A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Daiani Lodete Pirola Maria Carolina Machado Magnus Michele Moreira de Souza Nicélio José Gesser Professores Coordenadores: Dr. Méricles Thadeu Moretti.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Daiani Lodete Pirola Maria Carolina Machado Magnus Michele Moreira de Souza Nicélio José Gesser Professores Coordenadores: Dr. Méricles Thadeu Moretti."— Transcrição da apresentação:

1 Daiani Lodete Pirola Maria Carolina Machado Magnus Michele Moreira de Souza Nicélio José Gesser Professores Coordenadores: Dr. Méricles Thadeu Moretti Dra. Sonia Palomino Bean Msc. Nereu Estanislau Burin Realizadores: LEMAT e PROCAD

2 Entender a relação do estudante com o Curso de Licenciatura em Matemática, com o saber matemático e a aprendizagem. 47 questionários

3 1. Quando estou no Curso de Licenciatura eu me sinto...

4 2. O que mais gosto no Curso de Licenciatura é...

5 3. O que menos gosto no Curso de Licenciatura é...

6 4. O que aprendo de importante no Curso de Licenciatura é...

7 5. Com o que eu aprendo no Curso de Licenciatura, eu posso...

8 6. Uma boa aula de Matemática é a que...

9 7. O bom professor de Matemática deve...

10 8. É difícil aprender Matemática com o professor que...

11 9. Para ter sucesso na resolução de um problema de Matemática, na minha cabeça eu devo...

12 10. Em Matemática, os teoremas servem para...

13 11. Para lembrar o que eu estudei em uma aula de Matemática, eu preciso de...

14 12. Eu sei que aprendi um conteúdo de alguma aula de Matemática quando...

15 13. Em Matemática o que eu mais gosto é...

16 14. Em Matemática o que eu menos gosto é...

17 15. Em relação ao Ensino Médio, eu acho que na Licenciatura, o ensino de Matemática... Não estava contemplada em todos os questionários preenchidos em sala de aula; Maioria das respostas equivocadas.

18 16. Sugestões e considerações: Melhorar a estrutura física ; Que esse questionário seja útil e mude algo; Trabalhar o aluno em sala de aula mostrando as dificuldades diárias na atuação como professor; Oferecer monitoria no horário noturno; Funcionamento da biblioteca no horário noturno; Que os professores tratem o curso como licenciatura; Mais dedicação aluno e professor para tornar o curso mais sólido e forte; Criar mais matérias opcionais; Deixar as disciplinas da educação para o final do curso ou dinamizá-las; Retirar o projeto pedagógico ou melhorá-lo; Correria no ensino de assuntos importantes; Currículo pesado; Melhorar o planejamento das aulas; Bom censo por parte dos professores ao avaliarem os alunos; Algumas disciplinas não são lecionadas de maneira correta.

19 Questionário diferenciado: ser mais específico nas questões e ter um questionário para cada fase do curso; Estágio nas fases iniciais; Professores mais humildes e com entusiasmo para ensinar; Decepcionado com o curso; Professores tem que pelo menos fazer mestrado em educação ou experiência em ensino básico; Não ter disciplina com pré-requisito; A mesma disciplina ser oferecida por mais de um professor no semestre; Aumento da biblioteca setorial; Aumentar o número de bolsas; Usar o colégio aplicação para treinar os alunos de licenciatura. 16. Sugestões e considerações:

20 Considerações Finais: Mais da metade dos alunos estão satisfeitos com o curso de Matemática Licenciatura. Entretanto foram apontados alguns problemas, dentre os quais: a dificuldade do curso e o modo de lecionar de alguns professores tanto da área da matemática como da educação. Os alunos estão conscientes que para ter sucesso na matemática a concentração e o estudo são primordiais. Foi destacado a importância do estudo dos teoremas durante o curso. Os graduandos evidencia

21 Consequências do Questionário: Elaborar um documento contendo os dados dos questionários, onde este será encaminhado aos órgãos competentes ( Direção do centro, Coordenação do curso, Pró-Reitoria de ensino); Elaborar um outro questionário ( geral) e um outro mais específico para as disciplinas da primeira fase.


Carregar ppt "Daiani Lodete Pirola Maria Carolina Machado Magnus Michele Moreira de Souza Nicélio José Gesser Professores Coordenadores: Dr. Méricles Thadeu Moretti."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google