A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paulo Vinícius Rampinelli

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paulo Vinícius Rampinelli"— Transcrição da apresentação:

1 Paulo Vinícius Rampinelli
A aula de música desenvolvida por estagiários como atividade curricular: um survey de pequeno porte sobre a opinião de alunos do ensino médio Paulo Vinícius Rampinelli Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Fabiano Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)1 Daniela Dotto Machado2 Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

2 Anais da ABEM 2006 Luciene Leme Oliveira

3 A investigação ocorreu através da realização de um estágio acadêmico para a disciplina Educação Musical e Estágio II no segundo semestre de 2005 oportunizada pelo currículo do curso de Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música da UDESC. Foi elaborado e discutido sobre os diversos aspectos relacionados à educação e à educação musical nos contextos formais de ensino. O estágio foi desenvolvido em duplas, sendo realizado em turmas do segundo ano do ensino médio; Quatro horas de observação da turma referida e atuaram vinte horas frente aos alunos, de acordo com o plano de ensino vigente para a disciplina Estágio II Cada sala com aproximadamente 15 à 20 alunos matriculados regularmente na escola, e também outras pessoas da comunidade, que por interesse e aceite do professor da disciplina de música da instituição, tinham a oportunidade de aprender música no CEFET.

4 A prática pedagógica buscou priorizar nas práticas de ensino realizadas, principalmente, a execução instrumental de músicas brasileiras, bem como a realização de ditados rítmicos e a abordagem de alguns conteúdos e conceitos musicais elementares. Haviam na sala alguns estudantes com algum conhecimento musical, que tocavam algum instrumento; Ao final do curso houve a necessidade de saber doa alunos como as aulas de musica haviam tocado em suas vidas.

5 O método sursey se constitui como sendo aquele em que os dados coletados de uma parcela ou amostra de indivíduos podem ser representativos da população total da qual a amostra foi retirada. Esse tipo de amostragem, não-probabilística, é usado no caso de pesquisas em pequena escala.

6 Qual a importância da música na sua vida e na escola?
Um questionário foi utilizado como instrumento para coleta de dados, que foi elaborado tendo em vista a construção de perguntas abertas, nas quais os alunos participantes da pesquisa poderiam escrever de modo discursivo as respostas que mais desejassem ou acreditavam que fossem pertinentes. Qual a importância da música na sua vida e na escola? Que conteúdos musicais você aprendeu neste período? Como você avalia a atuação dos estagiários na sala de aula? Cite os aspectos positivos e negativos

7

8 A educação musical nas escolas brasileiras está diretamente relacionada a diversos modos de pensar sobre a função da música na formação dos indivíduos. Música pode ser compreendida como lazer ou entretenimento, enfatizando seu caráter social; a música como instrumento de controle e disciplina, enfatizando questões cívicas e morais; música como forma de conhecimento, abarcando aspectos da cognição humana. Seja qual for o objetivo da educação musical, tal atividade tem sido relegada a um plano secundário e muitas vezes está apenas atrelada a uma educação artística escola, como mais uma das áreas que compõem as artes de um modo geral, sem maiores compromissos educacionais (FIGUEIREDO, 2002, p. 43).

9 As práticas de educação musical nas escolas necessitam considerar as vivências dos estudantes a fim de contemplar os diferentes níveis de desenvolvimento musical existentes num grupo, bem como estimulá-los em participar de atividades que sejam significativas para todos (MACHADO, 2003)

10 Ao refletirem sobre as aulas de música que participaram, um percentual bastante significativo de alunos responderam gostar da metodologia das aulas de música realizadas pelos estagiários. De acordo com os respondentes, os estagiários buscaram tratar os assuntos ou conteúdos previstos para cada aula de forma dinâmica e lúdica, onde todos se comprometessem com seus próprios processos de aprendizagem.


Carregar ppt "Paulo Vinícius Rampinelli"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google