Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNicolas Dinis Gomes Alterado mais de 7 anos atrás
1
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo
2
Reflexão Tema do congresso: Aumentar a qualidade na EAD? Ao longo da história o ser humano sempre procurou melhorar a qualidade dos processos almejando o máximo de eficiência, eficácia e conforto. Para alcançar esses objetivos, inúmeras descobertas e reorganização de processos foram realizadas Ruptura de paradigmas (tecnologias inovadoras e disruptivas) Proposição de novos procedimentos, métodos, técnicas e tecnologias.
3
Advento das TDICs Passagem de uma sociedade industrial para uma sociedade que enfatiza cada vez mais a produção de conhecimento. A cultura passou a girar em torno da produção, do processamento, troca, transmissão, acesso e compartilhamento da informação.
4
Educação a Distância Crescimento da Educação a Distância Desafio : promover um ensino de qualidade, mediado por tecnologias digitais, modelos pedagógicos atuais e linguagens inovadoras. Qualidade Tecnologias Digitais Modelos Pedagógicos Linguagens Inovadoras Recursos Cenário atual – Novo Marco Regulatório EAD Parecer número 564/2015, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE)
5
Desafios atuais da EAD Novos espaços e formas de ensinar e aprender Investigação Maker spaces e Fab labs: (Novas formas de fazer) Outras formas de se relacionar com muros Realidade aumentada Novas formas de interação e imersão Realidade Virtual Hibridismo Laboratório Virtual Identidades e personagens Dispositivos de baixo custo Novas formas de criar, novos espaços e formas de conviver, novas redes de aprendizado
6
Planejamento na prática Como colocar em prática e executar um bom planejamento? EAD Ensino Presencial Ensino Semi-Presencial
7
Planejamento Desenho de cursos Não se limita a organizar os elementos de conteúdo e dispô-los sobre um material (mídia didática) a ser apresentado. Não se limita a transferir conteúdos e atividades para os ambientes virtuais de aprendizagem. É necessário Definir estratégias de gestão de equipes multidisciplinares Planejar recursos e estratégias de ensino e aprendizagem Pensar e repensar a avaliação dos processos Promover novos desenhos pedagógicos, com coerência pedagógica
8
Processo de Coerência Pedagógica Conjunto de princípios, de processos ou de tarefas que permitem: Definir o conteúdo de uma formação Identificar os conhecimentos a serem desenvolvidos, Definir as competências visadas, as habilidades, atitudes e valores a serem desenvolvidas Conceber o desenho do cenário pedagógico (que concepções de educação estão baseados?
9
Processo de Coerência Pedagógica Compreender o contexto no qual um curso se insere Mapear todas as tarefas que envolvem o ato pedagógico Identificar todos os fatores envolvidos no planejamento dos cenários de ensino e aprendizagem. Definir a forma como serão combinadas as várias mídias na montagem do cenário pedagógicos. Definir o serviço de apoio e os atores envolvidos no processo de planejamento e implementação de um curso Refletir, de forma consciente, sobre como todos os elementos serão combinados na composição dos vários cenários pedagógicos Analisar o resultado da combinação de fatores e princípios pedagógicos, utilizados no processo de design e montagem de sistemas de aprendizagem.
10
Planejamento Institucional Análise do contexto organizacional/institucional Planejamento de ações que estejam em coerência com a imagem e missão da instituição. Coerência com o PDI Institucional
11
Planejamento Institucional Compreender os esforços institucionais a serem empenhados (conjunto de decisões como: Análise dos custos do projeto e do retorno financeiro; Dimensionamento da carga de trabalho Esforços necessários para atender os padrões de qualidade de ensino; Competência da equipe de concepção e design; Competência da equipe de implementação e avaliação Estrutura de apoio acadêmico Preparação para lidar com as variáveis externas
12
Planejamento Pedagógico Tomada de decisões relativas à formação. Definição do problema de formação (Formação em serviço, formação acadêmica, EAD, Semipresencial?) Decisões pedagógicas da organização, setor, departamentos ou divisões de uma organização ou programas específicos de formação, ou ainda relacionado a um conjunto de cursos ou atividades de formação. (Contexto Organizacional) Concepção educacional? Planejamento das atividades de ensino
13
Planejamento Pedagógico Tomada de decisões relativas à aprendizagem. Definição do contexto de uso e a estrutura dos materiai s de aprendizagem. Definição das infra-estruturas necessárias, Definição dos recursos e dos serviços necessários à transmissão do curso e a manutenção de sua qualidade. Escolher adequadamente os recursos de comunicação e os modos de transmissão Definição das estratégias pedagógicas e das mídias didáticas Planejamento das atividades de ensino e de aprendizagem Métodos que permitam trocar, partilhar e adquirir informação no sentido de as transformar em conhecimento? (ou seja, aprender) Utilizar plenamente o potencial das tecnologias digitais
14
Recursos Humanos Estruturação da equipe Atores que desempenham importantes papéis na implementação e acompanhamento de um curso, a distância ou semi-presencial.
15
Recursos humanos Coordenação geral da EAD Coordenação específica de curso Equipe didático-pedagógica/multidisciplinar Designers instrucionais, diagramadores, Designers Gráficos, ilustradores, vídeo, Revisores gramaticais, Capacitação e apoio pedagógico à tutoria
16
Recursos humanos Professores autores Professor tutor (presencial e a distância) Equipe de Monitoria e suporte Equipe de Produção e tecnologia Responsáveis pela administração e logística Secretaria de Educação a Distância Terceiros (impressão, distribuição)
17
Organização dos cursos frente ao processo de criação e gestão de ensino aprendizagem UAB/UNIFESP 2015 MEC Designer Educacional PROGRAD EAD na UNIFESP
18
Curso Superior em Design Educacional UAB/UNIFESP
19
Pela atenção, obrigado Prof. Dr. Luciano Gamez UNIFESP lucianogamez@gmail.com
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.