A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração de um projeto de pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração de um projeto de pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração de um projeto de pesquisa
Sugestões para aplicar o guia de um projeto de pesquisa da Universidade Lusófona – Instituto de Ciências da Educação Prof. Roberto Jarry Richardson Ph.D. João Pessoa

2 PROJETO DE PESQUISA Para que fazer o projeto de pesquisa?
Para traçar um caminho eficaz que o conduza a atingir os objetivos a que se propõe. No projeto define-se: ♦ o que fazer; ♦ porque fazer; ♦ onde fazer; ♦ como fazer; ♦ para que fazer Existem diversos roteiros ou sugestões sobre como elaborar um projeto de pesquisa.

3 ROTEIRO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE LUSÓFONA - ICE
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PROCEDIMENTOS METODOLOGIA PROBLEMÁTICA ANALISE DOS DADOS ENQUADRAMENTO TEÓRICO SITUAÇÃO PROBLEMA INTRODUÇÃO

4 ROTEIRO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE LUSÓFONA - ICE INTRODUÇÃO
- Explicitar o tema (fenômeno) e as motivações para a sua escolha em função da experiência profissional. Indicar o problema formulado, os objetivos e a metodologia (tipo de pesquisa, sujeitos, instrumentos e análise dos dados. Indicar contribuições. OBS. Diversos autores preferem a palavra justificativa em vez de introdução

5 Situação problema Incluir neste ponto os diversos fatos, acompanhados de suporte teórico, que justificam a pesquisa. Por exemplo: situações negativas, fatos negativos, falta de trabalhos científicos sobre o tema de pesquisa,etc.

6 ROTEIRO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE LUSÓFONA - ICE ENQUADRAMENTO TEÓRICO - I
As diversas aproximações ou opções conceptuais historicamente adotadas em relação ao fenômeno. Isto implica em uma revisão do conhecimento acumulado até o momento da pesquisa. Dita revisão deve permitir saber o que tem sido feito relativo ao fenômeno em estudo. Assim, constitui-se na análises dos trabalhos realizados. O pesquisador deve mostrar domínio do fenômeno.

7 ROTEIRO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE LUSÓFONA - ICE ENQUADRAMENTO TEÓRICO - II
O pesquisador deverá realizar uma interpretação do fenômeno, historicamente ou apenas na fase atual, analisando criticamente as diversas concepções e perspectivas apresentadas, mediante referência a tudo que se escreveu sobre ele. Essa análise crítica deve levar em consideração as proposições, leis, princípios, etc., que compõem uma teoria.

8 ROTEIRO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE LUSÓFONA - ICE ENQUADRAMENTO TEÓRICO - III
O marco teórico ou referencial teórico se constitui numa das etapas mais importantes na elaboração do projeto de pesquisa. A sua construção implica na articulação entre a questão proposta (o problema) e o estágio do desenvolvimento científico produzido numa determinada área de conhecimento. É importante que o pesquisador explique e clarifique os conceitos utilizados, as eventuais categorias e as teorias que fundamentan o fenômeno em discussão.

9 ROTEIRO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE LUSÓFONA - ICE PROBLEMÁTICA - I
1.- Objeto de estudo: Síntese do enquadramento teórico: Deve enfatizar o conceito fundamental (fenômeno de acordo com Jarry) com sua operacionalização (categorias ou indicadores), teoria que orientará a pesquisa e sua contextualização.

10 ROTEIRO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE LUSÓFONA - ICE PROBLEMÁTICA - II
2.- Problema que se deseja estudar. 3.- Objetivos: Geral e específicos. 4.- Hipótese: se a pesquisa recomendar.

11 ROTEIRO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE LUSÓFONA - ICE PROBLEMÁTICA - II
Problema que se deseja estudar: Formulado de maneira precisa, limitada e como PERGUNTA. Objetivos: Geral e específicos Objetivo geral: Define, de modo geral, o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa. Objetivos específicos: Definem etapas que devem ser cumpridas para alcançar o objetivo geral.

12 ROTEIRO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE LUSÓFONA - ICE METODOLOGIA -I
Deve responder a pergunta: de que forma o projeto será executado? Como será realizado? Abordar mecanismos, procedimentos, processos, técnicas a serem utilizados na execução do projeto. Deve incluir: Tipo de pesquisa. Desenho da pesquisa (se necessário). População e sujeitos ou fontes no caso de estudos de documentos. Instrumentos e procedimentos de coleta de dados. Procedimentos de análise dos dados ou informações.

13 Do ponto de vista da sua finalidade:
ROTEIRO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE LUSÓFONA - ICE METODOLOGIA –II TIPOS DE PESQUISA Do ponto de vista da sua finalidade: Pesquisa Básica - Gerar conhecimentos avanço ciência Pesquisa Aplicada - Gerar conhecimentos para aplicação prática. Do ponto de vista da abordagem da realidade: Pesquisa Quantitativa Pesquisa Qualitativa

14 ROTEIRO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE LUSÓFONA - ICE METODOLOGIA –III TIPOS DE PESQUISA
Do ponto de vista de seus objetivos. Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva Pesquisa Explicativa Do ponto de vista dos procedimentos técnicos adotados. Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa Documental; Pesquisa ex- post facto; Pesquisa Experimental; Levantamento; Estudo de caso; Pesquisa-ação; Pesquisa Participante, etc.

15 ROTEIRO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE LUSÓFONA - ICE METODOLOGIA IV - PROCEDIMENTOS
Definição dos procedimentos de coleta de dados que serão utilizados para cumprir os objetivos formulados Definição dos procedimentos técnicos de análise de dados que serão utilizados.

16 ROTEIRO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE LUSÓFONA - ICE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Apresentação, de acordo com norma reconhecida nacional ou internacionalmente, dos livros, revistas e documentos consultados ou que se pensa vir a utilizar.


Carregar ppt "Elaboração de um projeto de pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google