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Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.

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1 Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia

2 1. Antes de qualquer coisa, é recomendável ler algumas bibliografias para se aprofundar no assunto. Esta tarefa não é nada fácil.

3 Bibliografias de cabeceira são O Tratado da Comunicação - Gaudêncio Torquato, Livros de Jorge Duarte de Comunicação e visitar o site www.comunicacaoempresarial.com.br, de Wilson Bueno.

4 2. Entender os processos básicos de um planejamento de comunicação (Missão, valores, metas e visão da empresa/ONG têm que estar na ponta da língua, pois serão o norte do posicionamento a ser definido)

5 3. Fazer o Fofa. Este momento, você avalia o ambiente externo - tudo que não depende da empresa para acontecer e ambiente interno - a essência da empresa. Assim, serão analisadas as fraquezas e fortalezas no interno, já a oportunidade e ameaça para o externo.

6 4. Para enriquecer ainda mais seu planejamento, converse com as pessoas e peça feedbacks- elogios e muitas críticas para você construir um cenário otimista, realista e pessimista do que possa ser a reação do público sobre seu foco de atuação.

7 5. Depois de ter estes três cenários, é momento de avaliar quais são as 3 prioridades de posicionamento da empresa/ONG. Logo, é fundamental definir 1 foco para interno, 1 para externo e outro que influencie no impacto dos dois anteriores.

8 6. Como focos definidos, é hora de alinhar as estratégias a ser adotadas. Para isto, é preciso conhecer um pouco pelo menos do perfil de público que você vai lidar. Exemplo: são jovens ou idosos? Mulheres ou homens?

9 Algumas sugestões de estratégia: Buzzmarketing (marketing do boca a boca), CRM( gestão de relacionamento personalizado) e marketing viral para criar o efeito espalhe.

10 7. É interessante listar todos os seus stakeholders (públicos de interesse) e definir quais serão prioritários neste planejamento. Tudo vai depender da estrutura e suporte ao departamento de comunicação que o responsável pelo planejamento e gestão deste projeto terá.

11 8. Depois de alinhar estratégias e stakeholders, o próximo passo é começar a pensar produtos de comunicação (newsletter, cartazes, redes sociais, móbile marketing, entre outros exemplos).

12 9. Um bom planejamento de comunicação tem que considerar em longo prazo as necessidades da empresa. Estipule um prazo para reestruturação do próximo planejamento. A revisão deve ser anual ou semestral dependendo dos focos de atuação.

13 10. Defina os prazos e etapas para cada perfil de público a ser implementada. As etapas devem incluir: planejamento, execução, avaliação de resultados e relatórios. No planejamento mais enxuto, diga apenas os prazos para começar e terminar o que vai facilitar a visualização.

14 11. Em todo planejamento, deve-se ter acompanhamento constante e mensuráveis de sucesso para garantir o alcance das metas traçadas. Portanto, defina critérios claros para medir o impacto das suas ações, sempre pense em números para análise quantitativa e feedbacks para análise qualitativa.

15 12. Depois de todo este conteúdo, faça um esboço sem considerar o plano operacional que é onde você coloca as ações de cada estratégia quebradas em semanas, dias ou meses. Apenas coloque focos, estratégias, produtos e periodicidade de circulação. Em seguida, faça uma reflexão sobre a visão, missão e valores e veja se está coerente.

16 13. Se estiver coerente, siga para organizar em formato de plano operacional. Caso não esteja, reveja os pontos anteriores e o que pode ser aprimorado

17 14. Ao desenvolver o plano operacional, projete para pelo menos um ano. Só assim, poderá montar o orçamento do planejamento. Defina o custo de cada produto e possibilidades.

18 15. E para fechar seu planejamento, crie uma versão enxuta para facilitar o roteiro de suas ações em curto prazo sempre considerando os efeitos em longo prazo.

19 Um ponto importante é ter clareza que planejamento de comunicação é diferente de marketing. Na comunicação se pensa posicionamento externo e interno de uma pessoa ou organização, já o de marketing é para vender um produto por um período fechado de tempo.

20 ROTEIRO PARA PLANO DE COMUNICAÇÃO

21 1. Apresentação do produto 2. Análise de cenários Matriz Fofa (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças 3. Público-alvo 4. Objetivos (geral/específico

22 5. Estratégias e ações Ação: Como será desenvolvida: 6. Cronograma 7. Mensuração 8. Observações


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