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PublicouRaquel Pedroso Lencastre Alterado mais de 6 anos atrás
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FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
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PLANEJAMENTO Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo.
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Tipos de Planejamento Planejamento Clássico Planejamento econômico
Planejamento financeiro Planejamento empresarial Planejamento estratégico Planejamento familiar Planejamento escolar
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PLANEJAR.... É antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; É uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em relação às situações docentes de ensino e aprendizagem, tendo em vista alcançar os melhores resultados possíveis; É um processo de racionalização que articula a atividade escolar e a problemática do contexto social.
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PROPOSTA PEDAGÓGICA
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Proposta pedagógica x visão epistemológica
O conjunto de princípios que compõe o Proposta Pedagógica orienta e conduz, quotidianamente, o comportamento de todos os trabalhadores envolvidos no processo educativo. A visão epistemológica assumida pela escola determina as relações professor-aluno-conhecimento.
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Proposta pedagógica x Conhecimento
Conhecimento é algo a ser construído. Cabe ao professor instrumentalizar-se para colocar o aluno diante do objeto de conhecimento de tal forma que a interpretação deste seja resultado de uma mediação da ação docente. Ao professor cabe estar presente, acompanhar, orientar, mas não ingressar no processo de interação do aluno com o conhecimento.
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Proposta pedagógica x Componentes curriculares
Aos componentes curriculares cabe refletir sobre seus objetivos como disciplina e a maneira de serem operacionalizados dentro deste contexto de modernidade em que encontra-se inserido, uma vez que os conteúdos devem ser vistos como conceituais, atitudinais e procedimentais. Portanto, o enfoque dado ao conteúdo pelo professor determinará mais sua postura do que metodologia usada, indicando assim o nível de coerência com o Projeto Pedagógico assumido pela instituição.
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Proposta pedagógica x planejamento
Para sustentar a coerência da ação com a visão de educação se faz necessário planejar. Entende-se planejar como a antecipação mental da ação que será realizada. É uma proposta do ideal ser conduzido pelo real. Para tanto se faz necessário um comprometimento com aquilo que foi enquanto plano transformando-se em ação consciente e intencional. Planejar é tentar amarrar os acontecimentos futuros à nossa vontade. Para isso é fundamental o conhecimento da realidade a fim de usufruí-la ou transformá-la. Partimos sempre da realidade e nela retornamos, só que já transformada.
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A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
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FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO ESCOLAR
Assegurar a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social. Expressar os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. Evitar a improvisação e a rotina. Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, articulando os elementos do processo de ensino: Objetivos (para que ensinar). Conteúdos (o que ensinar). Os alunos (para quem ensinar). Os métodos e técnicas (como ensinar). Avaliação.
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PLANO DE ENSINO Conceituação
O QUE É? Roteiro organizado das unidades didáticas Para um ano ou semestre Outras denominações: plano de curso, plano de unidades Componentes: - Identificação - Justificativa - Objetivos: gerais e específicos - Conteúdo - Tempo /Cronograma - Procedimentos Metodológicos - Procedimentos Avaliativos - Bibliografia do professor e do aluno
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PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Escola Disciplina Série Período
Número de aulas: semanais/semes-trais/anuais Professor
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Plano de Ensino JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA
Qual a importância e o papel da disciplina no desenvolvimento cognitivo dos alunos? Para que serve ensinar História e Geografia? Responder: para quê ? por quê ? como ?
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O PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS PCNs /BNCC
Projeto Político Pedagógico da escola Para aquele nível de ensino Para aquela série OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conceituais Procedimentais Atitudinais
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PLANO DE AULA O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e/ou módulos que foram previstas em linhas gerais são especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. Objetivos específicos. Conteúdos. Tempo provável. Desenvolvimento metodológico. Avaliação.
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AO ELABORAR O PLANO DE AULA O PROFESSOR DEVE:
Levar em consideração que o planejamento constitui um período de tempo variável. O processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma sequência articulada de fases: apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas, desenvolvimento, consolidação (fixação, exercícios..), avaliação. Considerar o nível de preparação dos alunos para os conhecimentos novos. Formular objetivos claros, pois deles vão depender os métodos e procedimentos de transmissão e assimilação dos conteúdos e as formas de avaliação.
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AO ELABORAR O PLANO DE AULA O PROFESSOR DEVE:
Lembrar que a avaliação deve ser feita no início, durante e no final de uma unidade didática ou módulo. Fazer uma avaliação da própria aula. Questões: O relacionamento professor-aluno foi satisfatório? Foram feitas verificações de aprendizagem no decorrer da aula? Houve uma organização das atividades de modo a garantir um clima de trabalho favorável? O tempo foi adequado? Os alunos realmente consolidaram a aprendizagem da matéria, num grau suficiente para introduzir matéria nova?
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O PLANEJAMENTO NA ESCOLA
O planejamento é realizado mensalmente e diariamente. O planejamento mensal permite que o professor preveja as atividades a serem desenvolvidas durante um período determinado, proporcionando maior segurança e promovendo integração entre a equipe da escola. Leva em consideração os componentes: Curricular. Comunitário. Administrativo. Formação e acompanhamento. O planejamento diário é construído ao final de cada dia de trabalho, com a participação dos alunos. Assim, professores e alunos definem as atividades a serem trabalhadas no dia seguinte, os recursos necessários e os conteúdos que serão estudados. O professor sistematiza e organiza esta ação e se compromete a planejar, ao final de cada módulo dos guias, atividades complementares.
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NOSSOS PRÓXIMOS PASSOS
. O QUE VAMOS FAZER ? . QUANDO ? . COMO ? . QUEM ? . COM QUEM?
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“quando a gente não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve” Alice no país das maravilhas.
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Prof. Sebastião Gomes Ferreira profsebastian02@yahoo.com.br
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