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PublicouDomingos Lacerda Gama Alterado mais de 8 anos atrás
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INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte
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Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de ensino, com sua consequente execução, os atos avaliativos serão praticados aleatoriamente, de forma arbitrária, sem vínculos com a realidade educativa dos educandos. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 2
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CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS EMPIRISMO (estimulação ambiental) * ênfase na experiência e em condições do meio { Sujeito Objeto de conhecimento} APRIORISMO (pré-formismo) * ênfase nas condições prévias do sujeito - hereditariedade ou maturação { Sujeito Objeto de conhecimento} CONSTRUTIVISMO (interacionismo) * ênfase nas interações entre sujeito e meio de conhecimento { Sujeito Objeto de conhecimento } ABORDAGENS DO ERRO exigente, inflexível aceitação do erro como algo observável Complacente, tolerante 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 3
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A avaliação formativa "... Refere-se à avaliação da aprendizagem de um aluno durante um curso, quando (presumivelmente) podem ser efetuadas mudanças na instrução subseqüente, a partir dos resultados atuais" Seu maior mérito "... está na ajuda que ela pode dar ao aluno em relação à aprendizagem da matéria e dos comportamentos, em cada unidade de aprendizagem" Bloom 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 4
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As Funções da avaliação função controladora: o professor que usa em sua prática ações punitivas (como por exemplo, tirando pontos do aluno por conta de sua indisciplina em sala de aula) está exercendo a função disciplinadora, controladora. função classificatória: a função classificatória da avaliação predomina quando a única preocupação do professor está em atribuir ao aluno uma classificação, através de notas ou conceitos. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 5
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As Funções da avaliação função diagnóstica: é aquela que detecta as falhas na aprendizagem dos alunos, para que o professor possa saná-las. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 6
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A importância da função diagnóstica A avaliação deverá ser um instrumento dialético do avanço, um instrumento de identificação de novos rumos. “Enfim, terá de ser o instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos” (LUCKESI, 1995, p.43). 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 7
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O ato de avaliar implica decidir A avaliação não se encerra com a situação diagnosticada. Ela obriga a decisão. O ato de avaliar implica a busca do melhor e mais satisfatório estado daquilo que está sendo avaliado. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 8
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Princípios que regem a Avaliação da Aprendizagem O contexto de avaliação deve estar o mais próximo possível do contexto de aprendizagem; a avaliação deve incluir atividades contextualizadas; a avaliação deve referir-se a problemas reais; 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 9
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Princípios que regem a Avaliação da Aprendizagem os instrumentos avaliativos devem vir acompanhados pelos critérios; a escolha dos instrumentos deve levar em conta as habilidades e competências a serem verificadas; a avaliação deve exigir a utilização funcional dos conhecimentos adquiridos durante uma determinada etapa. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 10
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Instrumentos avaliativos 1.Todo trabalho realizado com o aluno é em potencial um instrumento de avaliação. 2.Os instrumentos devem avaliar o aluno passo a passo, de forma contínua. 3.São igualmente importantes a auto- avaliação e a avaliação formativa. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 11
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Dados relevantes São aqueles que estão definidos nos planejamentos de ensino, a partir de uma teoria pedagógica, e que foram traduzidos em práticas educativas nas aulas. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 12
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Características dos instrumentos válidos a) São adequados ao tipo de conduta e de habilidade que estamos avaliando (informação, compreensão, análise, síntese, aplicação...); 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 13
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Características dos instrumentos válidos b) São adequados aos conteúdos essenciais planejados e, de fato, realizados no processo de ensino; c) São adequados na linguagem, na clareza e na precisão da comunicação (importa que o educando compreenda exatamente o que se está pedindo dele); 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 14
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Para refletir... Muitas vezes, nossos educandos são competentes em suas habilidades, mas nossos instrumentos de coleta de dados são inadequados e, por isso, os julgamos, incorretamente, como incompetentes. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 15
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PRÓXIMOS PASSOS Orientação para utilização dos instrumentos de avaliação. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 16
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