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PublicouMarco Araújo Caldas Alterado mais de 8 anos atrás
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em pedagogia DISCIPLINA: EED 7133 Organização dos Processos Coletivos do Trabalho Escolar PROFESSORA: Drª Maria Aparecida L. Aguiar ACADÊMICOS: Aldo Flores Patrica Fistarol e Hellen Balbinotti
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Página. 85 A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO EIXOS ORIENTADORES Cecília Goulart 1 ________________________________ Doutora em Letras – Professora da Faculdade Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).
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SUMÁRIO Texto de Carlos Drummond de Andrade 1.INTRODUÇÃO 2.A Ênfase Na Criança De Seis Anos 3.A Escola Como Espaço Social Pedagogicamente Organizado 4.A Organização Discursiva Da Escola E Suas Implicações: A Impotância Do Reconhecimento De Diferentes Modos De Falar 5.O Letramento Como Horizonte Para A Organização Do Trabalho Pedagógico, A Relação Língua Oral-língua Escrita E A Aprendizagem Da Escrita
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1. INTRODUÇÃO Segunda a autora. Perguntas de professores: -Para que serve a escola ? -Qual é o papel social da escola ? -O que fazer para aprendizagem ?
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Perguntas de crianças: - Como é a escola ? - O que acontece lá dentro ? - Como acontece ? - O que fazer lá e o que não podemos ? - O que vamos aprender ?
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Concepções de educação, dos professores: - Educar para que ? - Como educar ? Levar em consideração: - Fábrica/industrialização/conteúdos - Visão de mundo - Ser humano
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Texto dialoga: - Organização do trabalho pedagógico nos anos/séries iniciais do ensino fundamental de nove anos. - Nesse mundo constante mudança. - Ligado diversos fatores : bairro, espaço, características professores(as), formação, história de vida.
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“Às vezes, preocupadas em demasia com os conteúdos de ensino, não paramos para conhecer nossos alunos.” (GOULART, 2007, p. 87).
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A ÊNFASE NA CRIANÇA DE SEIS ANOS Compreender a criança de seis anos : -Inquietude, não é uma pequena criança/não é ainda uma criança grande. -Transposição continua da educação infantil para o ensino fundamental sem rupturas. -Aprender ganha significado social. -Perspectiva de autonomia. -Interação como ensinar e aprender.
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A ESCOLA COMO ESPAÇO SOCIAL PEDAGOGICAMENTE ORGANIZADO “A organização do trabalho pedagógico caracteriza-se como uma dimensão muito importante para o desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola.” (GOULART, 2007, p. 88).
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Escola é o espaço de organização dos conhecimentos para as crianças aprenderem [escolarização – língua escrita, MTM, outras áreas e visão de mundo para entender a realidade]. Descobrir conhecimentos prévios. Organização classes / turmas/ grupos /materiais / tempo / atividades/refeição. Planejamento de ensino, plano de aulas, projetos.
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A ORGANIZAÇÃO DISCURSIVA DA ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES: A IMPOTÂNCIA DO RECONHECIMENTO DE DIFERENTES MODOS DE FALAR “Pessoas de diferentes classes sociais, regiões geográficas, idades, e até mesmo de diferentes gêneros, utilizam a língua de maneiras diferentes.” (GOULART, 2007, p. 90).
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Quando fazemos um bom trabalho usamos a linguagem escrita, oral e verbal. Todas estão corretas, mas nem tudo que se fala, está correta escrever. Porque o que se tem é uma sociedade desigual/língua marcador social Grandes variedades linguísticas. Esta variação acontece em todos os níveis da língua: Sintático, semântico, morfológico e fonológico.
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O LETRAMENTO COMO HORIZONTE PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, A RELAÇÃO LÍNGUA ORAL-LÍNGUA ESCRITA E A APRENDIZAGEM DA ESCRITA “Não se pode esperar que todas as crianças aprendam tudo o que lhes é falado, ao mesmo tempo.”(GOULART, 2007, p. 91).
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Vários modos de falar, mas um modo de escrever ortograficamente. São diferentes modos de ler, mostrar e falar da realidade, apresentar a mesma questão de várias maneiras, em momentos e com recursos diferentes. Aprender a escrever sem medo de “errar”. Texto escrito pelas crianças, uma fonte de informação.
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Todo professor de qualquer nível de ensino, é um professor de linguagem. Quanto a organização escolar, precisa-se pensar nas crianças de seis anos e sua inserção no mundo letrado. Crianças zona urbana grande contato com este mundo, porém as crianças da zona rural têm um grande afastamento.
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“[...] a escola precisa ser séria, mas não precisa ser sisuda, [...].” (PAULO FREIRE, s/a, s/p, apud GOULART, 2007, p 95). “É importante conversar com as crianças sobre o que vai escrever, ler textos que contribuam para que elas possam expandir seus conhecimentos”. (GOULART, 2007, p. 93). “É preciso ter espaço para arriscar em consequência, é preciso ter espaço, não para expor hipóteses, dúvidas. (GOULART, 2007, p. 94).
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REFERÊNCIA GOULART, C. A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO EIXOS ORIENTADORES. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S.D.; NASCIMENTO, A. R. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
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