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A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO

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Apresentação em tema: "A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
DE UM NÚCLEO DE ESTÁGIOS EAD: ARTICULAÇÃO DE QUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA Setembro/2016

2 Objetivo Contextualizar de forma crítica reflexiva a experiência inovadora do Núcleo de Estágios Supervisionados para atendimento e acompanhamento dos estudantes de cursos de licenciatura - EAD do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, com sede em São Paulo e abrangência nacional.

3 Características do Grupo Educacional
Constituído por três Instituições de Ensino Superior – IES Cerca de 125 polos de apoio presencial Histórico institucional Características do modelo de educação a distância oferecido

4 Processo de planejamento e implantação do Núcleo
Estágio Curricular Supervisionado é importante componente da formação profissional, responsável pela integração do estudante com o mundo do trabalho Cabe à Instituição formadora : função mediadora e articuladora do processo, planejando ações intencionais, conscientes e orientadas para a qualidade da formação instrumentalizar o estagiário na realização destas atividades de forma qualitativa, crítica, reflexiva e com vistas à uma melhor formação e ao exercício responsável e consciente de sua profissão.

5 Processo de planejamento e implantação do Núcleo
Como parte do projeto educativo do grupo e a partir das demandas específicas da modalidade a distância, Núcleo de Estágios postura formadora , educativa e mediadora, estabelecer uma discussão sobre a relação entre conteúdos específicos de cada curso de licenciatura, as teorias da aprendizagem aplicadas na especificidade das diferentes áreas e a realidade das escolas nos diferentes municípios nos quais os estudantes são atendidos pelos polos de apoio presencial.

6 Processo de planejamento e implantação do Núcleo
Alguns desafios do Núcleo de Estágios – EAD: Atendimento à legislação relativa ao estágio, Unificar as ações de orientação, supervisão, validação do estágio nas licenciaturas, Cuidar para que a prática do estágio não seja somente o cumprimento de uma determinação legal, Envolver o estagiário com a escola de Educação Básica que o recebe, Promover uma práxis reflexiva e atuante, com intensa articulação entre teoria e prática.

7 Processo de planejamento e implantação do Núcleo
Núcleo de Estágios – Coordenação, Supervisão e Apoio: Alunos na realização dos estágios curriculares, Coordenação de cursos Polos Presenciais Assessoria acadêmica Departamentos Técnicos e de Sistemas Técnico e pedagógico a professores e tutores Desenvolvimento de materiais pedagógicos para realização dos estágios Proposta e realização de ações relativas aos estágios

8 Marco Regulatório Ead no Brasil
Polos Presenciais - ações de ensino, pesquisa e extensão Projeto Núcleo de Estágios-EAD Desenvolver ações que favoreçam: A formação do aluno Interação teoria e prática Propor novas sistemáticas de trabalho Profissionais específicos para cada ação

9 Profissionais envolvidos
Coordenação Geral Assistente Administrativo Assistente Pedagógico Professor Orientador Presencial Tutores – Interação entre dois grupos: Tutor da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) - Tutor da disciplina de Prática de Ensino Professor Responsável de Área/disciplina Professor Supervisor de Formação

10 Ações desenvolvidas Ações acadêmico-administrativas
No Núcleo - coordenação e assistentes Atendimento a Polos Presenciais, alunos e Instituições. Conferências, aprovações e orientações sobre documentações e realização do estágio. Acompanhamento e apoio a tutoria e coordenação de cursos Convênios e termos de compromisso de estágio - escolas, empresas especializadas em estágios remunerados a estudantes, Secretarias da Educação e Prefeituras. Nos Polos Presenciais - professores orientadores Atendimento aos alunos e polos.

11 Ações desenvolvidas Ações educativas Ações extensionistas
Nos Polos Presenciais para formação dos alunos. Ações extensionistas Nos polos presenciais Formação a professores da rede, à comunidade, às Secretarias da Educação. Ações formativas Formação continuada dos tutores das disciplinas de Estágio e Prática de Ensino. Professora responsável e professores convidados especializados nos temas escolhidos.

12 Documentação Utilização da plataforma blackboard
Orientações, tutoriais, vídeos de apoio Disponibilização de documentos Fale com seu tutor Envio de documentos comprobatórios da realização do estágio Utilização do sistema webestágio Cadastro da escola Lançamento das atividades Impressão da documentação

13 Teoria X Prática Interação disciplinas Estágio e Prática de Ensino
Participação nos fóruns Levantamento pelos tutores dos temas , assuntos e dúvidas nas participações Análise pelo professor formador Elaboração das respostas com embasamento teórico Gravação de um vídeo com o retorno aos alunos

14 Discussão dos resultados
Núcleo de Estágios - EAD Proposta inovadora e diferencial na consolidação da formação docente de qualidade A obrigatoriedade do estágio ser uma atividade presencial enquanto a educação é à distância, justificou a elaboração do projeto e ações que culminaram com a implantação do Núcleo em questão. Atendimento a alunos

15 Mudanças necessárias Para atender às novas propostas de trabalho e ações estabelecidas: Expansão de atividades do Núcleo de Estágios-Ead Atendimento: Estágios Curriculares Estágios Profissionais Formação dos alunos e dos profissionais formadores Parcerias com escolas, secretarias de ensino e prefeituras

16 Considerações.... Resultados já obtidos no processo
Maior integração entre a IES, a coordenação dos cursos, professores, tutores e profissionais do Núcleo de Estágios Grande articulação entre a teoria e a prática, a partir dos relatos dos tutores e orientações dadas pelos professores– produção de vídeo pelo professor formador Atendimento às necessidades dos alunos das licenciaturas e demais graduações Ead Trabalhar na sede e expansão para os polos de apoio presencial no ensino, pesquisa e extensão.

17 Mudanças necessárias Esperamos contribuir para o aumento da qualidade do conhecimento produzido: seja num objetivo mais imediato, no sentido de desenvolvimento social, de melhoria da qualidade de vida das pessoas e da comunidade, da qual a instituição faz parte, Retorno à comunidade o saber construído na Universidade.

18 Considerações ... Esperamos contribuir para o aumento da qualidade do conhecimento produzido: seja num objetivo mais imediato, seja num objetivo mais imediato para que retorne à comunidade o saber construído na Universidade.

19 Referências BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: Acesso em: abril. 2016 BRASIL. Lei nº , de 25 de setembro de Dispõe sobre o estágio de estudantes [...] e dá outras providências. Disponível em: l htm. Acesso em: abril. 2016 CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 21, 6 de agosto de Duração e carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Retificado pelo Parecer CNE/CP nº 28/2001. Disponível em: dmdocuments/ cnecp_ pdf Acesso em: abril FRANCIOSI e FARIA . org. Organização Superior – Vivências e visão de futuro – Porto Alegre – EDIPUCRS , 2005. LIMA, Mª do Socorro Lucena. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 3a edição. CE: Editor Demócrito Rocha, 2002.

20 OBRIGADA.... Julia de Cassia Pereira do Nascimento – UNICSUL
Rita Maria Lino Tarcia – UNIFESP/UNICSUL Denise Jarcovis Pianheri – UNICID Vera Maria Jarcovis Fernandes – UNICID


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