Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCamila Mirandela Alves Alterado mais de 7 anos atrás
2
Resgatando heranças e transformando gerações
3
Escola: Colégio Nascimento Cidade: São Vicente (SP) Categoria: Práticas pedagógicas Professor responsável: Karina Zanelli de Alcântara Tonatto
4
Natureza do projeto Pesquisar a cultura e costumes das gerações anteriores é um ganho para as nossas crianças e uma maneira de fomentar a valorização de sua cultura e história pessoal, uma maneira prática de trabalhar com a formação da identidade de cada indivíduo. Observamos a necessidade da realização deste projeto com nossas crianças da turma do 2° ano, para que se vejam como uma casa do tesouro – cultural e historicamente, ou seja, uma pessoa única que possui uma herança rica e é um agente transformador para as gerações vindouras.
5
Objetivo geral Trabalhar de forma interdisciplinar, dinâmica e investigativa a valorização da cultura pessoal (que chamaremos de tesouro neste projeto) de cada educando, com práticas do uso da linguagem oral e escrita e troca de experiências entre as crianças, a fim de promover a formação da identidade de cada indivíduo.
6
Objetivos específicos
Realizar um projeto interdisciplinar, abrangendo os componentes curriculares de língua portuguesa, história e geografia; Trabalhar com os conceitos e com a cultura / bagagem cultural, a fim de incentivar a valorização e a construção da identidade pessoal de cada criança; Estimular a produção de textos orais e escritos; Trabalhar com mas marcas do gênero textual: biografia Desenvolver a habilidade de responder adequadamente às demandas sociais que envolvem a escrita no meio digital, investindo, assim, no letramento digital; Formar pesquisadores; Estimular momentos de leitura; Construir noções de tempo e espaço; Valorizar princípios e heranças familiares; Proporcionar momentos de troca entre: os colegas de classe, escola e família e crianças e família.
7
Fases de implementação
8
1- Divulgação Apresentação da proposta e plano de trabalho aos alunos e docentes Mapear o conhecimento prévio dos alunos Refletindo sobre a história Chico Juba. “O segredo é cuidar das raízes”.
9
2- Execução das ações Pesquisa: Tudo o que existe tem uma história
Chegou o momento de a turma perceber que tudo que existe no mundo possui uma história. Vamos pesquisar! Foram organizados 4 grupos e organizadas temáticas que contemplassem o interesse dos alunos com direções Dia da família na escola Valorizamos as heranças familiares e estreitamos os vínculos entre pais/família e filhos Explorando nossas raízes Foi elaborada uma maleta, a qual as crianças levaram para as suas casas, com a finalidade de pesquisar heranças de sua família ou de sua infância e apresentar aos colegas, trabalhando a oralidade.
11
3- Checagem dos resultados
reDefinindo a temática: Cultura Com o intuito de checar os resultados, ou seja, fazer uma avaliação contínua do desenvolvimento do projeto foi proposto à turma o compartilhar oralmente do conhecimento já obtido, definindo o termo cultura e pesquisar no dicionário a definição da palavra (buscar a cientificidade), para repensá-la na prática que vivemos.
12
4- Ação e Entrega dos Resultados
Produção textual: minha biografia Produzindo: autorretrato Produto final: Elaboração do blog da turma do 2° ano A. Link: Compartilhando aprendizado
13
Cronograma básico Divulgação Execução das ações
Fevereiro e Março/17 Planejamento estratégico (público-alvo: alunos, escola e famílias). Apresentação às crianças e família. Execução das ações Março e Abril/17 Execução das atividades previstas (atividade com a família, pesquisa sobre fatos históricos e cultura pessoal). Checagem dos resultados Maio/17 Repensando e buscando conceitos científicos Ação e Entrega dos Resultados: Ações finais, elaboração do produto final e exposição à comunidade (blog).
14
Fundamentação teórica
LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Politico Pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização, 16º ed São Paulo Libertad, 2006. WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de informação: como transformar informação em compreensão. São Paulo: Cultura, 1991.
15
Obrigado!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.