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Publicoumadelom madinha Alterado mais de 7 anos atrás
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ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional
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Princípios e Práticas em Orientação Educacional – AULA1 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Objetivos desta aula: -Conceituar a Orientação Educacional. -Contextualizar a Orientação Educacional mediante a realidade brasileira. - Identificar os períodos da Orientação Educacional.
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Princípios e Práticas em Orientação Educacional – AULA1 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL O conceito de orientação tem uma estreita relação com a educação, fazendo com que suas histórias sejam coincidentes.
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Princípios e Práticas em Orientação Educacional – AULA1 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Início da Orientação A orientação educacional tem sua trajetória iniciada pela área de orientação vocacional. Frank Parsons, em 1908, Boston, EUA. Nas escolas: Jesse Davis, em 1912, Detroit, EUA.
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Princípios e Práticas em Orientação Educacional – AULA1 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Evolução Histórica da Orientação no Brasil “counseling” Robert Mange, engenheiro suíço, no Liceu de Artes e Ofícios, em São Paulo. Lourenço Filho criou o primeiro serviço público de orientação profissional no Brasil, em 1931. Dois anos após o manifesto, a Associação Brasileira de Educação oferece o primeiro curso de extensão sobre orientação educacional. 1924 1931 1932 1980 orientação profissional Manifesto dos Pioneiros Busca de uma identidade
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Princípios e Práticas em Orientação Educacional – AULA1 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Abrindo o baú: de Olho na Imagem. http://www.youtube.com/watch?v=f6LTmh7Vn04
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Princípios e Práticas em Orientação Educacional – AULA1 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Alguns períodos: Período Implementar:1920 A 1941. Neste período a Orientação está associada à Orientação Profissional, preponderando a seleção e escolha profissional; Período Institucional: 1942 a 1961. Este período é caracterizado pela exigência legal da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino e nos cursos de formação dos orientadores educacionais. Período Transformador: 1961 a 1970. Pela Lei 4.024/61, a Orientação Educacional é caracterizada como educativa, ressaltando a formação do Orientador e fixando as Diretrizes e Bases da educação Nacional;
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Princípios e Práticas em Orientação Educacional – AULA1 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Alguns períodos: Período Disciplinador : 1971 a 1980. Conforme a Lei 5.692/71, a Orientação Educacional é obrigatória nas escolas, incluindo o aconselhamento educacional. O Decreto 72.846/73, regulamenta o exercício da profissão de O. E. Período Questionador: 1980 a 1990. O Orientador discute suas práticas, seus valores, a questão do aluno trabalhador, enfim, a sua realidade no meio social; a prática da orientação volta-se para a concepção de educação como ato político; Período Orientador: a partir de 1990. A orientação volta-se para a "construção" do cidadão comprometido com seu tempo e sua gente, trabalhando a subjetividade e a intersubjetividade, obtidas através do diálogo.
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Princípios e Práticas em Orientação Educacional – AULA1 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Como se encontra a orientação educacional nos dias de hoje? A orientação, hoje, caracteriza-se por um trabalho muito mais abrangente no sentido de sua dimensão pedagógica. Possui caráter mediador juntos aos demais educadores, atuando com todos os protagonistas da escola no resgate de uma ação mais efetiva e de qualidade nas escolas.
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Princípios e Práticas em Orientação Educacional – AULA1 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Orientação Educacional - compromisso com: ( GRINSPUN, Mírian) a construção do conhecimento através de uma visão da relação sujeito –objetivo; a realidade concreta da vida dos alunos,vendo-os como atores de sua própria história; a responsabilidade do processo educacional na formação da cidadania; a atividade realizada na prática social, levando-se em consideração que dessa prática provém o conhecimento, e que ele se dá como um empreendimento coletivo; Mírian Paura
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Princípios e Práticas em Orientação Educacional – AULA1 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Orientação Educacional - compromisso com: a diversidade da educação,questionando valores pessoais e sociais, submersos nos atos da escolha e da decisão do indivíduo; a construção da rede de subjetividade que é tecida em diferentes momentos na escola e por ela; o planejamento e a efetivação do projeto político-pedagógico da escola, em termos de sua finalidade.
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Princípios e Práticas em Orientação Educacional – AULA1 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Abrindo o baú: de Olho na Imagem.. http://www.youtube.com/watch?v=Kq0mOdniWFY&feature=related
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Princípios e Práticas em Orientação Educacional – AULA1 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Nesta aula fomos capazes de: -Conceituar a Orientação Educacional. -Contextualizar a Orientação Educacional mediante a realidade brasileira. - Identificar os períodos da Orientação Educacional.
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