Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMario Monsanto Silva Alterado mais de 6 anos atrás
1
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada por Dispositivo Indutor: elemento novo nos processos educativos. Autor: TOSCHI, M. S. CMDI – Comunicação Mediada por Dispositivo Indutor: elemento novo nos processos educativos. In: LIBÂNEO, J. C. e SUANNO, M. V. R. Didática e escola em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, Editora da PUC-Goiás, 2011. Acadêmica:Érica de Barros Silva Disciplina: Novas Tecnologias da Educação Prof. Adda Daniela Anápolis, 2013
2
Introdução O conceito de CDMI é apresentado a partir dos termos que o compõem, analisando assim o conceito de dupla mediação e como os dispositivos tecnológicos que hoje está presente nas escolas modificam as formas de ensinar e aprender, e ainda na relação do uso da tecnologia entre professores e alunos.
4
Como seres sociais e comunicadores, temos de aceitar nossa interdependência com o outro. Não comunicação sem respeito ao outro. Assim, a comunicação refere-se à capacidade de reconhecimento do outro A comunicação, esta é importante na vida humana e fundamental no processo social, para se comunicar é necessário respeitar o direito de expressão.
5
Centro do processo educativo
Anteriormente : Alunos Centro do processo educativo
6
A Comunicação como ato social:
Dimensões da comunicação: A normativa: estão os atos de informar, dialogar, compartilhar, compreender. A dimensão funcional: mostra o quanto a comunicação é absolutamente necessária para o funcionamento das relações humanas e sociais.
7
No processo pedagógico a mediação é dupla
No processo pedagógico a mediação é dupla. Ou seja, no processo de relação dos alunos com os conteúdos há mediação do professor e a do dispositivo a que o estudante tem acesso. Fonte: organizado pela autora, 2011. Figura 1 – Espiral da dupla mediação na rede de informações
8
Toschi (2011) : “Daí se falar em dupla mediação no processo de aprender, a mediação do professor e a mediação do dispositivo conectado à virtualidade. Assim, aos professores cabem tarefas mais complexas do que a transmissão de saberes. Compete-lhes fazer mediações neste espaço de relações entre o estudante, o conhecimento e os meios divulgadores do saber, ou que possibilitam acesso às diferentes informações.”
9
Espaços Híbridos e os Celulares
A possibilidade de conexão constante, possibilitada pelo celular e por outros dispositivos, transforma a experiência de espaço e inclui tanto interações sociais e físicas quanto as conexões ao espaço informacional, à virtualidade.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.