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PublicouRafael Fonseca Camarinho Alterado mais de 8 anos atrás
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Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso nscanesso@uol.com.br
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Premissas Antes da empresa desenvolver uma metodologia para o PE, precisa estabelecer o que espera através dele: Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes Conhecer e eliminar ou adequar seus pontos fracos Conhecer e eliminar ou adequar seus pontos fracos Conhecer e usufruir as oportunidades externas Conhecer e usufruir as oportunidades externas Conhecer e evitar as ameaças externas Conhecer e evitar as ameaças externas Ter um efetivo plano de trabalho Ter um efetivo plano de trabalho
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Ponto Forte É a diferenciação conseguida pela empresa (variável controlável) que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial
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Ponto Fraco É uma situação inadequada da empresa (variável controlável) que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial.
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Oportunidade É a força ambiental incontrolável pela empresa, que pode favorecer sua ação estratégica, desde que conhecida e aproveitada, satisfatoriamente, enquanto perdura.
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Ameaça É a força ambiental incontrolável pela empresa, que cria obstáculo a sua ação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada, desde que conhecida em tempo hábil.
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Plano de Trabalho Deve estabelecer: As premissas básicas que devem ser consideradas no processo As premissas básicas que devem ser consideradas no processo As expectativas de situações almejadas pela empresa As expectativas de situações almejadas pela empresa Os caminhos, inclusive alternativos, a serem seguidos pela empresa Os caminhos, inclusive alternativos, a serem seguidos pela empresa O quê, como, quando, por quem, para quem, por que e onde devem ser realizados os planos de ação O quê, como, quando, por quem, para quem, por que e onde devem ser realizados os planos de ação Como e onde alocar recursos Como e onde alocar recursos
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Resultado do PE Direcionamento de esforços para pontos comuns Consolidação do entendimento por todos os funcionários da missão, propósitos, macroestratégias, macropolíticas, objetivos, desafios,..., etc Programa de atividades das várias unidades organizacionais Agenda de trabalho – tempo / prioridades
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Embasamento teórico é fundamental para o executivo “Nada podemos fazer sem a teoria. Ela sempre denotará a prática por uma simples razão: a prática é estática. Ela realiza bem o que conhece. Contudo, ela não tem nenhum princípio com que possa lidar no caso do que não conhece... A prática não está adaptada aos rápidos ajustamentos oriundos de mudanças no meio ambiente. A teoria é versátil. Ela adapta-se a mudanças de circunstâncias, descobre novas possibilidades e combinações, perscrutando o futuro” (Urwick, 1952:26)
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Dimensões Operacionais do PE Delineamento: estruturação do processo, escolher estrutura metodológica e profissionais Elaboração: PFOA, estimativas de risco, objetivos, metas, estratégias, ações Implementação: sistemas de informação, competência operacional, treinamento e liderança
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Resumo: aspectos de atuação do PE O que a empresa pode fazer em termos de ambiente externo O que a empresa é capaz de fazer em termos de capacidade e competência O que a alta administração da empresa quer fazer, consideradas as expectativas pessoais e da equipe O que a empresa deve fazer, consideradas as restrições sociais e éticas
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Metodologia 1- Primeiramente se define, em termos da empresa como um todo,”aonde se quer chegar” e depois se estabelece “como a empresa está para chegar na situação desejada” (criatividade) 2 – Primeiramente se define, em termos da empresa como um todo,”como se está” e depois se estabelece “aonde se quer chegar” (realidade)
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Sugestão de metodologia: Fases Básicas Fase I – Diagnóstico estratégico Fase II – Missão da empresa Fase III – Instrumentos prescritivos e quantitativos Fase IV – Controle e avaliação
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Fase I – Diagnóstico Estratégico Identificação da visão Análise externa Ambiente indireto – influência não identificável Ambiente indireto – influência não identificável Ambiente direto – influência identificada Ambiente direto – influência identificada Análise interna Análise dos concorrentes
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Fase II – Missão da Empresa Estabelecimento da missão da empresa Estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais Estruturação e debate de cenários Estabelecimento da postura estratégica Estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas
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Fase III – Instrumentos Prescritivos e Quantitativos Estabelecimento de objetivos, desafios e metas Estabelecimento de estratégias e políticas funcionais Estabelecimento dos projetos e planos de ação Instrumentos quantitativos
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Fase IV – Controle e Avaliação Avaliação de desempenho Comparação de desempenho real com objetivos, desafios, metas e projetos estabelecidos Análise dos desvios dos objetivos, desafios, metas e projetos Tomada de ação corretiva provocada pelas análises efetuadas
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Atividade Esboçar duas alternativas de metodologia para o desenvolvimento e implementação do PE de uma empresa Para uma delas, apresentar detalhes
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Referência bibliográfica OLIVEIRA, D.P.R. Planejamento Estratégico. Conceitos, Metodologias e Práticas. São Paulo: Atlas, 2002.
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