12


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ACADÊMICAS: Anna Carolina Silva Franklin Azevedo Adriano Campos Tavares Cláudia Maria Fernandes Correa Conceição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google