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Diretoria de Ensino de Piracicaba

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Apresentação em tema: "Diretoria de Ensino de Piracicaba"— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Ensino de Piracicaba
I Encontro De Formação Dos Professores Coordenadores 07 de fevereiro de Repensando e Planejando a Ação Pedagógica Diretoria de Ensino de Piracicaba Núcleo Pedagógico

2 Pauta Documento orientador Ferramentas Documentos – Escola É ...
Conselho de Escola Acompanhamento e monitoramento das ações (protocolos – histórico de observação) Plano de Ação Como será trabalhado? O que será trabalhado? Quem são os responsáveis? Apresentação das habilidades críticas (Princípio de Pareto) Foco Aprendizagem Habilidades prioritárias de matemática e Língua Portuguesa de cada escola (EF e EM) Diretoria de Ensino – Matemática Diretoria de Ensino – Língua Portuguesa Equivalência das Matrizes (Processual ) Matemática Língua Portuguesa Interligação com as Situações de Aprendizagem de outras disciplinas (no documento) Matriz de Avaliação Processual AAP Acompanhar as habilidades do bimestre AAP (80% Caderno do Professor e 20% matriz de SARESP) Plano De 06 a 24 de fevereiro – I Etapa Anual (como trabalhar as habilidades da AAP) – II Etapa

3 Orientar o PC sobre o plano de ação do dia 06 a 24 de fevereiro
Planejar as próximas ações em 2017

4 COM OS PÉS EM 2016 E O OLHAR EM 2017

5 E no documento ... É importante refletir sobre os processos ligados:
A análise dos resultados das avaliações externas e avaliação final do trabalho desenvolvido pela escola em 2016 – especialmente refletido no desempenho dos alunos.

6 Elaboração do Planejamento 2017 subsidiada pela análise desses indicadores.

7 Por que avaliar? A avaliação é um elemento inicial para REPENSAR e PLANEJAR a ação pedagógica. Por isso, faz-se necessário que: os profissionais das escolas compreendam os dados e informações produzidos pelas avaliações.

8 A escola deverá dar continuidade às ações positivas, que se refletem no bom desempenho dos alunos, e REVER ou APRIMORAR as ações que não geraram as aprendizagens esperadas.

9 Ferramentas para análise de resultados
1) Plataforma Foco Aprendizagem p. 05

10 2) DOCUMENTOS Anos Iniciais Língua Portuguesa Matemática

11 3) Reuniões de Conselho de Classe
O conselho final, portanto, mais do que definir sobre a promoção ou retenção do aluno, deve analisar as ações realizadas, identificar os problemas de ensino e de aprendizagem e buscar formas de superação das dificuldades: Quais habilidades não foram desenvolvidas; Por que o processo de ensino e de aprendizagem não gerou as aprendizagens esperadas àqueles alunos e quais as causas; Quais são os encaminhamentos propostos para 2017, para superar essas dificuldades. p. 06

12 Reuniões de Conselho de Classe
As estratégias definidas pela equipe escolar para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos obtiveram o resultado esperado? As expectativas de aprendizagem estabelecidas para 2016 foram alcançadas? Com base nas necessidades identificadas pela equipe escolar, a Proposta Pedagógica está adequada? Necessita de alterações? p. 06

13 4) Elaboração do Plano de Ação
Encaminhar ao p. 07

14 Entrega 15/02/2017 Plano Anual

15 p. 09

16 INDICADORES Os dados fornecidos pelas Avaliações internas; Resultados dos Conselhos de Classe; Avaliações de Aprendizagem em Processo (AAP); resultados do SARESP; Resultados do IDESP; Resultados do IDEB.

17 Nos levam a refletir sobre:
O que a equipe escolar aponta como conquistas e pontos fortes alcançados até agora? Quais as fragilidades e os desafios a serem enfrentados daqui para frente? O que é necessário priorizar dentre as fragilidades e desafios identificados e que serão pontos de partida para o próximo ano letivo? Podemos desdobrar essas prioridades por etapas e/ou anos/séries com vistas a chegar à raiz dos problemas identificados?

18 A partir dessas reflexões:
De apoio às aprendizagens, com base no desenvolvimento das habilidades consideradas em situação crítica para determinado ano/série do percurso escolar, bem como, Para introdução de novos conteúdos e temáticas do currículo previsto para aquele ano/série. p. 08

19 Protocolo de Acompanhamento
Acompanhamento e Monitoramento É imprescindível acompanhar e monitorar as atividades desenvolvidas e avaliar os resultados alcançados. Protocolo de Acompanhamento

20 Registros para prosseguimento ou aprimoramento das ações pedagógicas e também a correção das rotas de maneira a conduzir à aprendizagem plena dos alunos.

21 E para os próximos dias:
Elaborar a 2ª etapa do Plano de Ação, que terá continuidade em março de 2017. Assegurar o desenvolvimento das habilidades propostas no Currículo (MAP)

22 Língua Portuguesa Matemática

23 APRESENTAÇÃO DAS HABILIDADES CRÍTICAS - MATEMÁTICA
Retomada de algumas habilidades não fortalecidas durante o percurso de aprendizagem do aluno.

24 p. 05

25 L. Portuguesa p. 05

26 p. 12

27 L. Portuguesa p. 06

28 E na plataforma Foco Aprendizagem ...

29 Habilidades prioritárias de Matemática e Língua Portuguesa de cada escola (EF e EM)

30 Propostas de itinerários conceituais, nas quais, podem auxiliar no processo de ressignificação das habilidades em situação críticas indicadas anteriormente. p. 06

31 Apoio à Aprendizagem Língua Portuguesa
A primeira coluna explicita as HABILIDADES EM SITUAÇÃO CRÍTICA E MUITO CRÍTICA. Na segunda, estão sugeridas as SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM – CADERNOS DO PROFESSOR Na terceira, o tema “SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM – CADERNOS DO PROFESSOR – OUTRAS DISCIPLINAS” contempla sugestões de Situações de Aprendizagem articuladas às demais disciplinas curriculares que podem auxiliar no trabalho a ser feito em conjunto com Língua Portuguesa.

32 p. 21

33 Propostas de itinerários conceituais de outros componentes curriculares, nas quais, podem auxiliar no processo de ressignificação das habilidades em situação críticas indicadas anteriormente. p. 07

34 Agradecemos a presença!!


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