A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretoria de Ensino Região de Carapicuíba Núcleo Pedagógico Replanejamento /Julho2016 Ensino Médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretoria de Ensino Região de Carapicuíba Núcleo Pedagógico Replanejamento /Julho2016 Ensino Médio."— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Ensino Região de Carapicuíba Núcleo Pedagógico Replanejamento /Julho2016 Ensino Médio

2 DATA: 27/07/2016 LOCAL: DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUIBA HORÁRIO: 13h00 às 17h00 PÚBLICO ALVO: PC do Ensino Médio PAUTA: 1º Momento ACOLHIDA LEITURA DA PAUTA SENSIBILIZAÇÃO Pauta

3 2º Momento LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS a) individual b) em grupos c) socialização 3º Momento Proposição de conceitos 4º Momento LEGISLAÇÃO

4 5º Momento INDICADORES 6º Momento Reflexão Socialização 7º Momento Café

5 8º Momento Atividades (pauta do replanejamento) 9º Momento comunicados 10º Momento Fechamento

6 Subsidiar teoricamente a prática do Professor Coordenador; Subsidiar teoricamente a prática do Professor Coordenador; Discutir e refletir a pauta de replanejamento das Unidades Escolares. Discutir e refletir a pauta de replanejamento das Unidades Escolares.

7 LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS

8

9 86% 12% 1% PARTE 1: Individualmente os PCs irão refletir sobre:Individualmente os PCs irão refletir sobre: - Qual a importância do replanejamento nesse momento para a Unidade Escolar? - O que precisa ser replanejado na sua escola?

10 86% 12% 1% PARTE 2: Em grupos os PCs irão apontar os pontos comuns da reflexão anterior:Em grupos os PCs irão apontar os pontos comuns da reflexão anterior: Qual a importância do replanejamento nesse momento para a Unidade Escolar?Qual a importância do replanejamento nesse momento para a Unidade Escolar? O que precisa ser replanejado na sua escola?O que precisa ser replanejado na sua escola?

11

12 Proposição de conceitos Proposição de conceitos

13

14

15 Momento de rever e revisitar a Proposta Pedagógica para observar os objetivos e metas que a escola deseja atingir; ( GESTÃO ESCOLAR: Replanejamento.)Momento de rever e revisitar a Proposta Pedagógica para observar os objetivos e metas que a escola deseja atingir; ( GESTÃO ESCOLAR: Replanejamento.) Reunir todos os indicadores de desempenho escolar para traçar um panorama da atual situação da escola (resultados dos bimestres anteriores: Conselho de Classe, AAP, etc.);Reunir todos os indicadores de desempenho escolar para traçar um panorama da atual situação da escola (resultados dos bimestres anteriores: Conselho de Classe, AAP, etc.);

16 Verificar quais ações serão implementadas visando auxiliar o processo de ensino e aprendizagem para os professores e alunos;Verificar quais ações serão implementadas visando auxiliar o processo de ensino e aprendizagem para os professores e alunos; Enumerar os pontos que merecem mais atenção (habilidades com desempenhos abaixo e acima do esperados);Enumerar os pontos que merecem mais atenção (habilidades com desempenhos abaixo e acima do esperados); Definir um plano de ação conjunto da unidade escolar.Definir um plano de ação conjunto da unidade escolar.

17 (Ferreira, Francisco Whitaker. 1983)

18 LEGISLAÇÃO LEGISLAÇÃO

19 II – ao Professor Coordenador: a)orientar os professores sobre a utilização dos indicadores e materiais de apoio disponibilizados na Plataforma; b) estimular a interpretação das informações, com vistas à elaboração ou adequação do plano de trabalho do docente; c) promover reflexão colaborativa entre os professores, a partir das informações e indicadores disponibilizados na Plataforma; d) propiciar aos professores oportunidades de discussão e estudos, nos horários de trabalho pedagógico coletivo, a partir de informações, disponibilizadas na Plataforma; e) subsidiar o processo formativo na unidade escolar e buscar apoio das equipes pedagógicas da Diretoria de Ensino, quando necessário;

20 III– ao Professor : a)analisar e utilizar as informações relacionadas aos resultados de aprendizagem de seus alunos e turma (s), para estruturar/reestruturar continuamente o seu trabalho pedagógico; b) refletir sobre sua prática de sala de aula, utilizando informações relacionadas aos resultados de aprendizagem de seus alunos e turma (s), com vistas a elaboração e execução de plano de ação; c) utilizar os materiais e subsídios de apoio disponíveis na Plataforma; d) utilizar as ações formativas oferecidas pelas equipes pedagógicas, na escola, para a elaboração de um plano de trabalho com vistas ao desenvolvimento do currículo oficial.

21

22 Conselho de classe;Conselho de classe; Foco Aprendizagem - AAP (11ª e 12ª edição) e Índices do SARESP;Foco Aprendizagem - AAP (11ª e 12ª edição) e Índices do SARESP;

23 Até aqui já foi traçado um longo percurso de diagnósticos sucessivos quanto ao processo de ensino-aprendizagem, pois além de acompanhar o desenvolvimento do currículo, também se constitui em instrumento investigativo da aprendizagem dos alunos, quanto às competências e habilidades.Até aqui já foi traçado um longo percurso de diagnósticos sucessivos quanto ao processo de ensino-aprendizagem, pois além de acompanhar o desenvolvimento do currículo, também se constitui em instrumento investigativo da aprendizagem dos alunos, quanto às competências e habilidades.

24 A AAP é o diagnóstico do bimestre e o SARESP é diagnóstico do ciclo.A AAP é o diagnóstico do bimestre e o SARESP é diagnóstico do ciclo. A AAP é composta de 80% das habilidades que devem ser desenvolvidas no bimestre e de 20% do ciclo.A AAP é composta de 80% das habilidades que devem ser desenvolvidas no bimestre e de 20% do ciclo.

25 Reflexão Reflexão

26 Como o plano de intervenção pode ser construído por todos os professores para promover o desenvolvimento das habilidades com maiores fragilidades?Como o plano de intervenção pode ser construído por todos os professores para promover o desenvolvimento das habilidades com maiores fragilidades? Quais especificidades para o Ensino Médio?Quais especificidades para o Ensino Médio?

27

28 Ensino Médio (1ª a 3ª série) Segundo a LDB 9394/96, em seu artigo 35º: I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

29 20 minutos

30 Refletir sobre a necessidade de planejar para obter resultados

31 Em grupos, os PCs deverão:Em grupos, os PCs deverão: - Organizar uma pauta para a reunião de replanejamento da sua unidade escolar.

32 Quais itens não podem faltar na pauta da reunião? Acolhimento aos Professores;Acolhimento aos Professores; Apresentação dos resultados tabulados dos indicadores de desempenho da escola;Apresentação dos resultados tabulados dos indicadores de desempenho da escola; Levantamento das habilidades da AAP (pontos fortes e fracos);Levantamento das habilidades da AAP (pontos fortes e fracos); Organização de um plano de ação (médio prazo) e plano de intervenção (curto prazo) da unidade escolar.Organização de um plano de ação (médio prazo) e plano de intervenção (curto prazo) da unidade escolar.

33

34

35 Instruções CGEB – Replanejamento 2016 Instruções CGEB – Replanejamento 2016 Aventuras do Currículo + - curso para professoresAventuras do Currículo + - curso para professores 2° versão da Base Nacional Comum Curricular2° versão da Base Nacional Comum Curricular Mediação e linguagemMediação e linguagem EFAP – CursosEFAP – Cursos Digitação das AAPs (SED)Digitação das AAPs (SED) Olimpíadas de Língua Portuguesa e de MatemáticaOlimpíadas de Língua Portuguesa e de Matemática IntranetIntranet Plataforma foco aprendizagemPlataforma foco aprendizagem......

36 .......... Site: http://decarapicuiba.educacao.sp.gov.br/

37 Ferreira, Francisco Whitaker. Planejamento sim e não (um modo de agir num mundo em permanente mudança). 4. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra 1983. 157 p. GESTÃO ESCOLAR: Aprendizagem. Disponível em: http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem (Acesso em 06/2016). http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem GESTÃO ESCOLAR: Replanejamento. Disponível em: http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/planejamento/replanejamento (Acesso em 06/2016). http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/planejamento/replanejamento SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do Currículo na escola: caderno do gestor. v. 1, 2 e 3. São Paulo: SE, 2010. __________ (Estado). Secretaria da Educação – Avaliação da Aprendizagem em Processo – Caderno do Professor (Orientações Pedagógicas). Disponível em: http://www.intranet.educacao.sp.gov.br (Acesso em 08/2015). http://www.intranet.educacao.sp.gov.br

38 Obrigado! Equipe Núcleo Pedagógico


Carregar ppt "Diretoria de Ensino Região de Carapicuíba Núcleo Pedagógico Replanejamento /Julho2016 Ensino Médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google