A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Palmas de Monte Alto – BA, 2014

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Palmas de Monte Alto – BA, 2014"— Transcrição da apresentação:

1 Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE AOS ADULTOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E/OU DIABETES MELLITUS ADSTRITOS NO CENTRO DE SAÚDE CLOVES ANDRADE VEIGA EM PALMAS DE MONTE ALTO – BA. POR: LUCAS DE SOUZA NEVES ORIENTADORA: VIOLETA RODRIGUES AGUIAR Palmas de Monte Alto – BA, 2014

2 Introdução Importância da ação programática:
Qualificação do programa Hiperdia; Assistência multiprofissional na Atenção Básica; Fortalecimento da assistência integral; Melhorar a saúde, bem-estar e qualidade de vida;

3 Introdução Caracterização do município: Palmas de Monte Alto – BA:
Área da unidade territorial:2 789,417 Km2; População total: hab. (IBGE, 2010); 03 Unidades de Saúde da Família; 01 Centro de saúde - modelo tradicional; 01 hospital municipal; 01 base do SAMU 192; Fonte: Wikipédia

4 Introdução Caracterização da UBS:
Centro de Saúde Cloves Andrade Veiga: Zona urbana; População adstrita: pessoas; 02 equipes de PACS; Atendimento básico e especializado; Parceria com instituição de ensino;

5 CENTRO DE SAÚDE CLOVES ANDRADE VEIGA (CSCAV)
Estrutura Física

6 Introdução Estrutura física da unidade: 06 consultórios;
01 recepção; 01 sala de arquivo; 01 sala de vacina; 01 sala de curativo; 01 copa; 01 almoxarifado; 01 sala de administração de medicamentos; 01 central de material esterilizado; 08 sanitários;

7 Introdução Equipe: 02 cirurgiões-dentistas; 04 enfermeiros;
01 clínico geral; 03 médicos especialistas; 09 técnicos de enfermagem; 32 agentes comunitários de saúde; 01 recepcionista e 02 auxiliares de serviços gerais;

8 Introdução Situação da ação programática antes da intervenção:
Falhas na organização e gestão do serviço; Ausência de monitoramento e avaliação; Inexistência de planejamento de ações; Déficit de ações na promoção em saúde;

9 Objetivo Geral Melhorar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus adstritos no Centro de Saúde Cloves Andrade Veiga em Palmas de Monte Alto – BA.

10 Metodologia Planilhas de monitoramento e de coleta de dados; Ficha espelho; Educação continuada e em saúde; Engajamento Público; Atendimento específico; Reuniões; Rastreamento / Busca Ativa; Parceria Intersetorial;

11 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Ampliar a cobertura aos hipertensos; Meta 1.1: cadastrar 70% dos hipertensos da área de abrangência no programa Hiperdia; Resultado: Figura 1.1 – Cobertura do programa de atenção ao hipertenso no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

12 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Ampliar a cobertura aos diabéticos; Meta 1.2: cadastrar 70% dos diabéticos da área de abrangência no programa Hiperdia; Resultado: Figura 1.2 – Cobertura do programa de atenção ao diabético no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

13 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: melhorar a adesão do hipertenso ao programa; Meta 2.1: Buscar 70% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade conforme a periodicidade recomendada. Resultado: Figura 2.1- Proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

14 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: melhorar a adesão do diabético ao programa; Meta 2.2: Buscar 70% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade conforme a periodicidade recomendada. Resultado: Figura 2.2 – Proporção de diabéticos faltosos às consultas com busca ativa no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

15 Meta 3.1: Realizar exame clínico apropriado em 70% dos hipertensos.
Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso realizado na unidade de saúde; Meta 3.1: Realizar exame clínico apropriado em 70% dos hipertensos. Resultado: Figura 3.1- Proporção de hipertensos com exame clínico em dia de acordo com o protocolo no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

16 Meta 3.2: Realizar exame clínico apropriado em 70% dos diabéticos.
Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento ao diabético na unidade de saúde; Meta 3.2: Realizar exame clínico apropriado em 70% dos diabéticos. Resultado: Figura 3.2 – Proporção de diabéticos com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

17 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento ao hipertenso na unidade de saúde; Meta 3.3: Garantir a 70% dos hipertensos realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Resultado: Figura 3.3 – Proporção de hipertensos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

18 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento ao diabético na unidade de saúde; Meta 3.4: Garantir a 70% dos diabéticos realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.   Resultado: Figura 3.4 – Proporção de diabéticos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

19 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento ao hipertenso na unidade de saúde; Meta 3.5: Garantir a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 70% dos hipertensos cadastrados na unidade. Resultados: Figura 3.5 – Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da lista do Hiperdia ou Farmácia Popular no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

20 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento ao diabético na unidade de saúde; Meta 3.6: Garantir a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 70% dos diabéticos cadastrados na unidade. Resultado: Figura 3.6 – Proporção de diabéticos com prescrição de medicamentos da lista do Hiperdia ou da Farmácia Popular no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

21 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 4: melhorar o registro das informações da atenção à saúde dos hipertensos; Meta 4.1: manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Resultado: Figura 4.1- Proporção de hipertensos com registro adequado na ficha de acompanhamento no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA. .

22 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: melhorar o registro das informações da atenção à saúde dos diabéticos; Meta 4.2: manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Resultado: Figura 4.2- Proporção de diabéticos com registro adequado na ficha de acompanhamento no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

23 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Mapear hipertensos de risco para doença cardiovascular; Meta 5.1: Estratificação do risco cardiovascular em 70% dos hipertensos cadastrados. Resultado: Figura 5.1-Proporção de hipertensos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

24 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Mapear diabéticos de risco para doença cardiovascular; Meta 5.2: Estratificação do risco cardiovascular em 70% dos diabéticos cadastrados. Resultado: Figura 5.2-Proporção de diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

25 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Desenvolver atividades de promoção da saúde aos hipertensos; Meta 6.1: Garantir avaliação odontológica a 70% dos hipertensos. Resultado: Figura 6.1-Proporção de hipertensos com avaliação odontológica no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

26 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Desenvolver atividades de promoção da saúde aos diabéticos; Meta 6.2: Garantir avaliação odontológica a 70% dos diabéticos. Resultado: Figura 6.2-Proporção de diabéticos com avaliação odontológica no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

27 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Desenvolver atividades de promoção da saúde aos hipertensos; Meta 6.3: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 80% dos hipertensos. Resultado: Figura 6.3-Proporção de hipertensos com orientação nutricional sobre alimentação saudável no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

28 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Desenvolver atividades de promoção da saúde aos diabéticos; Meta 6.4: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 80% dos diabéticos. Resultado: Figura 6.4-Proporção de diabéticos com orientação nutricional sobre alimentação saudável no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

29 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Desenvolver atividades de promoção da saúde aos hipertensos; Meta 6.5: Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 80% dos hipertensos. Resultados: Figura 6.5-Proporção de hipertensos com orientação sobre a prática de atividade física regular no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

30 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Desenvolver atividades de promoção da saúde aos diabéticos; Meta 6.6: Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 80% dos diabéticos. Resultado: Figura 6.6-Proporção de diabéticos que receberam orientação sobre a prática de atividade física regular no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

31 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Desenvolver atividades de promoção da saúde aos hipertensos; Meta 6.7: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 90% dos hipertensos.  Resultado: Figura 6.7-Proporção de hipertensos que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

32 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Desenvolver atividades de promoção da saúde aos diabéticos; Meta 6.8: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 90% dos diabéticos. Resultado: Figura 6.8-Proporção de diabéticos que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo no CSCAV em Palmas de Monte Alto - BA.

33 Resultados Melhoria nos indicadores e alcance das metas;
Mudanças no processo de trabalho; Reorganização do programa Hiperdia; Acessibilidade e acolhimento; Benefícios na comunidade; Ganho profissional;

34 Discussão Importância da intervenção: Para a equipe:
Educação continuada; Educação em saúde; Processo de trabalho; Formação de vínculos;

35 Discussão Importância da intervenção: Para o serviço:
Ampliação da cobertura Geração de indicadores; Planejamento de ações; Monitoramento e avaliação; Reorganização da assistência;

36 Discussão Importância da intervenção: Para a comunidade:
Divulgação do programa Hiperdia; Melhorias no acesso e acolhimento; Engajamento público; Atendimento da demanda espontânea;

37 Discussão Incorporação da intervenção à rotina do serviço :
Monitoramento e avaliação; Reorganização da assistência; Manutenção dos protocolos; Engajamento da equipe; Apoio da gestão e comunidade;

38 Reflexão Crítica Expectativas iniciais : Qualificação profissional;
Projeto de intervenção; Melhorar o serviço na unidade; Importância do trabalho em equipe;

39 Fim

40 Referências BRAGA, R. Eduardo. REFLEXÃO DA AÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO HIPERDIA SAÚDE BUCAL, HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS. Disponível em: < Acesso em: 25 jul   BRASIL. Ministério da Saúde. Diabetes Mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, p. il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 16) (Série A. Normas e Manuais Técnicos).  BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus / Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36). SIAB. Sistema de Informação da Atenção Básica – Palmas de Monte Alto – BA, julho de 2013. SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA; SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO; SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. IV Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. Rev. Bras Hipertens vol. 9(4): outubro/dezembro de Disponível em: < Acesso em: 25 jul


Carregar ppt "Palmas de Monte Alto – BA, 2014"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google