Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLucas Covalski Batista Alterado mais de 7 anos atrás
1
DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE OFICINA PEDAGÓGICA–EQUIPE CICLO I SONDAGEM MATEMÁTICA “ESCRITA DE NÚMEROS” 09/04/2010
2
APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA… Ao pensar os processos de ensino e de aprendizagem é preciso considerar três variáveis fundamentais e as necessárias relações que se estabelecem entre elas: CONHECIMENTO MATEMÁTICO PROFESSOR ALUNO
3
CONHECIMENTO MATEMÁTICO: Contextualizar e Descontextualizar PROFESSOR: Mediador ALUNO: Agente na construção do conhecimento
4
Avaliação Diagnóstica É... Uma das atividades mais importantes no diálogo entre o ensino e a aprendizagem; Um momento de refletir sobre os conhecimentos prévios dos alunos, observar, registrar e planejar as intervenções. NÃO TEM... O objetivo de contabilizar os erros ou classificar (e rotular) os alunos. Ou seja, não é uma prova, no sentido tradicional.
5
CRIANÇA DE 6 ANOS: Para contar; Para olhar no calendário; Para fazer contas; Para saber quantos anos nós temos; Para saber os dias, até o 31; Para saber o dia do aniversário; Para ver as horas; Para pagar e para saber quanto custa; Para saber se é caro; Para usar a calculadora; Para saber o número da roupa; Saber quanto a gente pesa, saber o nosso tamanho; Para pensar. CRIANÇA DE 7 ANOS: Para fazer contas Para fazer atividades de matemática; Para ir bem na prova de matemática; Passar de ano; Para contar as coisas; Saber as horas; * Pesquisa realizada pela Professora Dra. Célia M Carolino Pires.
7
1ª ATIVIDADE – DITADO DE NÚMEROS Observe os critérios para escolha dos números ditados, verifique se os números indicados são correspondentes, caso necessário, indique o número correto:
12
Números Ditados: 200 – 40 – 2029 – 63 – 1238 – 307 – 583 – 3000. 3º ANO
17
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas 3º ANO - PÁGINA 154 ATIVIDADE 4: OS NÚMEROS DE NOSSAS CASAS Objetivos: Ler e escrever os números utilizando os conhecimentos que possuem sobre o sistema de numeração e as fontes de informação disponíveis na sala de aula. Perceber que os números têm um uso social, estão presentes no cotidiano e se prestam a diferentes propósitos e funções.
18
Lição de casa O número da minha casa é ________. Os números das casas dos meus colegas 1. O número da casa do _____________ é _________. Como se lê: __________________________________. 2. O número da casa do ______________ é _________. Como se lê:____________________________________. 3. O número da casa do ______________ é _________. Como se lê: ___________________________________. 4. O número da casa do _____________ é _________. Como se lê:__________________________________.
19
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas 3ª SÉRIE - PÁGINA 254. ATIVIDADE 1: OS NÚMEROS FAZEM PARTE DA NOSSA VIDA. Objetivo Reconhecer e utilizar números naturais no contexto diário. 1. Leiam o texto abaixo e completem com números que considerarem mais adequados. Na semana passada minha escola organizou uma excursão ao zoológico para as seis classes de terceira série. Éramos cerca de _________ alunos. Todos muito felizes com a possibilidade de conhecer de perto diversos animais. Saímos da escola às ____ horas e ____ minutos e, depois de percorrer uns 80 quilômetros, chegamos ao zoológico às ____horas e ______ minutos. Ao chegarmos, cada professora comprou os ingressos de seus alunos com dinheiro que já havia arrecadado. Cada entrada custou _______ reais. Entramos no Zoológico e fomos direto ver a jaula do leão. Ele andava de um lado para o outro, sem parar. Meu colega Pedro quis saber qual era o peso do leão. Minha professora disse que não sabia ao certo, mas estimava que o leão pesasse cerca de _____ kg. Vimos macacos, bicho-preguiça, jacarés, lobo, zebras, elefantes. Fiquei impressionado com a girafa. Nunca pude imaginar que ela fosse tão alta. Acho que aquela girafa tinha quase ______metros. Saímos do zoológico quando o sol começava a se pôr. Chegamos de volta à escola às ______e ____ minutos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.