A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin."— Transcrição da apresentação:

1 O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin

2 Objetivos Compreender o papel do professor no ensino a distância por meio das TICs Conhecer técnicas e procedimentos para estudo em EaD

3 Tópicos 1.O papel do professor no ensino a distância 2.Aprendendo a distância 2.1 Estabelecendo objetivos e prioridades claras e realizáveis 2.2 Aprender a distância, mas como? 2.3 Sua primeira ferramenta: um grande calendário! 2.4 Uma agenda, santa ferramenta! 2.5 Lista de tarefas, não posso perder meus objetivos de vista! 2.6 A importância da autoavaliação 2.7 A leitura como método de estudo para a aprendizagem a distância

4 O papel do professor no ensino a distância Novos papéis são criados! No ensino a distância, os processos de acompanhamento dos alunos diferenciam-se das práticas presenciais.

5 O papel do professor no ensino a distância Sistema de tutoria: – Estrutura disponibilizada pelas instituições para oferecer o suporte ao aluno – Envolve diferentes profissionais: desde o processo de produção de materiais até o profissional que atua como tutor, trabalhando diretamente com o aluno.

6 Responsável pela elaboração e atualização do conteúdo. Professor conteudista ou autor Responsável pela organização das disciplinas de um curso e pela equipe de tutores. Professor formador Responsável por uma turma de alunos em uma disciplina. Professor tutor

7 Saberes da formação profissional Transmitidos pelas instituições de formação de professores, pertencentes às Ciências da Educação e à ideologia pedagógica. Saberes disciplinares Pertencentes às variadas áreas do conhecimento. Saberes curriculares Correspondentes aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos constantes dos programas escolares, e que o professor precisa saber aplicar. Saberes experienciais Desenvolvidos pelos professores na sua própria prática, no exercício das suas funções. Tardiff (2002) Saberes docentes + TICs!

8 Aprendendo a distância Palavra-chave: autonomia – Disciplina e comprometimento do aluno – Ter maior controle sobre seu tempo e organização da sua aprendizagem

9

10 Planejar é preciso! Estabeleça objetivos e prioridades claras, realizáveis, dentro do cronograma do curso e do tempo de que você dispõe para estudar Gerencie seus estudos, seu tempo e seu ritmo Avalie as condições que você tem disponíveis e aquilo de que precisa para melhor se aplicar nos estudos Crie as condições (físicas, psicológicas e emocionais) favoráveis para seus estudos Controle e avalie constantemente sua maneira de aprender, melhorando-a no que for necessário

11 Estabelecendo prioridades

12 Calendário, agenda e lista de tarefas Calendário: dias de encontros presenciais, dias de avaliação, compromissos com a família, do trabalho, etc. Dica: Google Calendar. Agenda semanal: organização do tempo por semana. Pense o que você fará no dia, ou numa tarde. Lista de tarefas: lista das tarefas que você tem que fazer.

13

14

15 Lembre-se! Gerencie seu tempo, seu ritmo e garanta seus prazos. Você deve controlar seu tempo para não ficar sobrecarregado. Se isso acontecer, reavalie seu planejamento.

16 A importância da autoavaliação Conheça-se melhor como estudante. Avalie de que maneiras você aprende melhor e mais rápido Identifique o que lhe distrai e o que lhe ajuda a se concentrar para aprender mais fácil e rapidamente Esteja “antenado” com suas motivações, suas mudanças de humor, seu estado de espírito

17 A leitura como método de estudo para a aprendizagem a distância 1)A primeira etapa de qualquer leitura é saber que objetivo ela terá para você. Para cada objetivo, existe um determinado ritmo, às vezes mais rápido ou mais lento. 2)Dê uma olhada geral na estrutura e organização do material a ser lido 1)Tente identificar as intenções do autor. 2)Observe o sumário, títulos e subtítulos. 3)Tente identificar o que você já conhece do conteúdo.

18 3) Estabeleça que tipo de leitura deve fazer Leitura reflexiva Para textos que necessitam de uma reflexão mais demorada (textos filosóficos ou com maior aprofundamento do assunto) Exige do leitor parar regularmente a leitura e refletir sobre as ideias do autor. Leitura seletiva Requer um primeiro contato com um livro, um texto didático ou uma revista para descobrir as ideias desenvolvidas pelo autor Deve ser o mais breve possível. Ela é somente para procurar informações específicas no texto. Leitura em diagonal Permite descobrir rapidamente as ideias e os temas importantes de um texto. “Sobrevoo” pelo texto sem se deter nas palavras, com os olhos ziguezagueando pelas páginas. Leitura ativa e analítica Permite clarear as ideias importantes de um texto e reconstruir informação a ser apropriada pelo leitor Ativa conhecimentos anteriores, evidenciando as ideias importantes e dirigindo a leitura para atestar a compreensão.

19 Referências JOYE, Cassandra et. al. Educação a Distância. Fortaleza: IFCE, 2013.


Carregar ppt "O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google