A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso - Avaliação e Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso - Avaliação e Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Curso - Avaliação e Aprendizagem
Atividades no município ____________ Etapa SETEMBRO

2 Propostas para o mês de SETEMBRO
A proposta para o mês de setembro é realizar a análise dos resultados da ANA e 2014 disponíveis no Painel Educacional – Inep no link: Depois de selecionar o estado e o seu município você deverá clicar em exibir resultados e na próxima página abrir na aba acima APRENDIZAGEM. Neste local estará o resultado da ANA do seu município em relação a taxa de participantes e o percentual de alunos em cada nível de escrita, leitura e matemática.

3 Propostas para o mês de SETEMBRO
O produto dessa etapa será um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas no desenvolvimento de ações de melhoria da alfabetização dos alunos da sua rede. Nos próximos slides apresentaremos todos os passos para a realização das atividades. Bom trabalho!!!

4 Roteiro das atividades
Atividade 1 – Analisar os resultados da ANA no Painel Educacional – Inep Respondendo as seguintes questões: Que considerações você faria em relação a participação das escolas e alunos deste município na avaliação em 2014? Alto índice de alunos no nivel 3 e 4 em algumas escolas, mas no cômputo geral do município esse índice não é bom, há necessidade de ações pontuais para detectar essa defasagem em leitura, escrita e matemática. Analisando o percentual de alunos nos níveis de leitura em 2013 e 2014 deste município que conclusões você tiraria sobre a proficiência leitora dos alunos ao final do 3º ano? Alto índice nos níveis 2 e 3, necessidade de melhorar e implantar ações significativas pra melhoria dessa proficiência visto que não houve avanço.

5 Analisando o percentual de alunos nos níveis de escrita em 2014 do município, que conclusões você tiraria sobre a proficiência de escrita dos alunos ao final do 3º ano? Alto índice de alunos no nível 4, demonstrando que eles escrevem ortograficamente as palavras com diferentes estruturas silábicas. Ações para resgate de alunos que não atingiram esse nível. Analisando o percentual de alunos nos níveis de matemática em 2013 e 2014 do município, que conclusões você tiraria sobre a proficiência de matemática dos alunos ao final do 3º ano? Estão distribuídos nos níveis 2, 3 e 4 de forma equivalente, tendo necessidade de investigação e elaboração de plano de ação eficaz. DCONT/SCHF

6 Roteiro das atividades
Atividade 2 – Agora chegou a hora de vocês planejarem! Considerando a análise realizada anteriormente e compreendendo que para os alunos chegarem ao final do 3º ano no nível mais avançado (nível 4 em leitura e matemática e nível 5 em escrita) as experiências e oportunidades das práticas de leitura, escrita e resolução de problemas devem ser realizadas intencionalmente no cotidiano escolar desde a Educação Infantil e nos 3 anos do ciclo de alfabetização. Propomos que vocês elaborem um plano de ação para apoiar as escolas da rede na melhoria do ensino e aprendizagem em alfabetização.

7 Programa Avaliação e Aprendizagem Materiais necessários
Plano de Ação Programa Avaliação e Aprendizagem Plano de Ação Município: Iguape Período de realização das ações: 4º bimestre Metas de curto prazo: 1. Identificar alunos incluídos nos níveis muito baixos 2. Elaborar projetos que atenda as proficiências dos níveis da média do município 3. Dectar avanços dos alunos nos resultados do 4º bimestre Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados 1. Levantamento de alunos com defasagem dos níveis apresentados Coordenador de escola organiza grupos dos alunos com auxílio do professor da sala Resultado prona ANA Coordenador de escola Equipe pedagógica da escola Até 30 de setembro Lista pronta e data de início dos projetos 2.Projeto específico para cada grupo de proficiência em leitura, escrita e matemática Professores organizam –se para elaboração de projetos de leitura, escrita e matemática Estudo das proficiências Até 30 setembro Projeto discutido e organizado nas escolas 3.Aplicação de projetos elaborados de acordo com níveis Trabalho separado de acordo com níveis que os alunos foram organizados De acordo com projeto Professor escolhido para cada nível Professores e alunos 4º bimestre Melhoria da proeficiências dos alunos 4.Sondagem para detectar avanços Avaliar para 4º bimestre com vistas para o trabalho feito Professor da sala professores


Carregar ppt "Curso - Avaliação e Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google