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ENSINAR A COMPREENSÃO CURRICULO E AVALIAÇÃO METODOLOGIA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Equipe: ANA CAROLINA FRANÇA ANDREIA MATOS LUCAS MARILIA BARRETO PAULA.

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1 ENSINAR A COMPREENSÃO CURRICULO E AVALIAÇÃO METODOLOGIA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Equipe: ANA CAROLINA FRANÇA ANDREIA MATOS LUCAS MARILIA BARRETO PAULA QUEISEL SAFIRA TEIXEIRA

2 ...O problema da compreensão, tornou-se crucial para os humanos. E, por esse motivo, deve ser uma das finalidades da educação do futuro......A compreensão não pode ser quantitativa. Educar para compreender a matemática ou uma disciplina determinada é outra. Nela encontra-se a missão propriamente espiritual da educação: ensinar a compreensão entre pessoas como condição e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade... (p.93)

3 EXISTEM DUAS COMPREENSÕES A compreensão intelectual passa pela inteligibilidade e pela explicação. A COMPREENSÃO INTELECTUAL OU OBJETIVA A compreensão humana vai além da explicação... Pois ela comporta um conhecimento de sujeito para sujeito. COMPREENSÃO HUMANA

4 ...A compreensão do sentido das palavras de outro, de suas ideias, de sua visão do mundo está sempre ameaçada por todos os lados...(p.95)

5 EGOCENTRISMO Cultiva a self-deception, tapeação de si próprio, provocada pela autoglorificação e pela tendência a jogar outrem... (p. 96) ETNOCENTRISMO E SOCIOCENTRISMO Nutrem xenofobias e racismo e podem até mesmo despojar o estrangeirismo da qualidade do ser humano. (p.97)

6 É a arte de viver que nos demanda, em primeiro lugar, compreender de modo desinteressado...A ética da compreensão pede que se compreenda a incompreensão. ( p. 99) O que favorece a compreensão e:

7 Onde não se deve reduzir o ser humano à menor parte dele próprio, nem mesmo ao pior fragmento de seu passado. (P. 101.... o desenvolvimento da compreensão necessita da reforma planetária das mentalidades; esta deve ser tarefa da educação do futuro. (p. 104)

8 O “currículo nunca é simplesmente uma montagem neutra de conhecimento, que de alguma forma aparece nos livros e nas salas de aula de um país [...] Ele é produzido pelos conflitos, tensões e compromissos culturais” (APPLE, 2000, p. 53). “quais conhecimentos devem ser ensinados, o que deve ser ensinado e por que ensinar este ou aquele conhecimento. Diríamos melhor: mais do que ensinados, o que deve ser aprendido e por que aprendê-lo.” (Barros apud Padilha, p. 122)

9 as teorias do currículo caracterizam-se por dar ênfase a elementos curriculares como: ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, planejamento, eficiência, objetivos e, sobretudo, com a organização e método. (BARROS. Daniel)

10 http://www.moodle.ufba.br/mod/forum/view.php?id=160532

11 AVALIAÇÃO A Avaliação deve representar uma tomada de decisões para que as falhas sejam concertadas ou minimizadas. (NUNES. 2010) A Avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos. (LIBÂNEO.1994) Podemos citar três tipos importantes de avaliação

12 Diagnóstica Avaliação que permite ao professor verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto da aula, bem como identificar possíveis dificuldades de aprendizagem. AVALIAÇÃO Debate em sala de aula INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

13 Formativa Serve para analisar o processo de aprendizagem de cada aluno, identificando possíveis dificuldades, e, a partir daí, orientar o aluno sobre o que ele aprendeu e o que ainda precisa aprender sobre determinado conteúdo. AVALIAÇÃO Trabalho em grupo com apresentação em sala de aula

14 Somativa Permite verificar o nível de aprendizado que o aluno alcançou, por meio da atribuição de notas que favorece a comparação de resultados obtidos entre os alunos, permitindo fazer uma classificação por notas ao final do curso. AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO SOBRE O ASSUNTO ESTUDADO (Prova) INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

15 Reflexões AVALIAÇÃO Classificar ≠ Educar: pratica da avaliação com ênfase na função controle através da classificação quantitativa (aplicação de prova, estabelecimento de nota e classificação de alunos) Função educativa da avaliação : Sistema de recompensas x punição (segregação entre ‘bons’ e ‘maus’ estudantes). Uso da pedagogia/psicologia x intimidação para a motivação ao estudo Hierarquização e autoridade do corpo docente: sem participação do aluno- a auto avaliação Ensino rígido como sinônimo de qualidade (alta reprovação): desconsideração de contextos de méritos individuais e realidades sociais dos alunos Quadro de abandono escolar ou inconcluso de curso

16 CONCLUSÃO

17 REFERÊNCIAS: NUNES, Renata Cristina. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 23, n. 52, p. 274 299, maio/ago. 2012 BARROS, Daniel. Teoria tradicional do currículo. Para mais informações acesse: MORIN. Edgar. Os sete Saberes Necessário à Educação do Futuro. Acesso em 20 de Jan de 2016.


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