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ADAPTAÇÃO CURRICULAR.

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Apresentação em tema: "ADAPTAÇÃO CURRICULAR."— Transcrição da apresentação:

1 ADAPTAÇÃO CURRICULAR

2 Adaptação Curricular LDB -9394/96
Art. 59.  Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:            I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

3 Adaptação Curricular Resolução SE 61/2014
Artigo 11 - O registro do desempenho do aluno com deficiência intelectual deverá refletir seu rendimento escolar, em relação ao planejado na adaptação curricular registrada na Ficha Pedagógica Individual.

4 Adaptação Curricular As Adaptações Curriculares são providências que devem ser implementadas para atender às necessidades educacionais de cada aluno, com necessidades educacionais especiais, de forma a favorecer-lhes o acesso ao conhecimento e seu uso funcional, na administração de sua própria vida, e no processo de transformação da sociedade.

5 Adaptação Curricular As Adaptações Curriculares implicam em ações docentes fundamentadas em critérios que definem: o que o aluno deve aprender; como e quando aprender; quais formas de organização do ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem; como avaliar o aluno.

6 Adaptação Curricular A Adaptação Curricular visa a flexibilização do currículo, para que este possa ser desenvolvido de maneira efetiva em sala de aula e atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência. (MEC/SEE-SP/SEB, 1998).

7 Adaptação Curricular Não se trata de um novo currículo, mas de uma adequação às necessidades do aluno, deve ser pensada como uma ferramenta ou estratégia, que ofereça oportunidades reais de aprendizagem.

8 Projeto Político Pedagógico
Adaptação Curricular Níveis de Adaptação Projeto Político Pedagógico Sala de Aula Individual Ajuste do currículo em geral, focalizar a organização escolar e os serviços de apoio Realizada pelo professor da sala comum, na programação e desenvolvimento das atividades Com base no currículo oficial, de acordo com a necessidade do aluno Conhecer o aluno

9 Adaptação Curricular Conhecer o aluno Potencialidades e Dificuldades
Avaliação Inicial Potencialidades e Dificuldades Expectativas para o aluno Expectativas das aulas Competência à ser trabalhada Habilidades à serem mobilizadas Estratégia Avaliação

10 Critérios para Adaptação Curricular
1- O que o aluno deve aprender. 2- Como e quando o aluno deve aprender. 3- Que formas de organização são mais eficazes para que o aluno aprenda. 4- Como e quando avaliar a aprendizagem do aluno.

11 Adaptação Curricular Elementos Básicos Objetivos Conteúdos
Metodologias Atividades Temporalidade

12 Adaptação Curricular O que ensinar Objetivos e Conteúdos
Priorizar habilidades, áreas e/ ou conteúdos essenciais para aprendizagens posteriores Enfatizar o desenvolvimento de habilidades de atenção, participação e adaptabilidade

13 Adaptação Curricular Como ensinar Metodologias e Atividades
Oferecer recursos de apoio Adequar o nível de complexidade das atividades Adequação à seleção de materiais Atividades complementares e alternativas

14 Adaptação Curricular Como organizar Temporalidade
Alterar o tempo previsto para a realização das atividades ou conteúdos, a fim de que o aluno possa alcançar os objetivos propostos

15 FOCO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO
Adaptação Curricular Avaliação Planejar as maneiras, instrumentos, técnicas e critérios Focar nos aspectos do desenvolvimento do aluno, o nível de competência curricular e o estilo de aprendizagem. FOCO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO

16 Adaptação Curricular Estratégias que favorecem as condições de
aprendizagem interação professor - aluno – afetividade / vínculo organização da sala de aula ambiente colaborativo manter rotina diária temas e assuntos interessantes respeito ao ritmo de aprendizagem cotidiano rico e significativo

17 Adaptação Curricular Estratégias que favorecem as condições de
aprendizagem utilização de recursos concretos e representativos promoção e participação efetivas em sala de aula interação escola-família O Professor é o facilitador, incentivador e mediador da aprendizagem, criando oportunidades de aprendizagem e intervindo para que o aluno alcance os seus objetivos.

18 Adaptação Curricular Premissas para a Adaptação Conhecer o aluno – não apenas suas limitações, mas sobretudo suas capacidades; Professor: sujeito mais apropriado para configurar a adaptação do currículo Concepção de currículo – foco no desenvolvimento de competências e habilidades; expectativas de aprendizagem (EA). A adaptação deve ser pensada sobre as Situações de Aprendizagem (SA) que estão sendo desenvolvidas com a classe.

19 Adaptação Curricular de um recorte.
Expectativa para a adaptação curricular – proposição de um recorte. Não é que o aluno chegue ao final das atividades com todas as EA atendidas (como os demais alunos), mas aquelas possíveis, delimitadas pelo professor. Uma simplificação de atividades e metas. Registro das propostas de adaptação.

20 Adaptação Curricular EXEMPO: Disciplina de Matemática
Unidade Escolar: EE Sonho de uma Noite de Verão Aluno: Mohamed Abraum Série/Ano: 7ª Série/8º Ano Idade: 15 anos Deficiência Intelectual Ter como parâmetro as dificuldades e potencialidades observadas na avaliação pedagógica inicil

21 Adaptação Curricular

22 Adaptação Curricular Competências e habilidades: conhecer as principais características do sistema de coordenadas cartesianas; localizar pontos e figuras geométricas no plano cartesiano; realizar transformações geométricas no plano usando operações com as coordenadas cartesianas.

23 Adaptação Curricular Roteiro para aplicação da situação de aprendizagem 2: A idéia de localização

24 Da reta numerada ao plano
Adaptação Curricular Da reta numerada ao plano

25 Adaptação Curricular

26 Adaptação Curricular Representação de figuras geométricas no plano:

27 Adaptação Curricular Sequência Didática adaptada ao aluno com DI (Mohamed Abraum ) conhecer as principais características do sistema de coordenadas cartesianas;

28 Adaptação Curricular Sequência Didática adaptada ao aluno com DI (Mohamed Abraum ) De acordo com o diagnóstico feito com o aluno, constatou-se que, parcialmente, desenvolve a expectativa de aprendizagem “Ler, escrever, ordenar e comparar números”. Inicia-se a sequência didática adaptada com base nesta habilidade.

29 Adaptação Curricular Sequência Didática adaptada ao aluno com DI (Mohamed Abraum ) 1.Identificar e escrever os números que faltam nesta sequência.

30 Adaptação Curricular Esta atividade tem como objetivo ampliar o nível de desenvolvimento da habilidade, utilizando a sequência de números inteiros na reta. 2.Identificar e preencher as lacunas com os números que estão faltando.

31 Adaptação Curricular O objetivo desta atividade é relacionar a Expectativa de Aprendizagem ou Habilidade com os eixos do plano cartesiano, conhecendo as principais características do sistema de coordenadas cartesianas. 3. Preencher as lacunas com os números que estão faltando.

32 Adaptação Curricular Registro de Adaptação Curricular – Anexo III
Expectativa de Aprendizagem trabalhada na aula: Conhecer as principais características do sistema de coordenadas cartesianas; localizar pontos e figuras geométricas no plano cartesiano; realizar transformações geométricas no plano, usando operações com as coordenadas cartesianas. Expectativa para o aluno com deficiência intelectual: • Conhecer as principais características do sistema de coordenadas cartesianas.

33 Adaptação Curricular Registro de Adaptação Curricular – Anexo III
Representação desses números em uma reta numérica (esta atividade pode ser realizada de forma concreta, adaptando uma régua grande de madeira em que alguns números foram apagados; ... dessa forma, o aluno pode completá-la com números que foram escritos em uma folha de papel sulfite e recortados pelo próprio aluno); ordenação desses números nos eixos do plano cartesiano, utilizando material impresso.

34 Adaptação Curricular Registro na Ficha Pedagógica Individual
avanços obtidos pelo aluno necessidade de atividades de recuperação continua progressão do nível de complexidade. Atenção: As sequências didáticas definidas para o aluno não esgotam o domínio da Competência, apenas favorecem a aquisição de uma das habilidades que a compõe, baseado nas dificuldades apresentadas pelo aluno.

35 Plano Pedagógico Individualizado
Mesmo objetivo e configuração da adaptação Curricular, destinado aos alunos de inclusão e a todos aqueles que necessitam de um olhar especifico , decorrente de qualquer dificuldade que venha a apresentar no seu processo de aprendizagem. Segue a mesma estrutura da Adaptação Curricular, com exceção do registro do Anexo III.

36 EXERCICIO DE CONSTRUÇÃO DE ADAPTAÇÃO CURRICULAR AVALIAÇÃO


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