A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE."— Transcrição da apresentação:

1

2 BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Modelo de avaliação diagnóstico-formativa . Sistema informatizado: gera provas online; aplica provas online; gera relatórios de resultados online

3 O Uso do Banco de Itens no trabalho cotidiano do professor
O Banco de Itens permite realizar diagnósticos progressivos de aprendizagem escolar, fornecendo subsídios para fundamentar intervenções pedagógicas durante o ano letivo. O Professor pode realizar avaliações a seu critério, de acordo com o andamento do ensino em sala de aula e no momento que julgar mais apropriado, ele pode gerar provas e exercícios diretamente no sistema de avaliação online. O importante é que cada prova e exercício serão montados com base na solicitação do Professor, ou seja, de acordo com o(s) tópico(s) de conteúdo e habilidade(s) do CBC que ele deseja avaliar especificamente naquele momento.

4 BANCO DE ITENS SIMAVEBANCODEITENS.EDUCACAO.MG.GOV.BR
AVALIAÇÃO CONTÍNUA QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA AVALIAÇÃO CONTÍNUA QUESTÕES DE PRODUÇÃO DE TEXTO AVALIAÇÃO BANCA PERMANENTE SIMULADO ENEM 2017 SIMAVEBANCODEITENS.EDUCACAO.MG.GOV.BR PARA APRENDER MAIS AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA 2017

5 Avaliação Contínua – Múltipla Escolha – 103.000 itens
Disponível para os professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Componentes Curriculares: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira- Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

6

7 Avaliação Contínua – Produção de Texto – 1.500 Itens
Questões de caráter discursivo, em que a resposta é redigida em forma de texto escrito, construído coerentemente de acordo com uma proposta apresentada. A expressão ’construção’ indica que caberá ao sujeito a elaboração de uma resposta que não está previamente pronta, mas que emergirá do conhecimento, dos saberes e da competência de quem a produz, enfim de um trabalho discursivo dos sujeitos. O aluno deve ser avaliado de acordo com as habilidades projetadas para seu nível de escolaridade. Não é objetivo desse programa avaliar um texto em todos os seus aspectos, mas sim, com base em uma determinada habilidade, diagnosticar o que ele sabe ou ainda precisa saber a respeito de determinada capacidade. O professor aplica aos alunos e corrige as produções segundo a chave de correção que consta no formulário; não há inserção das respostas no sistema. Disponível para os professores de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano EF e 1º ao 3º ano EM.

8

9

10 Simulados Enem – Exame Nacional do Ensino Médio
São provas similares às do Enem, nas quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os professores podem utilizá-las tanto para familiarizar os estudantes com os instrumentos utilizados quanto para oferecer-lhes reforço pedagógico nas áreas em que necessitem. Os resultados obtidos nas provas pelos estudantes constituem importante fonte para que eles identifiquem quais são essas necessidades. •Disponível aos professores do Ensino Médio.

11

12 AVALIAÇÃO INTERNA Tem caráter diagnóstico, reflexivo, dinâmico e inclusivo, como suporte para o planejamento/replanejamento do trabalho pedagógico, realizado pelos professores em conjunto com toda a equipe pedagógica da escola.

13 O PAPEL DA AVALIAÇÃO INTERNA NA MELHORIA DO PROCESSO
ENSINO- APRENDIZAGEM Avaliação Diagnóstica Intermediária Intervenção (re)planejamento O Especialista em Educação Básica neste contexto precisa: - Envolver-se - Participar - Apropriar-se e utilizar os resultados da avaliação em seu cotidiano

14 Avaliação Diagnóstica - 2017
Verificar as habilidades/competências do currículo que eles desenvolveram nos anos escolares anteriores, fornecendo, assim, dados diagnósticos da aprendizagem para subsidiar ações pedagógicas da escola; Identificar o que o já aluno sabe para também identificar o que precisa ser ensinado; As provas são estruturadas com itens que oferecem informações diagnósticas referenciadas no Conteúdo Básico Comum – CBC.

15

16 O Uso da Avaliação Diagnóstica - 2017
Como os Analistas Educacionais estão se apropriando dos resultados das Avaliações Diagnósticas? Quais discussões estão sendo feitas na Superintendência Regional de Ensino? Como os Analistas Educacionais estão discutindo os resultados das Avaliações Diagnósticas com as escolas? Como as escolas estão discutindo os resultados das Avaliações Diagnósticas? Estão utilizando o Módulo II? As escolas vão precisar repensar o Plano de Ação estabelecido nos Itinerários Avaliativos para propor alguma ação que esteja vinculada a esses resultados?

17 Avaliação Intermediária - 2017
Reconhecer as habilidades que foram desenvolvidas após as ações acordadas em função da avaliação diagnóstica; Retomar habilidades e tópicos de conteúdo cujos resultados necessitam de melhor aprendizagem; Revisão da prática pedagógica e fazer os ajustes nos planejamentos e metodologias para que nenhum estudante fique para trás e todos aprendam mais.

18

19 Avaliação Diagnóstica e Avaliação Intermediária 2017
A avaliação diagnóstica permitirá uma comparação com a avaliação intermediária cuja finalidade é fazer os ajustes no planejamento e nas metodologias para que nenhum estudante fique sem aprender o que deveria naquele no ano em curso. AVALIAR PARA ENSINAR e não ENSINAR PARA AVALIAR

20 SIMAVEBANCODEITENS.EDUCACAO.MG.GOV.BR

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Resultado Geral do Estado de Minas Gerais

35 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (2017) X AVALIAÇÃO EXTERNA (2016)

36 SUPERINTENDÊNCIA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Geniana Guimarães Faria DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - DAAP Roseney Gonçalves de Melo (31) Lília Borges Rego (31) Cissa Valéria Amparo Pedro (31)


Carregar ppt "BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google