A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso Melhoria da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes mellitus, na UBS Buritizal, Laranjal do Jarí/AP   Especializanda: Estela Perez Del Toro Orientadora: Camila Irigonhé Ramos Apoio pedagógico: Fernanda Meller

2 INTRODUÇÃO A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A ação programática é importante em qualquer contexto da atenção primária à saúde, o trabalho na comunidade permite aos profissionais da saúde fazer promoção de saúde, e prevenir doenças em qualquer momento. Melhoras na esfera de saúde e economia para o município Laranjal do Jarí.

3 INTRODUÇÃO O município Laranjal do Jarí, foi criado em 17 de dezembro de 1987, tem habitantes laranjalenses. Estruturas de saúde: 01 Laboratório Municipal / 01 Hospital 01 centro de fisioterapia 09 UBS / 13 equipes de saúde da família 05 equipes de saúde bucal 02 equipes do NASF Tipo 1

4 INTRODUÇÃO CARACTERIZAÇÃO DA UBS
UBS urbana. Modelo de atenção Estratégia de Saúde da Família (ESF). Número de equipe da Saúde da Família UBS: 01 População total da equipe:2112. Composição da equipe: Médico:01 Enfermeiro:01 Auxiliares de enfermagem:04 Agentes comunitários de saúde:05 Auxiliares de serviços gerais:01 Administrador da UBS:01

5 INTRODUÇÃO CARACTERIZAÇÃO DA UBS, CONT...
1 sala de espera e acolhimento dos usuários 1 local da recepção 1 consultório médico 1 consultório da enfermeira 1 consultório odontológico 1 local para a farmácia 1 sala de curativo 1 sala de vacina 1 local para nebulização 1 local da copa 3 banheiros

6 INTRODUÇÃO ANTES DA INTERVENÇÃO
Baixa cobertura e adesão da população alvo ao programa do hipertensão arterial e diabetes mellitus. Deficiente qualidade dos registros das informações na UBS. Pouca participação da família e da comunidade no programa. Realizavam consulta médica apenas quando estavam doentes, sem avaliar os fatores de riscos.

7 Objetivo geral Melhorar a Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes mellitus, na UBS Buritizal, Laranjal do Jarí/AP

8 Metodologia O projeto foi estruturado para ser desenvolvido no período de 16 semanas Realizou-se a capacitação da equipe sobre o manual técnico de HAS e DM. Realizou-se o monitoramento do número de hipertensos e diabéticos cadastrados no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde.

9 METODOLOGIA Na logística, utilizou-se a planilha de coleta de dados, ficha espelho e cartão de acompanhamento dos usuários. Utilizou-se o manual técnico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) do ministério de saúde de 2013. Para garantir a atualização dos registros, utilizamos os livros de registro e ficha espelho.

10 Resultados Objetivo1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1: Cadastrar 50% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde.

11 Resultados Objetivo1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2: Cadastrar 50% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção a HAS e à DM da unidade de saúde.

12 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 3: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. Meta 4. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. Meta 5: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 6: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 7: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. TODAS AS METAS DESTE OBJETIVO FORAM ATINGIDAS NOS 3 MESES DE INTERVENÇÃO

13 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 8: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Meta 9: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Meta 10: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. Meta 11: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. TODAS AS METAS DESTE OBJETIVO FORAM ALCANÇADAS, NOS 3 MESES DE INTERVENÇÃO

14 Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Meta 11: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 12: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 13: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 14: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. AS METAS DOS OBJETIVOS 3 E 4 FORAM ALCANÇADAS NOS 3 MESES DE INTERVENÇÃO

15 RESULTADOS Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Meta 15: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 16: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Atingimos 100% dessas metas nos 3 meses de intervenção.

16 TODAS AS METAS FORAM ALCANÇADAS NOS 3 MESES
Resultados Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 17: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 18: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Meta 19: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários hipertensos. Meta 20: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários diabéticos. TODAS AS METAS FORAM ALCANÇADAS NOS 3 MESES

17 TODAS AS METAS FORAM ALCANÇADAS NOS 3 MESES
Resultados Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 21: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos. Meta 22: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários diabéticos. Meta 23: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos. Meta 24: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários diabéticos. TODAS AS METAS FORAM ALCANÇADAS NOS 3 MESES

18 DISCUSSÃO A intervenção teve importância para a população porque foi possível atingir todos os usuários hipertensos e quase todos os diabéticos da área de abrangência, fizemos 100% do registro das informações, foi feita a avaliação do risco de todos os usuários e a promoção da saúde com mudança de estilo e modo de vida que permite alcançar uma longevidade com maior qualidade.

19 DISCUSSÃO Para o nosso serviço esta intervenção também foi importante porque oportunizou condições adequadas de trabalho com melhor organização e produtividade e para nossa equipe; Criou as bases para novos projetos e consolidou a união dos profissionais e trabalhadores com líderes da comunidades e gestores de saúde.

20 DISCUSSÃO Agora a intervenção já está incorporada à rotina do trabalho de nossa UBS, mas temos que continuar nosso trabalho, para melhorar a qualidade e manter uma boa cobertura.

21 DISCUSSÃO Os próximos passos para melhorar a atenção à saúde no serviço pode ser conseguir em combinação com os gestores municipais uma melhor organização de agendamento para consultas de especialistas.

22 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Inicialmente não estava nas melhores condições para esta atividade, mas com o andamento consegui estabelecer a dinâmica do mesmo e com o acompanhamento dos orientadores foi possível chegar até aqui. O curso foi um meio de atualização no processo de aprendizagem dos profissionais, através dele tive acesso a vários aspetos do funcionamento do SUS e conheci os principais protocolos de atendimento no Brasil, assim como as possibilidades de mudar os principais fatores do processo de saúde e doença nas comunidades brasileiras.

23 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
O trabalho realizado pela orientadora foi importante, ela foi nosso guia neste processo e de maneira muito adequada fez nosso acompanhamento com qualidade, responsabilidade e muito profissionalismo. Junto com ela alcançamos os resultados que hoje mostramos neste estudo.

24 Obrigada


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google