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PublicouBento Caires Azevedo Alterado mais de 8 anos atrás
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Educação a Distância como estratégia de educação permanente para profissionais do SUS Profa. Dra. Rita Maria L. Tarcia rtarcia@abed.org.br
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Contextualização – Atenção Primária à Saúde Longitudinalidade Integralidade do cuidado Interdisciplinariedade Orientação familiar e comunitária Bárbara Starfield 1 o Contato: entrada na Rede de Saúde Promoção da Saúde Ênfase na Relação Profissional x Pessoa
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Atenção Primária - AP - Definição “atenção essencial à saúde baseada em tecnologia e métodos práticos... tornados universalmente acessíveis, a um custo que o país possam arcar [...]. É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde [...]. Responde aos problemas mais comuns ao oferecer serviços preventivos, curativos e reabilitadores para maximizar a saúde e o bem estar.” (OMS, 1978)
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Aspectos Fundamentais da AP Trabalho multiprofissional Componentes do primeiro contato: acesso geográfico distância, transporte, barreiras geográficas, tempo exigido para chegar e obter cuidado longitudinalidade
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Longitudinalidade “É a responsabilidade do serviço de Saúde para toda população do território ao longo do tempo, independente da presença ou ausência de doença, independente da procura pela unidade básica” Vantagens que decorrem da longitudinalidade: Maior satisfação da população Maior probabilidade de ações preventivas Atendimento mais precoce e mais adequado Maior chance de comparecimento em consultas de acompanhamento Menos hospitalizações, emergências Custo de atendimentos reduzidos (25% menos)
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Educação Permanente em Saúde – EPS Segundo o Ministério da Saúde (2009), educação permanente é considerada como a aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar estão intrinsecamente relacionados ao cotidiano das organizações e ao processo de trabalho
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Educação Permanente em Saúde – EPS (2/2) A Educação Permanente em Saúde - EPS é entendida como o desdobramento de vários movimentos de mudança na formação dos profissionais de saúde, resultando nas construções pedagógicas na educação em serviços de saúde, na educação continuada para o campo da saúde e na educação formal de profissionais de saúde (CECCIM, 2005).
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Sistema Universidade Aberta do SUS O Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Sáude - UNA-SUS, foi criado pelo Ministério da Saúde em 2010, para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no SUS (DECRETO Nº 7.385, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010)
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Proposta Explícita da UNA-SUS A UNA-SUS ) tem como proposta a educação permanente dos trabalhadores do SUS, por meio de cursos a distância, utilizando a internet para atualização acadêmica para a reflexão acerca da sua prática profissional O público-alvo é composto por médicos, cirurgiões dentistas, enfermeiros e demais profissionais da saúde que atuam no SUS/ Estratégia Saúde da Família (ESF).
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EaD na área da Saúde Para elaboração do Projeto Pedagógico do Curso: é fundamental considerar o contexto da área, o perfil, as necessidades do público-alvo, a dispersão geográfica, as tecnologias disponíveis e as competências profissionais (dimensão do conhecimento, da habilidade e da atitude)
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Relato de Experiência da UNA-SUS/UNIFESP Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Saúde da Família Princípios da APS – Atenção Primária à Saúde Princípios do SUS –Sistema Único do Saúde Princípios da EPS – Educação Permaente em Saúde Trabalho em Equipe e multiprofissional
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Aspectos Pedagógicos relevantes Modalidade a distância: moodle Organização pedagógica 8 módulos didáticos: Conteúdo: Político gestor; Psicossocial Casos Complexos: aproximação do cenário da prática TCC – projeto de intervenção Pblematização: situações problemas reais Município construído - Cachoeira da Serra Encontro presencial: atividade avaliativa e apresentação do TCC
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Área Comum: visão geral do curso Visão sistêmica Apresentação dos casos: reflexões teóricas a partir da prática
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Cachoeira da Serra – Município virtual
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Jornal de Cachoeira da Serra Recurso didático: Aproximação da realidade, compreensão do território, análise do indicadores de saúde, orientador do Projeto de Intervenção
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Desenho Pedagógico do Módulo Elementos constitutivos com intencionalidade pedagógica e articulação para geração da situação de aprendizagem
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Organização Didática do Caso Complexo Organização do texto construído por equipe multiprofissional, imagens e descrição do contexto que geram a discussão teórica e a reflexão acerca da prática
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Prática de tutoria e perfil dos tutores Profissionais inseridos e com experiência na Atenção Primária Presenças cunhadas na teoria da Comunidade de Inquirição Formação continuada dos tutores Encontros mensais: foco no curso e nas demandas identificadas ao longo do mês
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Alcance UnA-SUS no Estado de São Paulo
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Agradeço a atenção e desejo que cada um possa viver a inquietude frente aos desafios, a alegria das descobertas e a coragem para transformar e se transformar!
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Profa. Dra. Rita Maria L. Tarcia rtarcia@abed.org.br
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