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PublicouAdriana Bacelar Bento Alterado mais de 8 anos atrás
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Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro
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Saúde – evolução do conceito Do século XVI até a segunda guerra mundial um bom funcionamento dos mecanismos estritamente biológicos; Em 1946, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença e de enfermidade”
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Saúde – evolução do conceito Em 1986, a OMS, na Carta de Ottawa – passa a colocar a expressão “promoção de saúde”, ou seja, o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Inseriu-se assim, um conceito mais amplo de saúde...
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Saúde – evolução do conceito Associa-se a definição ao conceito de qualidade de vida; Qualidade de vida – WHOQOL GROUP, 1994 - “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
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Saúde – evolução do conceito Assim, hoje saúde é Considerada como uma forma dinâmica e integrada resultante da harmonia entre as diversas dimensões nas quais se insere a vida de cada pessoa: física, psicológica, socioambiental e ética espiritual.
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Na Pré- História uma dádiva divina; Na Antiguidade Hipócrates – resultado da relação do Homem com o ambiente; Na Idade Média Ausência do pecado individual e coletivo; Saúde – evolução do conceito
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A gestão em questão Conduzir (dirigir): –Quem? (Sujeito da gestão) –Como? (Tecnologias de gestão) Capacidade de governo - Para onde? (direcionalidade) Projeto de governo
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Gestão Interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, afim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada a situação (CHIAVENATO, 1994)
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Do que falaremos? Redefinição de identidades em múltiplas dimensões: –Institucional: funções e competências das instâncias de gestão do SUS –Profissional: conhecimentos, habilidades e valores agregados aos profissionais e trabalhadores de saúde –Pessoal: redefinição do perfil dos sujeitos ético- políticos
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Porque esse tema é importante? Contexto: transformações ocorridas em função do processo de: –globalização da economia, –planetarização da política –mundialização da cultura Exigências e desafios para as instituições e para os sujeitos (individuais e coletivos)
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Dimensão institucional III Implicações para o Planejamento e Gestão de Sistemas de saúde –Organização macro práticas: mudança na estrutura organizacional das instituições gestoras –Ex: MS;SES;SMS micro-práticas: mudança na organização do processo gerencial em todos os níveis –Ex: unidades de saúde, redes, sistemas micro-regionais
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Dimensão profissional (científico- técnica) Educar para o futuro (Morin) Redefinição de competências cognitivas, psicomotoras e valores incorporados à prática Formação de lideranças e capacitação de equipes gerenciais em vários níveis e planos do SUS
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Dimensão profissional (científico-técnica Conteúdos a serem incorporados aos processos de formação/capacitação de pessoal –Gestão participativa: bases legais e instrumentos –Análise da situação de saúde da população –Planejamento e programação situacional –Desenho de futuros (cenários) –Análise política, mapeamento de atores e projetos –Análise e construção de viabilidade de intervenções –Programação em saúde: enfoques e instrumentos –Avaliação de políticas, sistemas e serviços de saúde
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Dimensão profissional (científico-técnica Conteúdos a serem incorporados aos processos de formação/capacitação de pessoal –Estado e política de saúde no Brasil –Reforma do Estado brasileiro e alternativas de gestão dos serviços e sistemas de saúde –Teorias organizacionais: enfoques clássicos e contemporâneos –Estratégias de promoção da aprendizagem organizacional –Liderança, comunicação e negociação gerencial –Gestão de pessoas, recursos materiais e financeiros
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Dimensão pessoal (ético-política) –Ser “um eterno aprendiz” –Compromisso com a qualidade,inovação, e efetividade das ações –Reaprender a conversar – Compromisso com a “humanização” das relações inter-pessoais
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Dimensão pessoal (ético-política) –Resgatar e desenvolver práticas fundamentadas em valores como : Respeito à diferença (alteridade) (multiculturalismo) Responsabilidade/liberdade de escolha/limites da ação Preservação e defesa da vida (não violência) Consciência da complexidade humana Preocupação com o destino planetário
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Gestão É a utilização de todos os recursos (técnicos, administrativos, financeiros, processos de produção e mercado) e conhecimentos necessários para através das pessoas atingir os objetivos de uma Instituição.
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