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ORIENTAÇÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICA RECUPERAÇÃO PARALELA MATEMÁTICA Março 2011.

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Apresentação em tema: "ORIENTAÇÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICA RECUPERAÇÃO PARALELA MATEMÁTICA Março 2011."— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICA RECUPERAÇÃO PARALELA MATEMÁTICA Março 2011

2 OBJETIVOS  Apresentar o material de apoio “+ MATEMÁTICA” destinado aos professores e alunos da Recuperação Paralela, visando assegurar a melhoria dos resultados do desempenho dos alunos que farão parte deste Processo;  Proporcionar aos professores coordenadores e professores da RP, oficinas de estudo que subsidiam a utilização dos materiais apresentados, bem como incentivar o desenvolvimento de novas proposições. “...fazer a matemática algo vivo, lidando com situações reais no tempo [agora] e no espaço [aqui].” Ubiratan D’Ambrósio 2

3 Pauta do Encontro  Recepção/Acolhimento;  Reflexão – Recuperação da Aprendizagem;  Resolução SE 93, de 8-12-2009;  Formas de Recuperação;  Ficha de Avaliação Diagnóstica;  Familiarização do material de apoio;  Vivência de atividades da Coletânea;  Encerramento/Avaliação. 3

4 Recuperação da Aprendizagem A palavra Recuperar é costumeiramente entendida como: adquirir novamente (o perdido), reaver, retomar, readquirir, recobrar. Então, é fundamental responder ao seguinte questionamento: 4

5 Recuperação da Aprendizagem se o aluno ainda não construiu determinadas competências, o que deveria reaver ou readquirir? 5

6 Recuperação da Aprendizagem Como resposta a essa questão, é possível afirmar que o principal item a ser recobrado/recuperado pelos alunos (e professores) é a crença na capacidade de aprendizagem de todos os sujeitos envolvidos nesse processo. 6

7 Recuperação da Aprendizagem Para recobrar algo perdido, é preciso sair à sua procura e o quanto antes melhor; inventar estratégias de busca, refletir sobre as causas, sobre o momento ou as circunstâncias em que se deu a perda, pedir ajuda, usar uma lanterna para iluminar melhor. Se a busca se restringir a dar voltas no mesmo lugar, não será bem- sucedida. 7

8  Contínua: deve estar inserida no trabalho pedagógico do dia a dia da sala de aula, constituída de intervenções pontuais e imediatas, em decorrência da avaliação diagnóstica e sistemática do desempenho do aluno;  Paralela: destinada aos alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem não superadas no cotidiano escolar e necessitem de um trabalho mais direcionado, com duração variável em decorrência da avaliação diagnóstica. Formas de Recuperação 8

9 Corresponsabilidade A eficiência da recuperação acontece quando o compromisso de todos os atores envolvidos no processo está direcionado tanto para o ensino, na busca da melhor estratégia metodológica, como para a aprendizagem, quando as necessidades e potencialidades dos alunos são de fato consideradas. 9

10 artigos 7º, 8º, 9º e 10 10 Resolução SE 93, de 8-12-2009 Dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do ciclo II do ensino fundamental e do ensino médio, das escolas da rede pública estadual

11 Explorando o Material de apoio ao processo de Recuperação Paralela


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