Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJoão Batista Brás Benevides Alterado mais de 6 anos atrás
1
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
Objetivos do dia: Desenvolver dinâmica de liderança; Refletir sobre acompanhamento em sala de aula.
2
1ª Dinâmica Objetivo: Enfrentar os desafios e não ter medo do novo
3
Você está aberto a desafios?
4
Procedimento 1º- Fazer uma roda;
2º- Distribuir de forma aleatória as 03 caixas; 3º- Colocar musica, no momento que tiver tocando a música os gestores irão passar as caixas uns para os outros na sequência; 4º-No momento que parar a música, será perguntado para quem ficou com a caixa se vai encarar ou passar o desafio. Pode passar 2 vez, a 3ª pessoa deverá encarar. Socialização
5
2ª Atividade- Módulo 3-Observação da Sala de Aula
Objetivos: Aprender a olhar; Saber observar; Organizar a ação da observação.
6
Aprendendo a olhar! ESCHER
7
Observação da sala de aula
É uma metodologia colaborativa de trabalho e um instrumento poderoso para formação e desenvolvimento de professores.
8
Observação Antes Depois Durante
9
Antes Sensibilizar os professores; Definir foco;
Criar protocolo com indicadores- compartilhar com professor; Planejar observação com professor- dia, horário e como ocorrerá a entrada na sala de aula.
10
Durante Registrar as observações- Histórico de Colaboração;
Intervir com alunos ( se combinado com o professor); Atenção ao foco da observação.
11
Depois Agendar um feedback ( escrito e presencial) com professor- socializar pontos observados e compartilhar sugestões para próximas aulas. Registrar encaminhamentos no Histórico de Colaboração.
12
Histórico de Colaboração
Indicadores Observado Encaminhamento inicial Encaminhamento acordado ( O que será observado?/Plane- jado antes da observação) ( descrição do que observou em relação ao indicador/ preenchido durante a observação) (Encaminhamento realizado pelo gestor/ preenchido após observação) ( O encaminhamento que o gestor e o professor combinaram sobre os indicadores)
13
Cuidados para garantir o sucesso!
A observação deve ser uma prática, principalmente do PC, mas que pode ser promovida por outros profissionais da equipe gestora; Deve ter como foco o ensino e não a pessoa dos professores; Não deve ser aleatória ou acidental, mas parte de um programa de formação de professores e de aperfeiçoamento da escola;
14
Os resultados prévios devem ser compartilhados com a equipe gestora, bem como os encaminhamentos, pós-seção de feedback; Todos os professores devem ter oportunidade de serem observados. A periodicidade vai depender da disponibilidade da equipe gestora e dinâmica de cada escola; Os encaminhamentos gerais devem fazer parte de um plano de ação que contemple todas as ações pensadas para apoio aos professores, bem como prazos para execução e responsáveis.
15
Madalena Freire “Observar uma situação pedagógica não é
vigiá-la mas sim, fazer vigília por ela, isto é, estar e permanecer acordado por ela, na cumplicidade da construção do projeto, na cumplicidade pedagógica”. Madalena Freire
16
Atividade – Sala de Aula
1º momento- Observação 2º momento- Reflexão diante dos indicadores 3º momento- Retornando a reflexão em grupo e o preenchimento da coluna do observado e encaminhamento inicial do histórico de colaboração.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.