A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

  Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Qualificação da Atenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "  Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Qualificação da Atenção."— Transcrição da apresentação:

1   Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Qualificação da Atenção aos Usuários com Hipertensão e/ou Diabetes na Unidade de Saúde Liberdade no Município de Colombo/PR Discente: Silmara Aparecida Ferreira de Carvalho Orientador: Thiago Santos de Souza Pelotas/RS, 2014

2 Introdução Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (2006):
As doenças cardiovasculares lideram as causas de morte no Brasil desde 1960; Em 1998 a HAS respondia por 46% desses óbitos e mais de 40% das mortes por AVC; Prevalência urbana da HAS de 22% a 44%. DM: respondia por aprox. 9% do total mundial de mortes (Sociedade Brasileira de Diabetes, 2007).

3 Introdução Intervenção na UBS Liberdade, localizada em Colombo/PR
Região metropolitana norte de Curitiba, a 18km da capital; Aproximadamente habit., homens e mulheres (Censo 2010); aprox domicílios ocupados na região; Rede: 21 UBS, sendo 11 com ESF, e 10 UBS no modelo tradicional de atendimento, 02 pronto-atendimentos, 01 maternidade, e outros serviços de apoio, como CAP’S, CTA e CEO.

4 Introdução UBS Liberdade Básica trad x ESF = Adaptação ao modelo;
Pop. aprox pessoas, 50% em área de ocupação irregular; 03 equipes de ESF, com saúde bucal, 01 incompleta; Não possui sistema informatizado, nem internet.

5 Introdução Equipe 135: Equipe mínima, desfalque de 01* ACS e dentista*; Área adstrita mais próxima a UBS; Carência sócio econômica; 50% em área de ocupação; Pop. aprox pessoas, maioria adulto jovens. Baixa cobertura do programa HIPERDIA; Ausência de sistema de controle, monitoramento e avaliação de dados.

6 Equipe 135 da UBS Liberdade

7 Objetivo geral Qualificar a atenção aos pacientes hipertensos e/ou diabéticos na Unidade de Saúde Liberdade no município de Colombo/PR.

8 Metodologia Revisão dos protocolos do MS e utilização dos protocolos municipais do HIPERDIA; Uso de instrumentos como a ficha espelho; planilha de coleta de dados e prontuários; Estabelecimento de metas para o alcance dos objetivos; Listagem de ações para atingir as metas.

9 Metodologia Detalhamento dessas ações, em quatro eixos:
Monitoramento e avaliação; Organização e gestão do serviço; Engajamento público; Qualificação da prática clinica. As ações incluíram: Reuniões de equipe; Capacitação dos profissionais + definição de atribuições; Busca ativa pelas ACS; Organização e implantação do sistema de controle, monitoramento e avaliação de dados; Envolvimento da gestão; Aproximação da comunidade às rotinas.

10 Objetivo 1. Ampliar a cobertura à pacientes hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.: Cadastrar 70% dos pacientes hipertensos residentes na área 135 no programa HIPERDIA Gráfico 01 – Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na unidade de saúde Resultados

11 Resultados Meta 2. Cadastrar 70% dos pacientes diabéticos
residentes na área 135 no programa HIPERDIA. Gráfico 02. Cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde.

12 Resultados Segundo dados do VIGITEL:
UBS aproximadamente 1149 pacientes hipertensos e 183 pacientes com diabetes. Área 135 aproximadamente 442 hipertensos e 109 diabéticos. Cobertura durante a intervenção: 248 hipertensos = 56,1% da população da área = Abaixo da meta. 82 diabéticos = 75,2% da população da área = Meta alcançada.

13 Resultados Objetivo 2. Melhorar a adesão do paciente hipertenso e/ou
diabético ao programa. Meta 3. Buscar 100% dos hipertensos faltosos as consultas na UBS conforme a periodicidade recomendada. Gráfico 03 . Proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa

14 Resultados Meta 4. Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na UBS, conforme a periodicidade recomendada Gráfico 04. Proporção de diabéticos faltosos à consultas com busca ativa.

15 Resultados Objetivo 3. Melhorar a qualidade do atendimento ao
Paciente hipertenso e/ou diabético, realizado na unidade de saúde. Meta 5. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos cadastrados na área 135. Gráfico 05 . Proporção de hipertensos com o exame clinico em dia de acordo com o protocolo.

16 Resultados Meta 6. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos cadastrados na área 135. Gráfico 06. Proporção de diabéticos com o exame clínico em dia de acordo com o protocolo.

17 Resultados Meta 7. Garantir a 100% dos hipertensos cadastrados na área 135, a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Gráfico 07. Proporção de hipertensos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo.

18 Resultados Meta 8. Garantir a 100% dos diabéticos cadastrados na
área 135, a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Gráfico 08. Proporção de diabéticos com os exames complementares de acordo com o protocolo.

19 Resultados Meta 9. Garantir a prescrição de medicamentos da lista
do HIPERDIA ou da Farmácia Popular a 100% dos Hipertensos cadastrados na área 135. Gráfico 09. Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da lista do HIPERDIA ou da Farmácia Popular.

20 Resultados Meta 10. Garantir a prescrição de medicamentos da lista
do HIPERDIA ou da Farmácia Popular a 100% dos diabéticos cadastrados na área 135. Gráfico 10. Proporção de diabéticos com prescrição de medicamentos da lista do HIPERDIA ou da Farmácia Popular.

21 Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações.
Meta 11: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na área 135. Gráfico 11. Proporção de hipertensos com registro adequado na ficha de acompanhamento.

22 Resultados Meta 12: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na área 135. Gráfico 12. Proporção de diabéticos com registro adequado na ficha de acompanhamento.

23 Resultados Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Meta 13. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na área 135. Gráfico 13. Proporção de hipertensos com estratificação de risco cardiovascular por exame clinico em dia.

24 Resultados Meta 14. Realizar estratificação do risco cardiovascular
em 100% dos diabéticos cadastrados na área 135. Gráfico 14. Proporção de diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia.

25 Resultados 6. Objetivo: Promoção da Saúde.
Meta 15. Garantir orientação sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos cadastrados na área 135. Figura 15. Proporção de hipertensos com orientação nutricional sobre alimentação saudável.

26 Resultados Meta 16.: Garantir orientação sobre alimentação
saudável a 100% dos diabéticos cadastrados na área 135. Figura 16. Proporção de diabéticos com orientação nutricional sobre alimentação Saudável.

27 Resultados Meta 17. Garantir orientação em relação a prática de
atividade física regular a 100% dos hipertensos cadastrados na área 135. Figura 17. Proporção de hipertensos com orientação sobre a prática de atividade física regular.

28 Resultados Meta 18. Garantir orientação em relação a prática de atividade física regular a 100% dos diabéticos cadastrados na área Figura 18. Proporção de diabéticos que receberam orientação sobre a prática de atividade física regular.

29 Resultados Meta 19. Garantir orientação sobre os riscos do
tabagismo a 100% dos hipertensos cadastrados na área 135. Figura 19. Proporção de hipertensos que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo.

30 Resultados Meta 20.: Garantir orientação sobre os riscos do
tabagismo a 100% dos diabéticos cadastrados na área 135. Figura 20. Proporção de diabéticos que receberam orientação sobre a prática de atividade física regular.

31 Discussão IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO: NÍVEL DE INCORPORAÇÃO = 80%
Articulação e integração da equipe; Definição das atribuições dos membros da equipe no atendimento ao programa; Organização do sistema de controle, monitoramento e avaliação de dados; Reorganização das rotinas de atendimento; Sensibilização das outras 02 equipes. NÍVEL DE INCORPORAÇÃO = 80% Maior participação da comunidade; Homogeneização da atenção prestada pelas 03 equipes; Incorporação do profissional dentista a nova rotina.

32 Reflexão crítica Superação das expectativas iniciais:
Qualificação da assistência = Crescimento profissional Maior proximidade, entendimento e respeito a população. Significado para minha prática profissional: Descentralização da realização das ações; Qualificação e amadurecimento profissional. Aprendizados importantes: Importância da integração e participação de todos os membros da equipe na organização do programa; Importância da aproximação da equipe à comunidade; Equipe como principais agentes de mudança.

33 Visita Domiciliar equipe 135

34 Referências Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Nefrologia - V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – Revista da Sociedade Brasileira de Hipertensão, São Paulo: Best Point . Editora, volume 9, no. 4, 2006. SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes. Tratamento e acompanhamento do Diabetes Melitus. São Paulo: SBD, p.

35 Equipe da UBS Liberdade Obrigada!


Carregar ppt "  Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Qualificação da Atenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google