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PublicouRoberto Minho Freire Alterado mais de 6 anos atrás
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso Melhoria da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes mellitus, na UBS Buritizal, Laranjal do Jarí/AP Especializanda: Estela Perez Del Toro Orientadora: Camila Irigonhé Ramos Apoio pedagógico: Fernanda Meller
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INTRODUÇÃO A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A ação programática é importante em qualquer contexto da atenção primária à saúde, o trabalho na comunidade permite aos profissionais da saúde fazer promoção de saúde, e prevenir doenças em qualquer momento. Melhoras na esfera de saúde e economia para o município Laranjal do Jarí.
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INTRODUÇÃO O município Laranjal do Jarí, foi criado em 17 de dezembro de 1987, tem habitantes laranjalenses. Estruturas de saúde: 01 Laboratório Municipal / 01 Hospital 01 centro de fisioterapia 09 UBS / 13 equipes de saúde da família 05 equipes de saúde bucal 02 equipes do NASF Tipo 1
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INTRODUÇÃO CARACTERIZAÇÃO DA UBS
UBS urbana. Modelo de atenção Estratégia de Saúde da Família (ESF). Número de equipe da Saúde da Família UBS: 01 População total da equipe:2112. Composição da equipe: Médico:01 Enfermeiro:01 Auxiliares de enfermagem:04 Agentes comunitários de saúde:05 Auxiliares de serviços gerais:01 Administrador da UBS:01
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INTRODUÇÃO CARACTERIZAÇÃO DA UBS, CONT...
1 sala de espera e acolhimento dos usuários 1 local da recepção 1 consultório médico 1 consultório da enfermeira 1 consultório odontológico 1 local para a farmácia 1 sala de curativo 1 sala de vacina 1 local para nebulização 1 local da copa 3 banheiros
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INTRODUÇÃO ANTES DA INTERVENÇÃO
Baixa cobertura e adesão da população alvo ao programa do hipertensão arterial e diabetes mellitus. Deficiente qualidade dos registros das informações na UBS. Pouca participação da família e da comunidade no programa. Realizavam consulta médica apenas quando estavam doentes, sem avaliar os fatores de riscos.
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Objetivo geral Melhorar a Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes mellitus, na UBS Buritizal, Laranjal do Jarí/AP
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Metodologia O projeto foi estruturado para ser desenvolvido no período de 16 semanas Realizou-se a capacitação da equipe sobre o manual técnico de HAS e DM. Realizou-se o monitoramento do número de hipertensos e diabéticos cadastrados no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde.
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METODOLOGIA Na logística, utilizou-se a planilha de coleta de dados, ficha espelho e cartão de acompanhamento dos usuários. Utilizou-se o manual técnico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) do ministério de saúde de 2013. Para garantir a atualização dos registros, utilizamos os livros de registro e ficha espelho.
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Resultados Objetivo1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1: Cadastrar 50% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde.
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Resultados Objetivo1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2: Cadastrar 50% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção a HAS e à DM da unidade de saúde.
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Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 3: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. Meta 4. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. Meta 5: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 6: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 7: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. TODAS AS METAS DESTE OBJETIVO FORAM ATINGIDAS NOS 3 MESES DE INTERVENÇÃO
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Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 8: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Meta 9: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Meta 10: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. Meta 11: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. TODAS AS METAS DESTE OBJETIVO FORAM ALCANÇADAS, NOS 3 MESES DE INTERVENÇÃO
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Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Meta 11: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 12: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 13: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 14: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. AS METAS DOS OBJETIVOS 3 E 4 FORAM ALCANÇADAS NOS 3 MESES DE INTERVENÇÃO
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RESULTADOS Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Meta 15: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 16: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Atingimos 100% dessas metas nos 3 meses de intervenção.
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TODAS AS METAS FORAM ALCANÇADAS NOS 3 MESES
Resultados Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 17: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 18: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Meta 19: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários hipertensos. Meta 20: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários diabéticos. TODAS AS METAS FORAM ALCANÇADAS NOS 3 MESES
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TODAS AS METAS FORAM ALCANÇADAS NOS 3 MESES
Resultados Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 21: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos. Meta 22: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários diabéticos. Meta 23: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos. Meta 24: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários diabéticos. TODAS AS METAS FORAM ALCANÇADAS NOS 3 MESES
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DISCUSSÃO A intervenção teve importância para a população porque foi possível atingir todos os usuários hipertensos e quase todos os diabéticos da área de abrangência, fizemos 100% do registro das informações, foi feita a avaliação do risco de todos os usuários e a promoção da saúde com mudança de estilo e modo de vida que permite alcançar uma longevidade com maior qualidade.
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DISCUSSÃO Para o nosso serviço esta intervenção também foi importante porque oportunizou condições adequadas de trabalho com melhor organização e produtividade e para nossa equipe; Criou as bases para novos projetos e consolidou a união dos profissionais e trabalhadores com líderes da comunidades e gestores de saúde.
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DISCUSSÃO Agora a intervenção já está incorporada à rotina do trabalho de nossa UBS, mas temos que continuar nosso trabalho, para melhorar a qualidade e manter uma boa cobertura.
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DISCUSSÃO Os próximos passos para melhorar a atenção à saúde no serviço pode ser conseguir em combinação com os gestores municipais uma melhor organização de agendamento para consultas de especialistas.
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Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Inicialmente não estava nas melhores condições para esta atividade, mas com o andamento consegui estabelecer a dinâmica do mesmo e com o acompanhamento dos orientadores foi possível chegar até aqui. O curso foi um meio de atualização no processo de aprendizagem dos profissionais, através dele tive acesso a vários aspetos do funcionamento do SUS e conheci os principais protocolos de atendimento no Brasil, assim como as possibilidades de mudar os principais fatores do processo de saúde e doença nas comunidades brasileiras.
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Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
O trabalho realizado pela orientadora foi importante, ela foi nosso guia neste processo e de maneira muito adequada fez nosso acompanhamento com qualidade, responsabilidade e muito profissionalismo. Junto com ela alcançamos os resultados que hoje mostramos neste estudo.
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Obrigada
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