A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA NUCLEAR: BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS? PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ESINO MÉDIO. Guilherme S. Jesus 1 (IC), Eduardo A. Silva 1,2 (IC), Icimone B. Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA NUCLEAR: BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS? PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ESINO MÉDIO. Guilherme S. Jesus 1 (IC), Eduardo A. Silva 1,2 (IC), Icimone B. Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA NUCLEAR: BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS? PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ESINO MÉDIO. Guilherme S. Jesus 1 (IC), Eduardo A. Silva 1,2 (IC), Icimone B. Oliveira 1* (PQ) * icimone@yahoo.com.br 1Centro Universitário Anhanguera de São Paulo –Campo Limpo/SP 2 Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT - USP/SP

2 Proposta Abrir espaço para conhecimento e reflexões não só dos malefícios da energia nuclear, mas também dos benefícios que ela proporciona à sociedade a partir de discussões em sala de aula. Para uma abordagem do conteúdo de química a partir de discussões e reflexões sobre o saber, ensinar e aprender e que tragam para a sala de aula temas sociais relevantes, como o caso da energia Nuclear de modo a tornar mais significativo o aprendizado de química.

3 Objetivo : Realizar uma análise sobre o tema em materiais disponibilizados para alunos do ensino médio, tanto em cadernos para os alunos (Programa Faz Escola da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo), quanto livros didáticos e softwares. analisar os conteúdos prévios sobre Energia Nuclear na formação de alunos de um curso superior de Química e para alunos do Ensino Médio, baseado no trabalho elaborado por MILANEZ (2006). Incentivar estes alunos a discutir o contexto atual nessa área, ressaltando a importância do estudo da Energia Nuclear e suas aplicações na sociedade, bem como propor a inclusão e capacitação durante aulas de Físico Química do curso superior e para aulas de química do ensino médio.

4 Público-alvo: Foi elaborado um questionário e aplicado em salas de 1ª a 3ª séries de uma escola pública da região de Taboão da Serra no Estado de São Paulo. O questionário fechado (formulário) proposto por MILANEZ (2006).

5

6 Desenvolvendo o método de ensino aprendizagem para alunos do Ensino Básico em aulas de Química, um dos métodos foi a aplicação do desenho animado “Os Simpnsons” que satiriza está energia mais em um capítulo específico explica como funciona uma usina e mostra seus benefícios.

7 Benefícios: não contribui para o efeito estufa; menor impacto ambiental quando comparado à termoelétrica, é a fonte mais concentrada de geração de energia; a quantidade de resíduos radioativos gerados é extremamente pequena e compacta; a tecnologia do processo é bastante conhecida; não necessita de armazenamento de energia produzida em baterias. Maleficios: necessidade de armazenar resíduos em locais isolados, alto custo para implantação, receio da população por falta de informação e riscos de acidente.

8 Resultados: foi distribuído no início da primeira aula de cada turma para um total de 100 alunos. Foi explicado que se tratava de uma pesquisa, que o teste não valia nota na avaliação final e que era facultativo. Foi dado um tempo de cerca de 30 minutos para o preenchimento do formulário. Eventuais dúvidas quanto ao preenchimento foram esclarecidas na hora. Dos formulários recolhidos, 22 foram descartados por terem sido apenas parcialmente preenchidos. A pesquisa foi realizada no 2º semestre de 2015. Em aulas posteriores foram utilizados recursos como aula expositiva e apresentação de vídeos para abordagem do tema Energia Nuclear. A pesquisa conta como base o que já ouviram falar de Energia Nuclear. Uma questão importante na construção de uma Usina Nuclear é o preconceito que muitas pessoas ainda têm sobre está fonte de energia.

9

10 Considerações Finais: É necessário que os futuros professores e os alunos tenham acesso a mais este conhecimento sobre como este tipo de energia é obtida, seu impacto ambiental comparado a outros tipos de energia e principalmente as Várias aplicações dela na sociedade (esterilização de artefatos médicos, aplicação na agricultura, controle de pragas, irradiação de alimentos, fios e cabos, entre várias outras).

11 Referências AZEVEDO, A.L.O.; SILVA, K.S. Ensino da química nuclear para alunos do 3º ano médio. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPb, 2012. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. Cortez Editora, São Paulo, 2002. MACEDO, L. N. Recursos experimentais e materiais auxiliares digitais para o ensino da Química Nuclear: desenvolvimento, organização e avaliação. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 2007. MILANEZ, J. V.; DIAS, R.; CARMO, F. S. Energia nuclear socialmente aceitável como solução possível para a demanda energética brasileira, IN: Revista Ciências do Ambiente On-Line Fevereiro, v.2, n.01, 2006. ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Disponível em:. Acesso em 15 de maio de 2015. Assista Online. Os Simpsons 1ª Temporada Ep. 3 A Odisseia de Homer. Disponível em:. Acesso em: 17 out 2015.


Carregar ppt "ENERGIA NUCLEAR: BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS? PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ESINO MÉDIO. Guilherme S. Jesus 1 (IC), Eduardo A. Silva 1,2 (IC), Icimone B. Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google