A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo

2 Reflexão  Tema do congresso: Aumentar a qualidade na EAD?  Ao longo da história o ser humano sempre procurou melhorar a qualidade dos processos  almejando o máximo de eficiência, eficácia e conforto.  Para alcançar esses objetivos, inúmeras descobertas e reorganização de processos foram realizadas  Ruptura de paradigmas (tecnologias inovadoras e disruptivas)  Proposição de novos procedimentos, métodos, técnicas e tecnologias.

3 Advento das TDICs  Passagem de uma sociedade industrial para uma sociedade que enfatiza cada vez mais a produção de conhecimento.  A cultura passou a girar em torno da produção, do processamento, troca, transmissão, acesso e compartilhamento da informação.

4 Educação a Distância  Crescimento da Educação a Distância  Desafio : promover um ensino de qualidade, mediado por tecnologias digitais, modelos pedagógicos atuais e linguagens inovadoras. Qualidade Tecnologias Digitais Modelos Pedagógicos Linguagens Inovadoras Recursos Cenário atual – Novo Marco Regulatório EAD Parecer número 564/2015, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE)

5 Desafios atuais da EAD  Novos espaços e formas de ensinar e aprender  Investigação  Maker spaces e Fab labs: (Novas formas de fazer)  Outras formas de se relacionar com muros  Realidade aumentada  Novas formas de interação e imersão  Realidade Virtual  Hibridismo  Laboratório Virtual  Identidades e personagens  Dispositivos de baixo custo  Novas formas de criar, novos espaços e formas de conviver, novas redes de aprendizado

6 Planejamento na prática  Como colocar em prática e executar um bom planejamento?  EAD  Ensino Presencial  Ensino Semi-Presencial

7 Planejamento  Desenho de cursos  Não se limita a organizar os elementos de conteúdo e dispô-los sobre um material (mídia didática) a ser apresentado.  Não se limita a transferir conteúdos e atividades para os ambientes virtuais de aprendizagem.  É necessário  Definir estratégias de gestão de equipes multidisciplinares  Planejar recursos e estratégias de ensino e aprendizagem  Pensar e repensar a avaliação dos processos  Promover novos desenhos pedagógicos, com coerência pedagógica

8 Processo de Coerência Pedagógica  Conjunto de princípios, de processos ou de tarefas que permitem:  Definir o conteúdo de uma formação  Identificar os conhecimentos a serem desenvolvidos,  Definir as competências visadas, as habilidades, atitudes e valores a serem desenvolvidas  Conceber o desenho do cenário pedagógico (que concepções de educação estão baseados?

9 Processo de Coerência Pedagógica  Compreender o contexto no qual um curso se insere  Mapear todas as tarefas que envolvem o ato pedagógico  Identificar todos os fatores envolvidos no planejamento dos cenários de ensino e aprendizagem.  Definir a forma como serão combinadas as várias mídias na montagem do cenário pedagógicos.  Definir o serviço de apoio e os atores envolvidos no processo de planejamento e implementação de um curso  Refletir, de forma consciente, sobre como todos os elementos serão combinados na composição dos vários cenários pedagógicos  Analisar o resultado da combinação de fatores e princípios pedagógicos, utilizados no processo de design e montagem de sistemas de aprendizagem.

10 Planejamento Institucional  Análise do contexto organizacional/institucional  Planejamento de ações que estejam em coerência com a imagem e missão da instituição.  Coerência com o PDI Institucional

11 Planejamento Institucional  Compreender os esforços institucionais a serem empenhados (conjunto de decisões como:  Análise dos custos do projeto e do retorno financeiro;  Dimensionamento da carga de trabalho  Esforços necessários para atender os padrões de qualidade de ensino;  Competência da equipe de concepção e design;  Competência da equipe de implementação e avaliação  Estrutura de apoio acadêmico  Preparação para lidar com as variáveis externas

12 Planejamento Pedagógico  Tomada de decisões relativas à formação.  Definição do problema de formação (Formação em serviço, formação acadêmica, EAD, Semipresencial?)  Decisões pedagógicas da organização, setor, departamentos ou divisões de uma organização ou programas específicos de formação, ou ainda relacionado a um conjunto de cursos ou atividades de formação. (Contexto Organizacional)  Concepção educacional?  Planejamento das atividades de ensino

13 Planejamento Pedagógico  Tomada de decisões relativas à aprendizagem.  Definição do contexto de uso e a estrutura dos materiai s de aprendizagem.  Definição das infra-estruturas necessárias,  Definição dos recursos e dos serviços necessários à transmissão do curso e a manutenção de sua qualidade.  Escolher adequadamente os recursos de comunicação e os modos de transmissão  Definição das estratégias pedagógicas e das mídias didáticas  Planejamento das atividades de ensino e de aprendizagem  Métodos que permitam trocar, partilhar e adquirir informação no sentido de as transformar em conhecimento? (ou seja, aprender)  Utilizar plenamente o potencial das tecnologias digitais

14 Recursos Humanos  Estruturação da equipe  Atores que desempenham importantes papéis na implementação e acompanhamento de um curso, a distância ou semi-presencial.

15 Recursos humanos  Coordenação geral da EAD  Coordenação específica de curso  Equipe didático-pedagógica/multidisciplinar  Designers instrucionais, diagramadores, Designers Gráficos, ilustradores, vídeo, Revisores gramaticais,  Capacitação e apoio pedagógico à tutoria

16 Recursos humanos  Professores autores  Professor tutor (presencial e a distância)  Equipe de Monitoria e suporte  Equipe de Produção e tecnologia  Responsáveis pela administração e logística  Secretaria de Educação a Distância  Terceiros (impressão, distribuição)

17 Organização dos cursos frente ao processo de criação e gestão de ensino aprendizagem UAB/UNIFESP 2015 MEC Designer Educacional PROGRAD EAD na UNIFESP

18 Curso Superior em Design Educacional UAB/UNIFESP

19 Pela atenção, obrigado Prof. Dr. Luciano Gamez UNIFESP lucianogamez@gmail.com


Carregar ppt "Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google